Você realizou o sonho de ter a sua própria clínica e descobriu que ser proprietário também traz algumas dúvidas? Um dos principais desafios pode ser entender como funciona a comissão paga aos dentistas e qual seria o valor ideal para oferecer.
Se a situação de contar com colaboradores é nova para você, talvez a forma de pagamento desses serviços também seja desconhecida. Mas isso não é motivo para desespero! Neste miniguia, abordaremos as principais informações que você precisa saber sobre a comissão paga aos dentistas. Continue lendo e confira!
Quais são as formas de pagamento:
Existem duas formas principais de pagamento na contratação de dentistas: uma delas é a CLT, na qual o funcionário é registrado em carteira de trabalho e desfruta de todos os benefícios de um empregado comum. Nesse caso, ele pode ser horista ou mensalista, recebendo um valor fixo mensal pelos serviços prestados.
A outra forma é o comissionamento. Muitos donos de clínicas optam por essa modalidade devido à relação direta com o movimento do local. Assim, o profissional recebe um valor determinado por cada atendimento que realiza.
Portanto, qualquer que seja a situação, é crucial planejar bem o modelo que você utilizará para pagar seus colaboradores. Se optar pela comissão, é fundamental esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que avaliar ao pagar a comissão:
Alguns proprietários acreditam que a única forma de obter lucro em suas clínicas é aumentando o preço dos serviços e pagando uma comissão baixa aos profissionais. Entretanto, não é bem assim que funciona!
Portanto, a maneira ideal de trabalhar é mensurar o custo para manter a clínica aberta, somar a comissão dos dentistas e acrescentar o lucro que você deseja. Trabalhar apenas para pagar as contas resultará em desmotivação, enquanto cobrar caro demais pelos procedimentos fará com que os pacientes prefiram procurar a concorrência.
Além disso, é importante encontrar um equilíbrio que não prejudique a clínica nem os colaboradores. O objetivo é garantir a sustentabilidade do negócio e a satisfação dos profissionais.
Como definir o valor da comissão:
Você tem várias opções ao definir a comissão paga aos dentistas. Pode oferecer um valor fixo diário, independentemente do número de atendimentos; pagar uma ajuda de custo mais a comissão por atendimento ou remunerar apenas com a comissão por atendimento.
Muitos proprietários de clínicas acreditam que a comissão por atendimento também é uma forma eficaz de motivar o esforço de cada profissional. Afinal, quanto mais o dentista trabalhar, maiores serão os ganhos.
Entretanto, a porcentagem oferecida é sempre uma fonte de dúvida. Em primeiro lugar, é importante não focar apenas no percentual, mas sim no equilíbrio entre a quantidade e os tipos de atendimento realizados na clínica.
Por exemplo, uma clínica que atende muitos convênios ganha em quantidade, enquanto uma localizada em um bairro de classe alta, que atende apenas pacientes particulares, pode cobrar mais caro pelos serviços. No primeiro caso, pode ser necessário oferecer uma porcentagem maior, enquanto no segundo, uma porcentagem mais baixa ainda garantiria uma remuneração justa aos profissionais.
Antes de definir isso, pense nos custos de manutenção da clínica, como mencionado anteriormente, e nos impostos que deverá pagar. Dessa forma, fica mais fácil pensar em um valor justo que não prejudique o funcionário nem o estabelecimento.
Quais os cuidados necessários para definir o valor:
Percebeu como não é assim tão simples definir a porcentagem? Isso ocorre porque não existe um número correto. Portanto, é necessário fazer uma análise cuidadosa e também usar o bom senso.
Para ajudá-lo, listamos abaixo alguns cuidados essenciais ao definir o valor da comissão paga aos dentistas:
Capital de giro:
O ditado popular “não está fácil pra ninguém” faz todo o sentido, especialmente quando o assunto é o pagamento de comissão aos seus funcionários. Portanto, lembre-se de que alguns tratamentos odontológicos têm valor alto, e os pacientes podem solicitar parcelamento. Mesmo que você tenha limites quanto ao número de parcelas e prazos, nem sempre será possível receber à vista.
Por exemplo, suponha que você tenha dividido um tratamento de R$ 750,00 em 3 vezes de R$ 250,00. Se a comissão paga ao dentista é de 40% e ele realizar o procedimento completo em um único mês, você precisará pagar R$ 300,00, tendo recebido apenas R$ 250,00.
Agora, imagine que esse cenário se repita várias vezes em um mês. Isso pode causar um desequilíbrio em seu capital de giro, concorda? Portanto, vincular o pagamento da comissão aos dentistas também ao pagamento feito pelo cliente é a melhor estratégia.
Acompanhamento:
Uma vez definida a porcentagem e a forma de pagamento, muitos donos de clínica se sentem seguros, como se não fosse mais necessário pensar no assunto. Entretanto, é importante acompanhar o modelo escolhido para verificar se ele realmente está funcionando como esperado.
Portanto, você precisa analisar a parte financeira e ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Dessa forma, as expectativas ficam alinhadas, buscando um equilíbrio entre as duas vertentes. Para saber se esse equilíbrio existe, é fundamental acompanhar a situação de perto.
Conhecimento de mercado:
Não basta calcular a comissão baseando-se apenas nas condições da sua própria clínica. Você tem ideia de quanto os seus concorrentes pagam aos profissionais?
Portanto, é crucial pesquisar como o mercado ao redor está se comportando. Entretanto, ao fazer isso, escolha clínicas que sejam similares à sua em padrões, região e procedimentos. Se a sua clínica está em um bairro simples, por exemplo, não adianta buscar informações de clínicas localizadas em bairros de classe alta.
Dessa forma, você entenderá melhor o mercado em que está inserido, facilitando a definição dos valores de forma justa e sem prejuízos.
Viu só como definir a comissão paga aos dentistas demanda alguns cuidados e tempo para análise? Portanto, se este post foi útil para você, aprenda também a criar um planejamento estratégico para a sua clínica neste ano. Aproveite e conheça o Controle Odonto, um software odontológico que pode facilitar a gestão da sua clínica.
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