Se inscreva na nossa NEWSLETTER
Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?
Como reduzir custos na sua clínica ou consultório de saúde

Reduzir custos é a meta de qualquer empresa que deseja mais lucratividade. Nas clínicas de saúde isso não poderia ser diferente. Apesar de ser um desafio para qualquer empresário, nos consultórios médicos e odontológicos é preciso ter mais cuidado, pois é fundamental manter a boa qualidade do atendimento e dos serviços prestados.
Cada escolha afeta diretamente os pacientes e uma insatisfação por parte deles pode ocasionar uma má reputação no mercado. Existem, no entanto, algumas dicas que podem ajudar a você a alcançar o seu propósito e ainda manter o seu negócio em bom funcionamento.
Confira neste artigo as principais dicas de como conseguir reduzir despesas sem afetar a qualidade dos serviços. Boa leitura!
Invista na automação de processos
Você já deve ter visto que, cada vez mais, empresas automatizam seus processos. E você também deve adotar essa prática na sua clínica, já que é uma excelente forma de diminuir seus custos, mesmo quando é necessário certo investimento. Quando você aplica o dinheiro em um software completo, percebe uma grande economia a médio e longo prazo.
Isso acontece porque os programas são criados para atender as necessidades do seu negócio, visando não apenas a economia financeira, mas também a economia de tempo e pessoal, automatizando diversos serviços que demandariam espaço e horas trabalhadas.
Terceirize serviços
Para que o seu consultório dê lucro, é importante saber empreender. E um bom empreendedor sabe que a contratação CLT traz custos para o negócio. Sendo assim, uma das maneiras de reduzir esse tipo de despesas é a terceirização de alguns serviços.
Por exemplo: o serviço de limpeza pode ser feito por um grupo especializado, trazendo redução nos gastos com impostos e direitos trabalhistas. Há outras tarefas dentro da sua clínica que podem ser feitas por empresas terceirizadas. O importante é que você anote todos os custos e benefícios que você terá ao adotar essa medida.
Se achar interesse, então não hesite em contratar mão de obra externa. Com isso, você também terá mais oportunidade de dedicar sua atenção a outras áreas relevantes do seu negócio.
Tenha uma gestão financeira eficaz
Nem todo profissional da saúde sabe como administrar um negócio. Se você também possui alguma dificuldade nessa área, então temos uma ótima notícia: existem alguns programas que podem ajudar qualquer gestor.
Essas ferramentas facilitam todo o processo administrativo, reduzindo a burocracia de alguns serviços, como pagamento de impostos. Além disso, também ajudam na organização de documentos e receituários; no agendamento dos pacientes, emitindo avisos de lembranças da data e horário para cada um; no arquivamento de registros de tratamentos e no controle de despesas e ganhos.
A única coisa a se fazer é oferecer treinamento para que toda equipe esteja engajada nos programas e aprenda como se fazer uma boa gestão financeira, podendo utilizá-los sempre que for preciso. Assim, cada profissional terá mais agilidade nos processos, voltando sua concentração aos pacientes e procedimentos que serão adotados.
Reduza as glosas
As glosas na saúde (técnicas e administração) podem elevar seus gastos e isso causa muita dor de cabeça para os profissionais. Elas são as possíveis recusas no pagamento das cobranças de gastos do paciente pelo prestador, em caso de envio da conta hospitalar ao convênio.
Claro que é importante prestar atenção na hora de digitar receituários, materiais utilizados e procedimentos escolhidos. Ao contar com a automação de processos, no entanto, você evita erros de preenchimentos, no envio da documentação, nos pedidos aos fornecedores e em outras ações que são fundamentais para o funcionamento do consultório.
Dessa forma, é possível usar a tecnologia para reduzir surpresas desagradáveis e problemas que podem gerar processos judiciais e mais despesas.
Organize o estoque e ganhe mais espaço
Você precisa ter equipamentos e produtos disponíveis para serem utilizados na hora de fazer os atendimentos, mas, ainda assim, é preciso fazer uma redução para conseguir reduzir custos. Isso evita o uso desnecessário de espaço de armazenamento e o desperdício de mercadorias, especialmente em relação à perda por data de validade.
Sendo assim, é essencial que você faça pedidos de cada produto contando com a real necessidade do seu consultório. Assim, é possível fazer um controle mais eficaz do seu estoque. Lembre-se de que, a cada ano, podem surgir novos aparelhos que se tornarão mais viáveis ao negócio
Fazendo essa boa gestão, você consegue observar todos os detalhes de seus produtos, avaliando o que é importante e o que pode ser diminuído.
Diminua de horários ociosos
Você já reparou que é comum clínicas terem horários ociosos durante a semana? Isso faz com que o tempo seja desperdiçado e sua equipe desmotivada. Essas horas livres devem ser preenchidas, gerando assim mais produtividade para a sua clínica.
Quando não houver atendimentos, você pode aproveitar para oferecer os treinamentos que forem importantes ou programar outros serviços que devem ser feitos, como reposição de estoque e organização de espaços. Assim, você reduz desperdícios e evita que tarefas sejam feitas na hora dos atendimentos, mantendo seu consultório sempre organizado.
Avalie seus fornecedores
Todo consultório de saúde conta com os serviços oferecidos por fornecedores, gastando assim um alto valor com suprimentos e aparelhos necessários para todo o atendimento clínico. Apesar do valor pago ser importante para comprar tudo o que precisa, é fundamental avaliar atentamente às empresas que proporcionam essas entregas.
Para fazer uma economia ideal, você deve solicitar a visita de representantes de diversas companhias para analisar a qualidade do material ofertado, o preço dos produtos, formas de entrega e pagamento e outras informações que achar relevante.
Assim, é possível comparar valores e qualidade dos serviços, além de verificar a disponibilidade e comprometimento com a entrega de cada item.
Reduzir custos é possível em todos os setores da clínica. Siga nossas dicas para aumentar a lucratividade e ainda ter um bom relacionamento com os pacientes, oferecendo serviços e atendimentos efetivos que causem satisfação e bem-estar. Conte sempre com um aplicativo de gestão que contribua para a automatização de cada tarefa.
Gostou das nossas dicas? Que tal aprender outras dicas para adquirir o programa certo? Então leia nosso texto sobre software médico: o que considerar ao escolher um para clínicas médicas.
Vem aprender mais sobre sua gestão!
Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.
INSCREVA-SE (19) 9 8450-0441
Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h
Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala.
Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos!
Estamos te esperando!
0 comentários