Conseguir propagar sua marca é o sonho de qualquer negócio. E, com sua clínica odontológica, não deve ser diferente. É muito importante fazer seus pacientes indicarem sua clínica para a família e amigos, já que essa é uma das melhores formas de atrair mais público fiel.
Mas será que seu consultório está fazendo isso da maneira certa? Algumas ações podem parecer invasivas e forçadas, por isso é muito importante manter a naturalidade e oferecer alguns brindes, promoções e materiais de qualidade para angariar mais pacientes.
Então, está interessado em ótimas ideias para influenciar os usuários da sua clínica a fazer indicações do seu negócio para mais pessoas? Continue lendo e confira algumas técnicas essenciais para conseguir indicações, mesmo que você esteja começando seu consultório agora!
Deixe o paciente satisfeito
Gerar confiança com o público é essencial para qualquer empresa, e isso não será diferente na sua clínica odontológica.
Pensando dessa forma, entregue o melhor atendimento e serviço possíveis, pois essa é uma excelente maneira de influenciar indiretamente a propagação do nome da sua marca. Isso porque indivíduos satisfeitos com seu trabalho sempre falarão dele para outras pessoas.
Indo mais além, é importante também manter um ambiente agradável tanto na sala de espera como durante a consulta. Identifique e explore todas as oportunidades possíveis, pois dessa forma o paciente saíra do seu consultório pensando em contar para a família e amigos como foi bem atendido.
Ofereça promoções para quem indicar sua clínica
Todo mundo gosta de se sentir especial; então, aproveite essa unanimidade e ofereça alguns extras para quem indicar sua clínica. Existem diversas maneiras de se fazer isso. Acompanhe:
- preencher um bilhete com o nome e telefone de cinco amigos, para concorrer a prêmios em dinheiro ou serviços;
- café da manhã grátis para quem chegar com amigos;
- brinde surpresa para quem levar acompanhantes;
- palestra e outros materiais gratuitos para quem se consultar em determinado serviço;
- fotos publicadas nas redes sociais, marcando amigos, geram prêmios e brindes.
Essas são só algumas ideias para você implementar na sua clínica odontológica. Tire alguns minutos e pense junto com sua equipe sobre o assunto, pois imediatamente virão mais ideias como essas e algumas bem criativas.
Transmita conteúdo de qualidade para seus pacientes indicarem sua clínica
Para fazer isso, pode ser necessário estar presente nas redes sociais. Contudo, também é possível oferecer informação útil e de qualidade pessoalmente.
Converse um pouco com seus pacientes, demonstre sabedoria e dê algumas dicas desconhecidas para manter a saúde bucal em dia.
Já por meio das mídias sociais, esteja sempre publicando orientações e sacadas rápidas sobre sua área, além de sugerir tratamentos para casos específicos e falar sobre alguns produtos em especial.
Ao parecer (e ser) uma autoridade, você será sempre o primeiro da lista de recomendações do seu público.
Crie um grupo especial de influenciadores
O ser humano adora fazer parte de grupos, tribos e comunidades únicas. Então, apenas use isso a seu favor. Para esse grupo de influenciadores, os benefícios na sua clínica devem ser ainda maiores e melhores do que os normais — afinal, essa é uma determinada quantidade de pessoas especiais.
Não pense que isso trará resultados negativos no saldo final, já que esses pacientes devem sempre convidar mais indivíduos para sua clínica, a fim de entrarem para seu grupo especial.
Além disso, é importante também não colocar qualquer um, na comunidade. Avalie os contatos de cada paciente e veja se ele pode falar sobre seu consultório para um número qualificado de pessoas. Então, só assim faça os convites para participarem do seu grupo especial.
Mantenha um relacionamento pessoal com os pacientes
É de extrema importância manter um relacionamento amigável e especial com todos os seus pacientes, afinal quem é que não gosta de ser bem tratado? Todo mundo adora receber um ótimo atendimento e participar de uma consulta ainda melhor.
O relacionamento pessoal tem de ser natural e de bom agrado para ambos os lados; sempre faça com que cada indivíduo que visita seu consultório se sinta à vontade.
Para o público infantil, demonstre segurança para evitar que as crianças fiquem com medo do dentista. Isso deve ser feito por toda a equipe, desde quem administra até o pessoal do atendimento; cada funcionário deve estar lá para demonstrar ser um amigo do paciente.
E, aproveitando os benefícios da tecnologia, é possível fazer isso de uma forma bem simples e não muito direta. Com o consentimento dos usuários, fique ligado ao perfil social dos melhores pacientes, pois assim será possível enviar felicitações para as grandes conquistas e datas comemorativas.
Também é válido mandar uma mensagem direta ou falar pelo WhatsApp, desde que se tenha autorização para fazer isso.
Ao se sentir especial, seu público vai automaticamente indicar seus serviços para pessoas próximas, atraindo assim mais pacientes para sua clínica.
Solicite depoimentos dos que mais visitam sua clínica
Como visto no tópico acima, é possível aproveitar bastante o potencial da tecnologia atual. Então, peça depoimentos para seus melhores pacientes. Caso seu consultório possua o grupo especial citado anteriormente, use isso a seu favor.
Por exemplo, diga que para entrar nessa comunidade é necessário gravar um depoimento sobre as qualidades dos seus serviços e publicá-lo nas redes sociais.
Deixe claro que não é necessário que sejam apenas vídeos; solicite textos e áudios no WhatsApp, por exemplo. O importante é conseguir demonstrar a satisfação de cada um dos pacientes.
Os depoimentos são uma ótima forma de ganhar credibilidade para qualquer empreendimento. Por isso, invista neles.
O sucesso desse tipo de negócio está ligado diretamente com a capacidade de fazer os pacientes indicarem sua clínica, já que manter um fluxo constante de pessoas de qualidade é essencial para continuar o trabalho.
Pensando dessa forma, conhecer sempre novas formas de conseguir indicações deve ser um passo importante no planejamento de qualquer consultório.
E você? Como faz para encantar seus pacientes? Tem alguma outra ideia que faltou aqui? Deixe nos comentários sua opinião sobre o assunto e, se conhecer, mais dicas essenciais para qualquer negócio da área!