Vivemos em um contexto online. Compramos, vendemos, fazemos amigos, encontramos velhos conhecidos, geramos relacionamentos. É possível que tenhamos um médico online?
A tecnologia nos permite otimizar contatos e ter agilidade nas respostas. Os ganhos na área da comunicação e atendimento não conhecem limites.
O atendimento otimizado satisfaz um público específico e diferenciado, que procura a comodidade da tecnologia, dando prioridade a empresas que ofereçam esse tipo de recurso.
Sob a ótica das instituições de saúde, a tecnologia oferece melhor gestão de tempo, de recursos humanos e financeiros da instituição e permite também a fidelização de pacientes. O que, cada vez que o serviço ofertado é aprimorado, tende a concentrar demandas em uma única instituição.
Continue a leitura e entenda como é possível se inserir nesse contexto online de atendimento e em todas as possibilidades que ele oferece, seja a você, seja a seus pacientes.
É possível ser um médico online?
Claro que é! A tecnologia tem trazido à realidade hipóteses antes impossíveis, como a comunicação online com qualquer local do globo, independentemente da distância, a custos impressionantemente baixos, dentre outras várias.
Não apenas é possível, como necessário estar presente no ambiente virtual. Isso porque, hoje, grande parte do público concentra nos dispositivos móveis a grande maioria de suas atividades.
No mundo online, exercícios físicos são monitorados, relacionamentos construídos e até fortalecidos, conteúdos são aprendidos e compras realizadas.
Você não pode ficar de fora dessa realidade. Como profissional da saúde, tudo que você precisa é um ambiente ágil, simples e colaborativo, formando um ecossistema de informações e interações.
Esse ambiente, ao disponibilizar informações corretas, acessíveis e de forma responsável, se encaixa perfeitamente com suas preocupações éticas e profissionais. Sem, no entanto, esquecer que informações acessíveis não podem incentivar a automedicação, mas o contato com um profissional capacitado.
Com essas características, ao fazer uso desse ambiente virtual, você proporcionará a seus pacientes atuais e futuros — por meio do acréscimo de milhares conectados diariamente — um atendimento prévio, viabilizando agendamento apropriado e orientações quanto à especialidade.
Enorme ganho de tempo para seus pacientes, e a chance de você se tornar um case de sucesso.
E quanto ao atendimento odontológico?
Podemos falar especificamente do atendimento odontológico, mas é sempre bom lembrar que tudo o que você leu até agora se encaixa no contexto da odontologia.
Assim como a saúde bucal interfere na saúde geral, um software odontológico tem muito a acrescentar aos profissionais. Uma diferença das clínicas odontológicas em relação às médicas é que a ausência de um paciente sem prévia comunicação é muito sentida.
Se o ambiente virtual lhe permitir uma comunicação mais rápida e eficiente entre paciente e clínica, tanto as comunicações de ausências como a remarcação de uma desistência podem ocorrer rapidamente, permitindo a redução da ociosidade dos profissionais.
Mas, as vantagens da tecnologia vão mais além. Há tempos a agilidade e a precisão gerada pela tecnologia permitem uma gestão eficaz e responsiva de clínicas, dos profissionais e das áreas financeira, contábil, tributária e comercial.
Como a área comercial contempla atendimento e fidelização de pacientes — além da divulgação —, a tecnologia agiliza toda a gestão para que você tenha tempo de se ocupar com o que melhor sabe fazer: impulsionar seu negócio.
Não é esse o objetivo maior da tecnologia, dos dispositivos e dos sistemas? Ou seja, permitir que você dedique tempo àquilo em que é melhor?
O que esperar do mercado?
Vivemos em um mundo onde as pessoas ficam cada dia mais ávidas por informações, por novidades e por aplicativos que facilitem a vida. Já nos habituamos a vê-los nos transportes, nas compras, nos estudos e agora chegou a vez da saúde.
Não há mais tempo a perder. Nem pacientes. O mercado tem a capacidade de reagir rapidamente aos avanços tecnológicos, respondendo positivamente e premiando aqueles que pensam à frente de seus concorrentes.
Se o profissional de saúde gastar tempo demasiado com gestão de compras, fluxo de caixa, problemas com funcionários, ausências inesperadas e pacientes que vêm e vão com a mesma rapidez, que tempo ele terá para se dedicar a fazer o negócio crescer?
A equação é simples. Pegue um mercado ávido por informações, ágil nas buscas por conteúdos, com pouquíssimo tempo para se decidir e ofereça conteúdo responsável, de qualidade, em um ambiente confiável, preciso e rápido.
O que você terá? Mais oportunidades de ser visto, lembrado e contatado. Assim, um grande número de contatos otimizados se transforma em mais pacientes e estes têm a possibilidade de ser mais bem atendidos, fidelizados e ouvidos.
Mas qual o benefício de ouvir seus pacientes futuros e atuais? Ouvindo-os, você conhecerá necessidades e expectativas em relação ao negócio. Além de poder atendê-los melhor, você terá a chance de transformar as informações coletadas em novos negócios e serviços.
Isso se traduzirá em menos horários vagos, menos desistências, pacientes fidelizados, satisfeitos, recomendações e mais negócios.
Entretanto, é importante salientar que, nas consultas online, não é qualquer tipo de informação que pode ser fornecida. Objetivando evitar a automedicação e entendimentos distorcidos por parte dos pacientes, as informações devem ter mais características de orientação do que de consulta.
Vale a pena ser médico online?
O conceito de negócio vem mudando progressivamente.
O mercado vende seus produtos e serviços por meio do e-commerce, marcas se fortalecem pelas redes sociais, consumidores falam e são ouvidos de forma imediata e empresas mudam a maneira de se comunicar com o público.
E nós, como consumidores, mudamos nosso comportamento. Se nós nos consideramos menos antenados, qual será o comportamento da geração que começa a consumir e a influenciar sua rede de relacionamentos e família com seus hábitos de consumo?
Fato é que o mundo mudou. Esperar o tempo passar para ver o que acontecerá pode significar perder tempo precioso, o qual, utilizado em seu favor por meio da tecnologia, pode lhe render bons e duradouros frutos.
A cada segundo, o volume de informações aumenta na proporção de milhões de consultas. A quase totalidade das pesquisas se concentra na internet e essas pesquisas acontecem quando o paciente tem a intenção de comprar um produto ou serviço.
A visibilidade da empresa determina se ela permanecerá no mercado ou se será engolida pela concorrência, que aumenta a cada hora.
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A pergunta só pode ser respondida por você. Conhecer as necessidades de seus pacientes atuais e futuros, estar em contato online com eles e ser mais visto cada vez que alguém tenha necessidade de uma clínica de saúde bucal pode impulsionar seu negócio?
Se você respondeu positivamente a essa pergunta, vale a pena ser um médico online.
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