Sua clínica odontológica pode contar com profissionais qualificados e ser uma referência em atendimento de qualidade, mas dificilmente conseguirá se destacar sem uma boa divulgação. Para muitos, a publicidade é algo complexo e oneroso, mas a verdade é que algumas simples práticas conseguem otimizar os resultados do seu negócio.
Com isso em mente, preparamos para você algumas dicas eficazes de propaganda de consultório odontológico da maneira simples, mesmo que você nunca tenha lido nada sobre publicidade. Por isso, vale a pena continuar a leitura deste post para conferir. Acompanhe.
Faça melhorias na sua clínica
Como a concorrência está cada dia maior, não é novidade que os consumidores se tornaram muito mais exigente, não é mesmo? Além disso, as pessoas têm mais acesso à internet e procuram se informar melhor, além de terem maior preocupação com saúde e estética.
A propaganda para consultório odontológico é primordial para o sucesso da sua clínica, porém, mais importante que a propaganda é oferecer uma estrutura e atendimentos condizentes com a publicidade.
Vamos começar pelo atendimento: ser de qualidade, personalizado e humanizado, desde a recepção até a consulta com o especialista, é fundamental para que o paciente saia satisfeito, retorne até a sua clínica e recomende aos colegas.
Além do atendimento, a aparência da clínica é outro fator muito importante. Uma fachada bem elaborada e atrativa, com o nome do negócio e informações de contato muito bem visíveis podem contribuir para chamar a atenção de futuros pacientes que passarem próximos ao local.
A estrutura da clínica também deve proporcionar um ambiente moderno e acolhedor, conforto térmico, com sofás, café, revistas e televisão, para que o paciente possa aguardar tranquilo pelo atendimento.
Por último, sua clínica deve contar com uma equipe capacitada para que o paciente se sinta bem recebido. Para isso, são importantes pequenas ações, como atender o paciente na recepção prontamente, responder possíveis dúvidas sobre seu atendimento, chamá-los pelo nome e demonstrar simpatia e preocupação com seu bem-estar.
Inicie um planejamento de marketing
Sua clínica pode crescer no mercado ou ficar parada no tempo, e isso depende muito de como a divulgação está sendo feita. Antes de criar o marketing, é importante estabelecer seus principais objetivos, ou seja, os resultados que você planeja alcançar com sua propaganda.
Essas são algumas das metas que podem ser estabelecidas para criar seu marketing:
- atrair novos pacientes;
- fidelizar os pacientes atuais;
- se tonar referência em determinada área ou especialidade na sua região;
- orientar a sociedade sobre a importância de certas atividades ou agravos de alguma doença específica.
Independentemente de quais serão seus objetivos, eles serão fundamentais para definir suas ações nas próximas etapas do planejamento.
Defina seus pontos positivos e busque uma equipe capacitada
Ao pensar em um plano de marketing, você deve identificar quais são os motivos que atrairão pessoas para seu consultório, isto é, descobrir o porquê do seu negócio ser a melhor escolha para as pessoas da região.
É muito importante entender os pontos positivos da sua clínica odontológica, pois assim é possível impulsioná-los e, ao mesmo tempo, minimizar o impacto dos pontos negativos.
Você deve, também, conhecer a concorrência e o que ela faz para agradar os pacientes. Será que são profissionais mais capacitados? Melhores tecnologias? A localização impacta positivamente?
Buscar por uma equipe qualificada em marketing, que saiba elaborar as estratégias para sua clínica, também é essencial. Dessa forma, você pode dedicar seu precioso tempo aos pacientes.
Acompanhe os resultados
O último passo é acompanhar os resultados das estratégias e propagandas da sua clínica, para avaliar se elas estão sendo benéficas ou não. Em alguns casos, pode ser que você e sua equipe adotem algumas mudanças no intuito de alcançar os objetivos definidos inicialmente.
Claro, esses são os passos iniciais do plano de marketing. Ao conseguir se estabelecer na região, uma clínica deve focar nos pontos que deram certo para turbiná-los. A partir daí é necessário conquistar novos pacientes, expandindo os meios de divulgação para os planos oferecidos, preços, benefícios e qualidades únicas que seu negócio oferece.
