[et_pb_section fb_built=”1″ custom_padding_last_edited=”on|desktop” next_background_color=”#fff” admin_label=”Header” _builder_version=”3.23.3″ use_background_color_gradient=”on” background_color_gradient_start=”#243CB5″ background_color_gradient_end=”#3776ff” background_color_gradient_direction=”254deg” background_image=”https://gestaodaclinica.com.br/wp-content/uploads/2019/10/topBlog4.png” parallax=”on” min_height=”638px” custom_padding=”0vw||0vw||false|false” custom_padding_tablet=”100px||100px||true” custom_padding_phone=”||||true” bottom_divider_style=”ramp2″ bottom_divider_height=”250px” bottom_divider_flip=”horizontal” bottom_divider_height_tablet=”150px” bottom_divider_height_phone=”110px” bottom_divider_height_last_edited=”on|phone” saved_tabs=”all”][et_pb_row _builder_version=”3.23.3″ animation_style=”flip”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″][et_pb_text _builder_version=”3.23.3″ text_font=”Roboto||||||||” text_font_size=”16px” text_line_height=”1.8em” header_font=”Roboto|700|||||||” header_text_align=”center” header_font_size=”80px” header_line_height=”1.2em” header_3_font=”Roboto|700||on|||||” header_3_text_align=”center” header_3_text_color=”#ffffff” header_3_font_size=”24px” header_3_letter_spacing=”10px” header_3_line_height=”2em” text_orientation=”center” background_layout=”dark” module_alignment=”center” custom_padding=”0px|||||” animation_style=”flip” text_font_size_last_edited=”off|desktop” header_font_size_tablet=”40px” header_font_size_phone=”32px” header_font_size_last_edited=”on|phone” header_3_font_size_tablet=”16px” header_3_font_size_phone=”14px” header_3_font_size_last_edited=”on|phone” header_3_letter_spacing_tablet=”5px” header_3_letter_spacing_last_edited=”on|tablet”]
Se inscreva na nossa NEWSLETTER
Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row custom_padding=”0|0px|27px|0px|false|false” _builder_version=”3.23.3″][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.3.1″][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″ _builder_version=”3.3.1″][et_pb_button button_text=”Inscreva-se” button_alignment=”center” admin_label=”newslatter” module_id=”newslatter” _builder_version=”3.23.3″ custom_button=”on” button_text_size=”14px” button_text_color=”#ffffff” button_bg_use_color_gradient=”on” button_bg_color_gradient_start=”#ffc000″ button_bg_color_gradient_end=”#f59008″ button_bg_color_gradient_direction=”197deg” button_bg_color_gradient_start_position=”20%” button_border_width=”0px” button_border_color=”rgba(0,0,0,0)” button_border_radius=”30px” button_letter_spacing=”5px” button_font=”Roboto|700||on|||||” button_rel=”off|off|off|off|off” custom_margin=”0px|||||” custom_padding=”17px|140px|17px|140px|true|true” custom_padding_tablet=”|110px||110px||true” custom_padding_phone=”|40px||40px||true” custom_padding_last_edited=”on|desktop” animation_style=”fade” button_text_size__hover_enabled=”off” button_text_color__hover_enabled=”off” button_bg_color__hover_enabled=”off” button_border_width__hover_enabled=”off” button_border_color__hover_enabled=”off” button_border_radius__hover_enabled=”off” button_letter_spacing__hover=”5.5px” button_letter_spacing__hover_enabled=”on”][/et_pb_button][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.3.1″][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Contact” _builder_version=”3.23.3″ background_color=”#fff” min_height=”703px” custom_margin=”61px|||||” custom_padding=”0px||0px||true|false” saved_tabs=”all”][et_pb_row custom_padding=”0px|||||” custom_margin=”-64px|auto||auto||” _builder_version=”3.23.3″][et_pb_column type=”3_4″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_post_title author=”off” comments=”off” _builder_version=”3.23.3″ title_font=”Roboto|900|||||||” title_text_color=”#2745c1″ title_font_size=”49px” meta_font=”||||||||” custom_margin=”34px|||||”][/et_pb_post_title][et_pb_text _builder_version=”3.23.3″ header_font=”||||||||” header_2_font=”Roboto||||||||” header_2_text_color=”#2745c1″ header_3_font=”Roboto||||||||” header_3_text_color=”#2745c1″ header_4_font=”Roboto||||||||” header_4_text_color=”#2745c1″]
Mais um ano se aproxima e, com ele, a importância de rever o planejamento estratégico da clínica. Analisar resultados e avaliar a produtividade. A gestão de instituições de saúde é mais complexa que outros modelos de negócios, e por isso é necessária uma atenção redobrada na hora de planejar as estratégias para mais um ano de funcionamento.
