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Entenda a importância do e-mail marketing para clínicas

nov 26, 2020 | Administrativo, Blog Gestão da Clínica, Gestão Médica, Gestão Odontológica, Marketing

Existem diversos canais de comunicação que a sua clínica pode escolher para impactar pacientes. Manter esse contato é essencial para que a sua marca permaneça nas mentes dessas pessoas quando precisarem. Você já pensou em trabalhar com e-mail marketing?

Há cada vez mais concorrência em diversos segmentos, e isso provavelmente também se aplica ao mercado da sua clínica. Não basta apenas ter um serviço de qualidade e uma equipe qualificada, já que você também precisa divulgar os seus serviços de maneira estratégica.

O e-mail marketing possibilita enviar comunicações diretamente para o seu público em um conteúdo controlado por você. Capaz de assumir diversos formatos, é um meio que atenderá as necessidades da sua clínica e os objetivos da sua estratégia.

Quer saber mais? Neste artigo, você entenderá os motivos para usar o e-mail marketing em sua clínica e como fazer isso da melhor forma.

Por que vale a pena trabalhar com e-mail marketing?

Quem disse que o e-mail morreu? Esse meio de comunicação permanece mais vivo do que nunca, sendo capaz de entregar resultados até superiores do que canais de marketing como redes sociais e anúncios pagos.

Isso se deve principalmente ao fato de ser um canal altamente flexível, que pode se adaptar às características da sua clínica. O resultado é uma comunicação que atende às particularidades do seu meio e o perfil do público que a sua clínica pretende impactar.

Para resumir, conheça a seguir algumas estatísticas que comprovam a eficácia do e-mail marketing para a sua clínica:

  • 77% das pessoas preferem receber conteúdo de empresas via e-mail do que redes sociais;
  • 59% do público diz que e-mail marketing influencia em suas decisões de compras;
  • profissionais de marketing que usam campanhas via e-mail observam um aumento de até 760% em seus retornos;
  • um estudo norte-americano revelou que a cada $1 gasto com e-mail marketing, é obtido um retorno de $38.

Quais são os benefícios de usar e-mail marketing na clínica?

Trabalhar com e-mail marketing na clínica pode trazer uma série de vantagens para você. A escolha dos canais de comunicação adequados faz toda a diferença nos resultados das suas iniciativas de marketing e o e-mail tem eficácia comprovada em diversos segmentos, inclusive o de saúde.

Conheça a seguir os maiores benefícios de trabalhar com e-mail marketing na clínica.

Aumento da visibilidade

Aparecer mais para o seu público contribui para que a marca da sua clínica seja mais conhecida e lembrada. É por isso que vale a pena trabalhar com um meio que chama a atenção, como é o caso do e-mail.

Pense em todas as pessoas que têm notificações ativadas para o recebimento de e-mails no celular. Nenhum outro canal de marketing oferecerá tamanha visibilidade para o seu conteúdo como esse.

Segmentação dos pacientes

Outro grande benefício do e-mail marketing é que ele permite segmentação. Isso significa dividir a sua lista de contatos baseando-se em determinados critérios para enviar comunicações que consideram essas diferenças.

Isso fará com que o interesse no seu conteúdo seja muito maior. Afinal, gerará mais identificação na parte do público, que enxergará os próprios interesses na sua comunicação.

Fidelização do público

Fazer com que os seus pacientes continuem preferindo a sua clínica e os serviços dela é uma das missões do marketing. Você pode usar o e-mail para consolidar o nome da sua marca na mente dessas pessoas com o envio periódico de comunicações que sejam do interesse delas.

Há vezes em que o paciente tem uma ótima experiência na clínica, mas pode acabar se esquecendo dela mesmo assim. Para que possa ocorrer a fidelização, é fundamental reforçar o nome da sua marca sempre que possível.

Melhoria da experiência do paciente

Passar por uma boa experiência ao usar os serviços de uma clínica é algo que contribui para a satisfação de um paciente. Além de garantir que ele volte mais vezes, também aumenta as chances de ter os seus serviços recomendados para familiares e amigos.

A alta versatilidade do e-mail possibilita que ele seja usado para oferecer facilidades bastante interessantes aos seus pacientes, como lembretes de consultas e recomendações de hábitos saudáveis. Trata-se de uma experiência que ele talvez não tenha em concorrentes.

Como usar o e-mail marketing corretamente na clínica?

Considerando os benefícios do e-mail marketing para a sua clínica, o próximo passo é saber como utilizá-lo das formas mais eficazes. Afinal, o seu sucesso depende exclusivamente da estratégia adotada ao empregar esse canal de comunicação em suas campanhas.

Quer saber mais? Então, confira a seguir quais são os passos fundamentais para usar o e-mail marketing em sua clínica.

Saiba quando enviar

Não existe uma regra única para a frequência de envio de e-mail marketing. Saber quando mandar e em quais horários é algo que será determinado pelo quanto você sabe a respeito do perfil do público que você pretende atingir.

Por exemplo, se a maioria dos seus potenciais pacientes trabalha o dia todo, talvez valha a pena fazer seus envios à noite. Considere o dia a dia dessas pessoas, a faixa de idade e em quais momentos elas poderiam dedicar atenção aos seus e-mails.

Use assuntos atrativos

O assunto de um e-mail é o primeiro elemento dele que o seu público vê, sendo decisivo para que seja aberto ou ignorado. Portanto, não apresse essa etapa da criação do seu e-mail marketing.

Então, leve em consideração as particularidades do público-alvo da sua clínica. Pense no perfil dessas pessoas e qual tipo de linguagem seria irresistível para o assunto motivar uma abertura imediata.

Avise sobre consultas e retornos

O e-mail é uma ferramenta de comunicação bastante poderosa com várias utilidades. Além de permitir que você fortaleça o relacionamento com os seus pacientes, também possibilita oferecer facilidades a eles.

Um dos tipos de envio que você deve realizar é o lembrete de consultas e retornos. Isso também será essencial para você diminuir a taxa de esquecimentos de seu público.

Envie conteúdo informativo

Você precisa agregar valor aos seus envios de e-mail marketing para que o seu público tenha interesse em continuar recebendo o conteúdo. Investir em um material puramente promocional pode fazer com que você perca audiência bem rápido.

A área de saúde é uma das que mais gera interesse nas pessoas, seja por sua vasta disponibilidade de temas ou por ajudar o público a tirar dúvidas. Use o e-mail para enviar dicas, curiosidades, desmistificar temas complexos, entre outros.

Trabalhar com e-mail marketing pode proporcionar excelentes benefícios para os resultados da sua clínica. Esse é um canal de comunicação com grande aderência junto a diversos públicos que é capaz de gerar resultados com excelente custo-benefício para a sua estratégia. Siga as dicas deste artigo para turbinar a sua campanha e alavancar a sua clínica em seu segmento.

Quer saber mais outras iniciativas que podem impulsionar os seus retornos? Basta seguir os nossos perfis no Instagram e no Facebook!

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