fbpx

Como enviar um Mailing de Natal e Ano Novo para os pacientes da clínica

Final de ano chegando, o clima de festas se instaurando em todos os lugares ao redor do mundo. É tempo de pensar e organizar as melhores estratégias para entrar bem no próximo ano, identificando os erros e fortalecendo os acertos e a Mala Direta para clínicas odontológicas está entre esses acertos.
Uma forma de acertar em cheio neste final de ano é ser bem lembrado por seus pacientes, cativando-os e fazendo com que eles tenham uma boa impressão quando recordam da sua clínica.
Uma maneira muito eficiente de atingir esse objetivo é utilizar de bom humor nos atendimentos e tratar com carinho todos os seus pacientes.

Mas será que só isto é o suficiente?

A maioria das clínicas investe pesado quando se trata de cativar o seu público e uma estratégia muito utilizada nessa época do ano é o “Mailing”.
Isto nada mais é do que uma campanha de final de ano, promovida pela clínica, para mandar mensagens de e-mail ou SMS, desejando boas festas para os pacientes.Uma forma eficaz e singela de ser bem lembrado por alguém que se tratou ou está em tratamento na sua clínica.

Por falar nisto, já preparou o seu Mailing de final de ano?

Veja aqui um exemplo como fazemos o envio de Mailing no ControleODONTO.

Primeiramente é necessário criar uma campanha no formato Mala Direta dentro da Plataforma. Para isto, acessaremos o módulo “Administração” e em seguida o ambiente “Política Comercial”.
Neste ambiente acessaremos a guia “Campanhas e Ações” e clicaremos na opção “Cadastrar”.
Na caixa de diálogo que foi aberta, daremos nome à campanha que neste caso será “Campanha de Natal e Ano Novo”, acrescentaremos uma descrição “Natal e Ano Novo” e definiremos o formato como “Mala Direta”.
Importante frisar que é este formato que possibilitará o envio de SMS e e-mail para os pacientes. Em seguida, preencheremos nos campos referentes ao período as datas que compreendem o mês de dezembro e para finalizar, clicaremos em “Salvar Cadastro”.
Agora vamos configurar o conteúdo que desejamos enviar para nossos pacientes, para isto, identificaremos a campanha que acabamos de criar e acessaremos os seus dados clicando na opção “Campanha”.
Isto nos levará a outro ambiente chamado “Dados da Campanha”, onde na seção “Dados Principais” vamos clicar em “Editar”. No texto para SMS a plataforma permitirá o uso de 3 hashtags para facilitar o preenchimento:

  • #nome – Preenche automaticamente o nome do paciente na mensagem na hora do envio;
  • #clinicanome – Preenche automaticamente o nome da clínica na mensagem;
  • #clinicafone – Insere o telefone de contato cadastrado na plataforma no corpo da mensagem.

O nosso texto de SMS ficou assim:
“Olá #nome,
A #clinicanome deseja muitas felicidades e BOAS FESTAS neste final de ano! “
É sempre importante lembrar que o conteúdo textual do SMS não deve extrapolar o limite de 128 caracteres, contados na parte inferior do campo de digitação.
No e-mail, primeiro colocaremos o assunto, que será “Feliz Natal e Ano Novo com a OdontoMaster”. No corpo da mensagem usaremos uma arte para atrair a atenção do paciente e deixar nosso conteúdo elegante.
Para adicionar a arte clicaremos no ícone “Insert Image” e inseriremos o endereço de publicação da nossa imagem. O texto será semelhante àquele que definimos para o SMS.
É sempre importante lembrar que antes de disparar os e-mails é indispensável a configuração do servidor SMTP, utilizado como canal para disparar as mensagens.
Pronto, agora só precisamos “Salvar” estas configurações.

Vamos disparar as mensagens?

Agora que já temos o nosso conteúdo, vamos disparar as mensagens para nossos pacientes. Acesse o módulo “Gestão de Pacientes (CRM) “, ambiente “Mala Direta”. Neste ambiente, clicaremos na seção com o nome “Campanha de Natal e Ano Novo”.
O devemos fazer agora é definir a lista de pessoas para as quais enviaremos estas mensagens. Isto é feito através da opção “Incluir”.
Clicando na opção a caixa de diálogo é aberta onde teremos algumas opções de adição de listas de pacientes. Para ficar mais prático vamos selecionar as listas “Pacientes Ativos” e “Colaboradores Ativos”, pois dessa forma não vai ficar ninguém de fora.
Para disparar o SMS, clicaremos na opção de mesmo nome e depois de a caixa de diálogo ter sido aberta, clicaremos em “Processar Envios”. Com o e-mail faremos o mesmo.
Agora que você já sabe como montar o seu Mailing, por que você não aproveita esse recesso de final de ano para experimentar gratuitamente o ControleODONTO por 7 dias? Clique neste link para experimentar ControleODONTO por 07 dias sem compromisso.

Software para Clínicas