Nas próximas linhas, reunimos informações para auxiliar o gestor a realizar um planejamento focado nas demandas de uma clínica, explicando qual é a importância dessa ação e listando uma série de dicas para que você possa criar seu planejamento sem maiores dificuldades. Continue conosco e boa leitura!
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é uma atividade que visa auxiliar o gestor a lidar com demandas futuras, ou seja, pensar a administração da empresa a longo prazo. Por meio do planejamento, é possível traçar objetivos e pensar estratégias para alcançá-los em determinado período e garantir o futuro financeiro da clínica.
É comumente realizado na concepção de uma empresa e revisado todo início de ano. Isso não impede, é claro, que ele seja desenvolvido agora, caso sua clínica não conte com um planejamento já formado. Como uma peça estratégica para a visão de qualquer empresa, é crucial para o sucesso da clínica que você crie seu planejamento.
Ele funciona como um roteiro para chegar aos objetivos desejados para a empresa, podendo ser modificado e adequado durante a jornada, devido a imprevistos que possam ocorrer.
Benefícios do planejamento estratégico
Ao implementar um planejamento a longo prazo, sua clínica — médica ou odontológica — contará com uma série de vantagens, como:
- conhecimento do ambiente — é possível verificar ameaças ao cumprimento de metas e neutralizá-las ou minimizá-las;
- clareza nos objetivos — todos os integrantes do time terão clareza dos objetivos da clínica e poderão participar mais ativamente;
- estabelecer direção — estabelece um norte a ser seguido por todos aqueles que fazem parte da equipe e gestores;
- contribuir para a longevidade — muitas clínicas não atingem uma maturidade por falta de planejamento;
- aumento da rentabilidade — planejar ações a longo prazo facilita a visualização de oportunidades de maior rentabilidade;
- controle — com objetivos, prazos e ações bem definidos, o gestor pode atuar com mais controle.
Dicas de planejamento estratégico
Vamos listar algumas dicas essenciais para criação e utilização de um planejamento estratégico em sua clínica, objetivando atingir todas as vantagens já descritas.
1. Defina posicionamento e diretrizes
É preciso saber os objetivos que a clínica busca alcançar para o próximo ano, sendo realista. Muitas vezes, buscamos por metas que sabemos que não podem ser cumpridas, mas devemos trabalhar dentro da realidade para que o planejamento funcione como uma ferramenta estratégica, e não como um “massageador” de egos.
O primeiro passo ao pensar o planejamento é definir suas metas para o ano que se aproxima, e, para isso, o melhor que um gestor pode fazer é contar com sugestões de toda a equipe da clínica, e até mesmo dos pacientes, sobre pontos que podem ser melhorados.
2. Analise pontos fortes e fracos
Para saber, de verdade, que metas podem ser consideradas alcançáveis, é preciso realizar uma avaliação dos pontos fortes e fracos de sua clínica. Por meio dessa visão sistêmica, será possível avaliar oportunidades de melhoria e vulnerabilidades do negócio.
Uma ferramenta simples para essa tarefa é uma matriz SWOT, uma solução de administração que pode ser utilizada para definir as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de uma empresa.
O Canvas é outra ferramenta interessante para essa etapa, pois oferece o auxílio de um quadro em que todas as metas e prazos serão disponibilizados.
3. Crie uma identidade organizacional
Para um melhor posicionamento no mercado e um norte na hora até mesmo de fazer um planejamento estratégico de sua clínica, é preciso criar uma identidade organizacional, e isso pode ser feito por meio da formulação de três itens básicos.
