Existem diversos canais de comunicação que a sua clínica pode escolher para impactar pacientes. Manter esse contato é essencial para que a sua marca permaneça na mente dessas pessoas quando precisarem dos seus serviços. Você já pensou em trabalhar com e-mail marketing?
Com a crescente concorrência em diversos segmentos, inclusive no mercado da sua clínica, não basta apenas ter um serviço de qualidade e uma equipe qualificada. Você também precisa divulgar seus serviços de maneira estratégica.
Além disso, o e-mail marketing possibilita enviar comunicações diretamente para o seu público em um conteúdo controlado por você. Capaz de assumir diversos formatos, é um meio que atenderá as necessidades da sua clínica e os objetivos da sua estratégia.
Quer saber mais? Neste artigo, você entenderá os motivos para usar o e-mail marketing em sua clínica e como fazer isso da melhor forma.
Por que vale a pena trabalhar com e-mail marketing?
Quem disse que o e-mail morreu? Esse meio de comunicação permanece mais vivo do que nunca, sendo capaz de entregar resultados até superiores aos canais de marketing, como redes sociais e anúncios pagos (ControleOdonto). Isso se deve principalmente ao fato de ser um canal altamente flexível, que pode se adaptar às características da sua clínica. O resultado é uma comunicação que atende às particularidades do seu meio e ao perfil do público que a sua clínica pretende impactar.
Para resumir, conheça a seguir algumas estatísticas que comprovam a eficácia do e-mail marketing para a sua clínica:
- 77% das pessoas preferem receber conteúdo de empresas via e-mail do que redes sociais;
- 59% do público diz que e-mail marketing influencia em suas decisões de compras;
- Profissionais de marketing que usam campanhas via e-mail observam um aumento de até 760% em seus retornos;
- Um estudo norte-americano revelou que a cada $1 gasto com e-mail marketing, é obtido um retorno de $38.
Quais são os benefícios de usar e-mail marketing na clínica?
Trabalhar com e-mail marketing na clínica pode trazer uma série de vantagens. A escolha dos canais de comunicação adequados faz toda a diferença nos resultados das suas iniciativas de marketing e o e-mail tem eficácia comprovada em diversos segmentos, inclusive o de saúde. Conheça a seguir os maiores benefícios de trabalhar com e-mail marketing na clínica:
Aumento da visibilidade:
Aparecer mais para o seu público contribui para que a marca da sua clínica seja mais conhecida e lembrada. É por isso que vale a pena trabalhar com um meio que chama a atenção, como é o caso do e-mail. Pense em todas as pessoas que têm notificações ativadas para o recebimento de e-mails no celular. Nenhum outro canal de marketing oferecerá tamanha visibilidade para o seu conteúdo como esse .
Segmentação dos pacientes:
Outro grande benefício do e-mail marketing é que ele permite segmentação. Isso significa dividir a sua lista de contatos baseando-se em determinados critérios para enviar comunicações que consideram essas diferenças. Isso fará com que o interesse no seu conteúdo seja muito maior. Afinal, gerará mais identificação na parte do público, que enxergará os próprios interesses na sua comunicação.
Fidelização do público:
Fazer com que os seus pacientes continuem preferindo a sua clínica e os serviços dela é uma das missões do marketing. Você pode usar o e-mail para consolidar o nome da sua marca na mente dessas pessoas com o envio periódico de comunicações que sejam do interesse delas. Há vezes em que o paciente tem uma ótima experiência na clínica, mas pode acabar se esquecendo dela mesmo assim. Para que possa ocorrer a fidelização, é fundamental reforçar o nome da sua marca sempre que possível.
Melhoria da experiência do paciente:
Passar por uma boa experiência ao usar os serviços de uma clínica é algo que contribui para a satisfação de um paciente. Além de garantir que ele volte mais vezes, também aumenta as chances de ter os seus serviços recomendados para familiares e amigos.
Além disso, a alta versatilidade do e-mail possibilita que ele seja usado para oferecer facilidades bastante interessantes aos seus pacientes, como lembretes de consultas e recomendações de hábitos saudáveis. Trata-se de uma experiência que ele talvez não tenha em concorrentes.
Como usar o e-mail marketing corretamente na clínica?
Considerando os benefícios do e-mail marketing para a sua clínica, o próximo passo é saber como utilizá-lo das formas mais eficazes. Afinal, o seu sucesso depende exclusivamente da estratégia adotada ao empregar esse canal de comunicação em suas campanhas. Quer saber mais? Então, confira a seguir quais são os passos fundamentais para usar o e-mail marketing em sua clínica.
Saiba quando enviar:
Não existe uma regra única para a frequência de envio de e-mail marketing. Saber quando mandar e em quais horários é algo que será determinado pelo quanto você conhece o perfil do público que pretende atingir. Por exemplo, se a maioria dos seus potenciais pacientes trabalha o dia todo, talvez valha a pena fazer seus envios à noite. Considere o dia a dia dessas pessoas, a faixa de idade e em quais momentos elas poderiam dedicar atenção aos seus e-mails.
Use assuntos atrativos:
O assunto de um e-mail é o primeiro elemento que o seu público vê, sendo decisivo para que seja aberto ou ignorado. Portanto, não apresse essa etapa da criação do seu e-mail marketing. Leve em consideração as particularidades do público-alvo da sua clínica. Pense no perfil dessas pessoas e qual tipo de linguagem seria irresistível para o assunto motivar uma abertura imediata.
Avise sobre consultas e retornos:
O e-mail é uma ferramenta de comunicação bastante poderosa com várias utilidades. Além de permitir que você fortaleça o relacionamento com os seus pacientes, ele também possibilita oferecer facilidades a eles. Um dos tipos de envio que você deve realizar é o lembrete de consultas e retornos. Isso também será essencial para diminuir a taxa de esquecimentos de seu público.
Envie conteúdo informativo:
Você precisa agregar valor aos seus envios de e-mail marketing para que o seu público tenha interesse em continuar recebendo o conteúdo. Investir em um material puramente promocional pode fazer com que você perca audiência bem rápido. A área de saúde é uma das que mais gera interesse nas pessoas, seja por sua vasta disponibilidade de temas ou por ajudar o público a tirar dúvidas. Use o e-mail para enviar dicas, curiosidades, desmistificar temas complexos, entre outros.
Enfim, trabalhar com e-mail marketing pode proporcionar excelentes benefícios para os resultados da sua clínica. Esse é um canal de comunicação com grande aderência junto a diversos públicos que é capaz de gerar resultados com excelente custo-benefício para a sua estratégia. Siga as dicas deste artigo para turbinar a sua campanha e alavancar a sua clínica em seu segmento.
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