fbpx

5 motivos para abandonar o uso de planilhas na sua clínica odontológica

O setor da saúde é um dos segmentos que mais precisa estar alinhado com os avanços da tecnologia, não apenas porque novos recursos surgem todos os dias, mas também como uma forma de se diferenciar e não perder espaço para a concorrência. Nesse sentido, é importante abandonar o uso de planilhas Excel para gerenciar a sua clínica odontológica e optar por sistemas mais eficientes.

Felizmente, nos dias de hoje, existem soluções, como o software especializado, que pode otimizar a rotina da empresa e promover muito mais segurança para dados sensíveis, trazendo toda a eficiência que você precisa para a gestão da sua clínica odontológica.

Para você entender melhor a importância de substituir a planilha Excel, selecionamos 5 motivos para abandonar esse recurso e buscar urgentemente uma alternativa tecnológica. Descubra quais são eles!

Os motivos para não usar planilhas Excel em sua clínica odontológica

1. Risco de danos e perda de dados

Um dos principais motivos para abandonar o uso de planilhas Excel no gerenciamento da clínica odontológica é que o uso de soluções modernas permite uma melhor gestão financeira e administrativa, minimizando um dos problemas mais comuns em estabelecimentos da área da saúde: o risco de danos e perda de dados.

Afinal, é muito fácil um arquivo aleatório acabar se perdendo com o passar do tempo ou até mesmo que haja um inexplicável sumiço, do qual dificilmente se descobre um culpado, não é mesmo? Por isso, embora uma planilha de Excel seja uma ferramenta muito barata e de acesso fácil, ela pode cobrar o seu preço no futuro.

Uma vez que você reúna as devidas informações em um bom sistema digital, isso não ocorre. Até mesmo divergências e desatualizações são drasticamente reduzidas, possibilitando um armazenamento praticamente ilimitado, o que certamente ajudará a potencializar os seus resultados, além de permitir rapidez de acesso para os profissionais e demais colaboradores.

2. Falta de confiabilidade nas informações

Outro ponto que pode ser muito prejudicial quando pensamos em planilhas de Excel é que pode faltar confiabilidade nas informações, uma vez que elas tendem a ser bem menos eficientes do que costumamos imaginar. Sendo assim, esse é apenas mais um dos muitos motivos de abandonar o uso do Excel para gerenciar a sua clínica odontológica.

Para ter mais segurança de dados e praticidade no seu dia a dia, é preciso que todos os elementos de uma planilha cumpram o seu papel, não fornecendo dados insuficientes ou mesmo equivocados. Nesse sentido, ter muitos arquivos separados pode gerar alguns problemas, como confusão entre os documentos, falhas de transferência e desatualização.

Já com um bom software de gestão, nada disso ocorre. A ferramenta permite que profissionais da saúde e seus colaboradores, se for o caso e com a devida permissão de acesso, tenham um panorama com telas, gráficos e indicadores. Fica mais fácil conhecer a situação atual da empresa, oferecendo maior assertividade nas tomadas de decisões.

3. Redução da produtividade na sua clínica

Não é novidade para ninguém que os processos que dependem mais da ação humana tendem a demandar mais tempo, o que mina a produtividade de qualquer profissional ou empresa. Quando um colaborador precisa fazer um cadastro ou anotar o endereço de um paciente sem uma solução de tecnologia, o trâmite tende a ser bem mais demorado.

Isso é algo que não é nada positivo para a credibilidade do negócio e ainda pode deixar clientes insatisfeitos. Falando especificamente sobre as planilhas do Excel, elas já minariam qualquer performance a partir do momento em que geram retrabalhos. Por isso, um bom software de gestão pode ser útil para centralizar tudo o que for necessário.

Com uma ferramenta adequada, tudo fica mais simples. Você pode até acreditar que um sistema de computação em nuvem já seria suficiente para suprir as demandas e minimizar muitos dos problemas, mas isso não é verdade. É preciso contar com funcionalidades específicas, como abas para consulta, exames, pendências, financeiro e assim por diante.

4. Aumento nos custos do negócio

Esse é um tópico que pode até soar contraditório, uma vez que as planilhas de Excel têm custos muitos baixos, muitas vezes demandando apenas um computador simples e um pouco de conhecimento dos colaboradores. No entanto, trata-se de um pensamento equivocado, pois é uma escolha que promove elevação dos gastos no longo prazo.

Por isso, a questão financeira é mais um dos muitos motivos para abandonar o uso de planilhas Excel para gerenciar a clínica odontológica. Pense, por exemplo, nas despesas que você terá com horas extras e mão de obra quando seus colaboradores gastarem muito mais tempo para preencher os dados dos pacientes e dos processos administrativos em diferentes arquivos.

Para gerenciar um estabelecimento da área de saúde é preciso lidar com tarefas de rotina, muitas vezes complexas, que demandam tempo. Um bom software de gestão ajuda a reduzir custos por meio da automatização, proporciona agilidade nos processos e diminui as probabilidades de erros. Com isso, não há a necessidade de ter um funcionário alimentando o programa manualmente, nem de imprimir ou ter um arquivo físico.

5. Ausência de integração com soluções

Embora o Excel tenha cumprido o seu papel por muito tempo, ainda não se encontra em sintonia com muitos dos recursos que os avanços tecnológicos trouxeram. Diante desse contexto, a ausência de integração com outras soluções é mais um dos numerosos motivos que você tem para abandonar de vez o uso das planilhas de Excel.

É importante observar que a sua empresa, mesmo que não seja muito grande, conta com peculiaridades, áreas e demandas diferentes, que precisam ser tratadas de maneira integrada. Com um software especializado, isso fica muito mais simples, pois tudo se integra automaticamente, proporcionando mais confiança, assertividade e produtividade.

A importância do software na gestão da sua clínica

Após conferir tantos motivos para abandonar o uso de planilhas Excel para gerenciar oa sua clínica, é bem provável que você esteja ansioso por uma boa solução tecnológica. Nesse sentido, o Controle ODONTO pode ser a ferramenta que você precisa, pois ele oferece diferenciais que garantem as melhores funcionalidades do mercado, como agendamento online, entre outros.

Trata-se de um software especializado que permite o gerenciamento, acompanhamento e controle das atividades de uma clínica, desde o atendimento até a gestão financeira, automatizando os processos e otimizando o seu tempo, além de exibir os resultados obtidos e muito mais.

E agora, pronto para abandonar o uso de planilhas Excel no consultório odontológico? Você percebeu como um software pode ajudar na gestão da sua clínica, não é verdade? De fato, é uma ferramenta que resolve problemas, centraliza dados, otimiza a rotina e torna o seu negócio mais eficiente!

Gostou de saber sobre a necessidade de substituir planilhas de Excel por um software especializado para clínicas odontológicas? Quer contar com uma das melhores soluções tecnológicas do mercado? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Software para Clínicas