1. Missão
Apesar do nome, ela tem mais a ver com propósito do que com uma meta a ser alcançada. Seria aquilo pelo que a clínica luta, busca incessantemente alcançar — por exemplo, realizar diagnósticos mais humanos.
2. Visão
Essa é aquela meta que é grande demais e trata-se apenas de um sonho, que, se algum dia for alcançada, será a maior das realizações e nada mais importará, como levar tratamento de qualidade a todas as pessoas do mundo.
3. Valores
Esses são os princípios da clínica na busca por alcançar sua missão e devem ser propagados no dia a dia dos colaboradores. São ações para estar mais próximo de sua missão, como compromisso com o paciente.
4. Formule estratégias
Para atingir os objetivos traçados no planejamento, é essencial que sejam criadas estratégias de cumprimento, afinal, se apenas traçarmos objetivos e não realizarmos nenhum esforço para alcançá-los, o planejamento não tem nenhum sentido e se trata apenas de gasto de recursos e energia.
Na hora de criar estratégias, é importante focar os prazos para o cumprimento de cada uma das metas, visando, ao final do tempo estipulado no planejamento, ter atingido todas as expectativas.
5. Mensure resultados
Por meio de ferramentas de controle, como softwares de gestão, é possível verificar os resultados das ações tomadas para atingir suas metas. Por exemplo, se o seu planejamento estratégico estipulou que seu tempo de atendimento deve ser reduzido, é necessário criar indicadores para mensurar e controlar esse tempo.
Após pôr em prática suas estratégias para atender a essa meta, como melhorar a triagem dos pacientes, você deve ficar atento a como seus indicadores reagem, mostrando se sua meta está sendo alcançada ou não.
6. Avalie possíveis melhorias
O planejamento estratégico é uma ferramenta para orientar o gestor e auxiliá-lo a manter o foco do negócio a longo prazo, não perdendo o rumo pelo caminho, porém, o que está escrito nele não é a lei.
Pode ser que algumas questões que não foram previstas alterem metas, que podem ser alteradas e melhoradas com o passar do tempo sem nenhum prejuízo para a clínica a longo prazo. É papel do gestor verificar e avaliar as oportunidades de melhorar o plano.
Continue no Blog
O planejamento estratégico da clínica é uma ferramenta muito boa para auxiliar na administração e focar o futuro. Esperamos que as informações contidas neste post tenham lhe mostrado a importância dessa solução, que, aliada a um sistema de gestão, pode se tornar um diferencial para a sua clínica.
Quer mais?
Se você gostou deste texto e deseja conhecer outras informações, entre em contato conosco! Será um grande prazer ajudá-lo a crescer.
Estamos em busca de novos conteúdos e assuntos que sejam relevantes a sua jornada. Assine nossa newsletter e faça parte desta comunidade que não para de crescer. Obrigado por sua visita.
Já visitou nossas redes sociais? Deixe sua curtida![/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_search button_color=”#2745c1″ _builder_version=”3.23.3″ form_field_text_color=”#000000″ form_field_focus_background_color=”#ffffff” form_field_focus_text_color=”#000000″ button_font=”Roboto|500||on|||||” button_text_color=”#ffffff” button_font_size=”10px” button_letter_spacing=”1px” form_field_font=”Roboto||||||||” border_radii=”on|30px|30px|30px|30px” border_color_all=”#2745c1″ box_shadow_style=”preset3″ box_shadow_vertical=”8px” box_shadow_blur=”12px” width=”100%” custom_padding=”14px|0px|14px|10px|true|false”][/et_pb_search][et_pb_sidebar orientation=”right” _builder_version=”3.23.3″ header_font=”Roboto|600|||||||” header_text_color=”#000000″ body_font=”Roboto|700|||||||” body_text_color=”#2745c1″][/et_pb_sidebar][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_row _builder_version=”3.23.3″ border_radii=”on|8px|8px|8px|8px” box_shadow_style=”preset1″ box_shadow_blur=”80px” box_shadow_color=”rgba(103,151,255,0.22)”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_comments _builder_version=”3.23.3″ form_field_background_color=”#f2f2fa” header_font=”Roboto|700|||||||” header_text_color=”#2745c1″ body_font=”Roboto||||||||” body_text_color=”#000000″ form_field_font=”Roboto||||||||” background_color=”#ffffff” border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_radii_fields=”on|10px|10px|10px|10px” custom_button=”on” button_text_size=”12px” button_text_color=”#ffffff” button_bg_use_color_gradient=”on” button_bg_color_gradient_start=”#2643be” button_bg_color_gradient_end=”#3570f7″ button_bg_color_gradient_direction=”127deg” button_border_width=”0px” button_border_radius=”30px” button_letter_spacing=”2px” button_font=”Roboto|||on|||||” button_custom_padding=”10px|20px|10px|20px|true|true” custom_padding=”30px|30px|30px|30px|true|true”][/et_pb_comments][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ module_id=”cta-section” _builder_version=”3.23.3″ background_image=”https://gestaodaclinica.com.br/wp-content/uploads/2019/10/papelParedePop-2.png” background_size=”contain”][et_pb_row module_id=”cta-row” _builder_version=”3.23.3″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_code _builder_version=”3.23.3″]
Vem aprender mais sobre sua gestão!
Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.
[/et_pb_code][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ custom_padding_last_edited=”on|desktop” prev_background_color=”#ffffff” admin_label=”Call to action” _builder_version=”3.23.3″ use_background_color_gradient=”on” background_color_gradient_start=”#243cb5″ background_color_gradient_end=”#3776ff” background_color_gradient_direction=”130deg” background_image=”https://gestaodaclinica.com.br/wp-content/uploads/2019/10/rfim.png” parallax=”on” custom_padding=”10vw||7vw||false|false” custom_padding_tablet=”100px||100px||true” custom_padding_phone=”||||true” top_divider_style=”ramp2″ top_divider_height=”250px” top_divider_flip=”vertical” top_divider_height_tablet=”150px” top_divider_height_phone=”110px” top_divider_height_last_edited=”on|phone” saved_tabs=”all”][et_pb_row _builder_version=”3.23.3″ animation_style=”flip” animation_direction=”bottom” animation_intensity_flip=”5%”][et_pb_column type=”1_2″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_text _builder_version=”3.23.3″ text_font=”Roboto|700|||||||” text_text_color=”#ffffff” text_font_size=”30px”]Contatos[/et_pb_text][et_pb_social_media_follow use_icon_font_size=”on” admin_label=”wdddwd” _builder_version=”3.23.3″ border_radii=”on|34px|34px|34px|34px” text_orientation=”left” custom_margin=”||8px|||” custom_css_before__hover_enabled=”on” custom_css_before__hover=”background-color: rgba(57,234,204,0.5);”][et_pb_social_media_follow_network social_network=”instagram” url=”https://www.instagram.com/controleodonto/” _builder_version=”3.23.3″ background_color=”rgba(255,150,0,0.62)” follow_button=”off” url_new_window=”on”]instagram[/et_pb_social_media_follow_network][et_pb_social_media_follow_network social_network=”facebook” url=”https://www.facebook.com/controleodonto/” _builder_version=”3.23.3″ background_color=”rgba(255,150,0,0.62)” follow_button=”off” url_new_window=”on”]facebook[/et_pb_social_media_follow_network][et_pb_social_media_follow_network social_network=”youtube” url=”https://www.youtube.com/channel/UCMtVDiyN_fQ9sZ9-lYekf_g” _builder_version=”3.23.3″ background_color=”rgba(255,150,0,0.62)” follow_button=”off” url_new_window=”on”]youtube[/et_pb_social_media_follow_network][/et_pb_social_media_follow][et_pb_code module_class=”teste img{}” _builder_version=”3.23.3″ custom_css_main_element=”color: #fff;”]0800 777 2911
(19) 9 8450-0441
Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h
[/et_pb_code][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_text _builder_version=”3.23.3″ text_font=”Roboto|800|||||||” text_text_color=”#ffffff” text_font_size=”30px” custom_margin=”|||-51px||” custom_padding=”|||50px||”]Quem Somos[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.23.3″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#ffffff” custom_margin=”|||-7px||” custom_padding=”|0px||||”]Somos uma empresa consolidada, que está há mais de 10 anos no mercado dando à você a melhor experiência em Gestão Clínica, com softwares simples, ágeis e poderosos.
Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala.
Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos!
Estamos te esperando![/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]