Mantenha os tradicionais cartões de visitas
A internet é uma ótima fonte de divulgação, mas não é só porque o marketing digital se popularizou que você deve esquecer de outras formas mais tradicionais. As propagandas invasivas e que “empurravam” produtos para as pessoas já não são mais eficientes, porém algo do passado deve ser preservado: os cartões de visitas.
Esses cartões de divulgação ainda são muito eficazes, mas precisam ser melhorados para funcionarem melhor. A grande maioria de cartões são descartados na lixeira mais próxima ou vão parar no fundo de alguma gaveta.
Sendo assim, sua clínica precisa inovar em seu cartão de visita: optar por um bloquinho de notas é uma ótima opção. Útil no cotidiano, basta inserir as informações de contato do seu consultório em todas as páginas. As pessoas dificilmente jogarão fora esse “cartão de visita” diferenciado.
Um calendário também pode ser eficaz para ser usado como “cartão de visita útil”. Provavelmente ficará em casa ou em um local visível, fazendo com que outras pessoas também tenham a chance de conhecer sua clínica. O importante é criar algo que seja útil para seus pacientes, de forma que eles realmente usem seu “cartão” no dia a dia.
Construa um site para sua clínica odontológica
O marketing de boca em boca é muito importante, mas outras formas de propaganda ajudarão e muito na divulgação da sua clínica. Como foi dito, usar o alcance da internet é uma ótima opção para divulgar sua clínica odontológica.
Por meio de sites e blogs, você pode divulgar informações de contato do seu consultório, fotos de boa qualidade e depoimentos de pacientes, além de responder dúvidas, oferecer suporte e prestar esclarecimentos.
Trabalhar com conteúdo no blog do seu consultório é uma maneira de você se tornar uma referência no assunto, atraindo novos pacientes e melhorando o alcance do seu negócio. Para fazer isso, é necessário publicar artigos, e-books e outros materiais que eduquem a atraiam seu público-alvo: pessoas interessadas em odontologia e potenciais pacientes.
Por meio de técnicas de SEO (otimização de sites), você pode postar seus materiais no Google e atrair pessoas para o seu blog de forma gratuita. Depois de atrair mais pessoas, todo um trabalho de fidelização deve ser feito para manter o público-alvo interessado no que é divulgado em seu blog.
Faça propaganda pelas redes sociais
Ainda no marketing digital, podemos citar as redes sociais como potenciais fontes de divulgação para sua clínica odontológica. Diversas pessoas de diferentes culturas, gostos e preferências estão presentes nessas mídias, inclusive seu público-alvo.
As redes mudaram a forma como as pessoas se relacionam, a velocidade das notícias que rodam pelo mundo e como as empresas se comunicam com as pessoas. Porém, não basta sair publicando materiais em todas as redes existentes. Antes, é necessário fazer uma análise para descobrir onde as pessoas interessadas em odontologia estão presentes na internet.
Com essa etapa concluída, crie perfis e fanpages para seu consultório e divulgue textos curtos, imagens e vídeos para gerar engajamento. Algumas mídias sociais, como o Facebook e o Twitter, podem servir como canais de suporte e até mesmo para o agendamento de consultas.
Ao conseguir popularidade nas redes sociais, você pode, inclusive, direcionar visitas para o blog da sua clínica odontológica e assim engajar ainda mais o seu público-alvo. Além disso, ainda é possível investir em anúncios nas mídias sociais para alcançar um público ainda maior.
Com as ferramentas de marketing do Facebook, por exemplo, você pode criar anúncios para um público extremamente segmentado e assim aumentar sua taxa de conversão. O WhatsApp também é uma ferramenta que pode ser utilizada como canal de comunicação com o paciente, para agendar consultas e exames, esclarecer possíveis dúvidas, enviar lembretes de agendamentos, resultados, dentre outros.
Fique atento ao código de Ética
A prática do marketing odontológico é regulada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). É fundamental estar a par de todo o código de ética, para evitar possíveis infrações no marketing da sua clínica.
A seguir citaremos algumas ações indevidas que devem ser evitadas a todo custo, para que sua propaganda esteja conforme as regras preconizadas pelo CFO. Veja quais são elas.
Anunciar uma especialidade, qualificação ou título que você não tem
Anunciar uma especialidade que você não tem ou que não seja devidamente reconhecida pelo CFO para tratar pacientes é proibido e antiético. Esse tipo de divulgação só deve ser feito por profissionais devidamente qualificados em áreas e funções reconhecidas pelo CFO.
Ter o nome do profissional envolvido em propaganda enganosa
Essa questão sempre foi um problema para qualquer tipo de empresa, mas na área da saúde tem implicações ainda mais severas. Logo, exige muito cuidado na propaganda de consultório odontológico, principalmente se envolver associação da imagem do seu consultório com marcas e produtos.
Mesmo que o anúncio não tenha sido criado pela sua clínica, você pode ser penalizado apenas por ter sido mencionado na propaganda falsa.
Anunciar equipamentos como forma de mostrar superioridade diante das outras clínicas
Vamos supor que você tenha investido em aparelhos de alta tecnologia e qualidade para seu consultório, enquanto os outros consultórios da região ainda não adquiriram essa estrutura.
Uma possível ideia seria utilizar essa questão a seu favor não é mesmo? No entanto, o CFO não permite que isso seja utilizado no marketing da clínica, pois deixaria as outras em desvantagem.
Mas existem outras formas de indicar as inúmeras de vantagens de uma estrutura mais moderna e de qualidade. Você pode criar post de conteúdo relevante falando sobre os equipamentos mais atuais e suas vantagens em relação aos modelos mais antigos.
Exibir fotos ou dados pessoais de pacientes
Expor em público fotos de pacientes ou de tratamentos odontológicos também são consideradas infrações éticas. Por isso é preciso ter muito cuidado com o marketing nas redes sociais.
Fotos de pacientes antes e após o tratamento, ou mesmo selfies, são práticas que vão contra o regulamento do CFO. O motivo é que os pacientes não devem ser expostos no intuito de promover um profissional, devendo se utilizar outros meios para este fim.
Divulgar publicamente informações que prejudiquem outro profissional
Não é incomum que você não concorde com alguma conduta ou tratamento realizado por outro profissional, não é mesmo? Mas o CFO proíbe que sejam divulgadas publicamente observações sobre a atuação clínica ou opiniões negativas de um colega de trabalho.
Consultar, fazer diagnósticos ou prescrições à distância
Já foi falado no nosso artigo como as redes sociais podem auxiliar na comunicação com o paciente e marketing da clínica. Porém, essa ferramenta não deve ser utilizada para exercer a prática médica ou odontológica.
Mesmo que as redes sociais permitam uma aproximação com o paciente, este não deve ser avaliado e muito menos receber nenhum diagnóstico ou tratamento por WhatsApp ou Facebook. O contato pessoal com o paciente é primordial para uma correta avaliação e exames clínicos adequados.
Anunciar técnicas ou tratamentos que não sejam comprovados cientificamente
Qualquer profissional da saúde deve estar sempre atualizado sobre novos medicamentos, técnicas e tratamentos. Mas, antes de realizar qualquer técnica nova ou divulgar alguma terapia, fique atento às evidências científicas e indicações do CFO sobre os novos tratamentos.
O mesmo vale para novos equipamentos, que devem ser devidamente registrados pelos órgãos competentes. Para saber melhor todo o código de Ética Médica, acesse o site do CFO.
Invista em um software de gestão específico
Por fim, após atraí-los, não deixe os pacientes escaparem. Invista em profissionais qualificados, atendimento diferenciado, limpeza e organização do espaço físico, assim como na gestão financeira e de dados do seu empreendimento.
Não importa o tamanho da sua clínica odontológica, adotar um software de gestão específico turbinará o seu negócio em termos de agilidade, economia, oportunidades e diversas outras vantagens. Esse investimento trará benefícios para todos os setores da clínica, propiciando uma melhor gestão para seu empreendimento.
Mas, não basta adotar qualquer sistema de gestão. Não adianta comprar um software feito para uma loja de varejo se você tem uma clínica. Uma ótima opção é o ControleODONTO, um sistema específico para clínicas odontológicas. Ele consegue otimizar todos seus setores, inclusive a área que cuida da divulgação.