Escolha uma Página

Se inscreva na nossa NEWSLETTER

Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?

Veja o que é passivo trabalhista e como se livrar dele na sua clínica

dez 13, 2017 | Blog Gestão da Clínica

Você sabia que ter um consultório com profissionais contratados requer o cumprimento das mesmas regras que qualquer outra empresa? Isso porque, independente do tipo do negócio, as normas que regulamentam o funcionamento dos empreendimentos devem ser seguidas sem exceções.
Devido à falta de conhecimento sobre essas regras impostas pelo governo, muitos empresários acabam sofrendo processos judiciais que envolvem a falta de seguimento das normas trabalhistas e outros erros de gestão.
Para que você possa evitar essa situação, é necessário entender o que é passivo trabalhista e aprender algumas técnicas que possam evitar esse problema. Confira essas informações lendo o post!
 

O que é passivo trabalhista?

 
Passivo trabalhista é uma cobrança feita ao empregador sempre que o mesmo deixa de cumprir alguma obrigação legal voltado ao negócio.
O passivo gerado pode não ser cobrado de imediato, se tornando exigível em determinadas situações, como:

  • reclamação trabalhista apresentada à Justiça do Trabalho;
  • fiscalização feita pelo Ministério do Trabalho ou pelo INSS;
  • atuação do Ministério Público do Trabalho.

Em uma situação como essa, será apurado todo o valor do débito, com as correções atualizadas. A partir disso, os órgãos de fiscalização poderão aplicar multas ou a Justiça do Trabalho emitirá sentença condenatória.
O maior problema é que toda a cobrança é feita em uma única vez, o que pode resultar em dificuldades financeiras graves.
 

Quais as principais causas para o passivo trabalhista?

 
O passivo trabalhista pode ser causado por problemas no ambiente de trabalho devido à má gestão do negócio. Além disso, o não cumprimento dos direitos dos profissionais da saúde pode ser o fator principal para as reclamações trabalhistas acontecerem Assim, dentre as principais ameaças ao passivo, estão:
 

Contratação ruim

 
Quando se fala de contratações ruins, falamos sobre os contratos feitos de forma irregular. É preciso que cada trabalhador, sendo terceirizado ou CLT, esteja em regularidade com as normas trabalhista para que não ocorram problemas. Outro problema recorrente é na pré seleção de candidatos. Fatores como distância de casa, horários pouco flexíveis e intervalos para refeições podem causar motivos para reclamações. O uso de uma Agenda para o Dentista pode ajudar a solucionar alguns destes problemas.
Esteja atento a todo o regulamento legal na hora de fazer a admissão dos profissionais, evitando essas ações que podem prejudicar sua clínica.
 

Falhas no processo interno

 
Talvez o seu consultório não tenha um processo interno bem definido. Isso pode trazer prejuízos aos negócios e negatividade entre os funcionários. Desse modo, você deve manter um sistema bem estruturado para minimizar qualquer erro.
Para isso, crie um processo empresarial adequado para que as rotinas de trabalhos fiquem definidas e uniformes.
Dessa forma, é possível manter a estruturação de seu consultório organizada e sistêmica, adotando medidas automatizadas e sempre atualizadas com as exigências do mercado. Assim, você poderá identificar oportunidades e corrigir falhas. O uso de um software de gestão também ajuda a organizar os processos e medir a produtividade.
 

Desrespeito aos direitos trabalhistas

 
Quando você deixa de registrar seus trabalhadores e cumprir com seus direitos, você corre o risco de receber intimações judiciais.
Por isso, mantenha as obrigações trabalhistas em dia, recolhendo todos os impostos. Não se esqueça de efetuar o pagamento de férias e horas extras, além dos salários acertados. Isso fará com que todos os envolvidos se sintam seguros e satisfeitos com o trabalho.
Quando você consegue manter suas obrigações em dia pode evitar reclamações por parte dos colaboradores.
 

Quais são as boas práticas para se livrar do passivo trabalhista?

 
Você deve ter em mente que evitar esse tipo de situação é possível, basta adotar algumas medidas que te ajudarão a controlar melhor o seu negócio.
Assim, algumas das melhores práticas a serem adotas são:
 

Seguir as leis CLT

 
Nada melhor que seguir as leis criadas para a contratação de funcionários. Por isso, antes de contratar qualquer serviço, entenda quais são as regras que você deve seguir:
Fique atento às mudanças que ocorreram no último ano e informe os seus profissionais a respeito das garantias e deveres deles.
Assim como você deve saber quais são os direitos trabalhistas, eles devem entender as obrigações que possuem com o consultório para que as funções estejam em conformidades com o esperado.
Se você tem uma equipe de RH, promova atualização de todos os recursos e informações para que ela possa se integrar em todos os assuntos que englobam as leis CLT.
 

Promover um bom ambiente de trabalho

 
Seguir todas as normas é fundamental, mas é preciso ir além disso para manter todos felizes e motivados. Para isso, mantenha um ambiente de trabalho organizado, saudável e harmonioso, onde um colabora com o outro.
Trabalhar em equipe exige dedicação e respeito mútuo. Assim, você pode promover um local que ofereça todos esses benefícios. Isso fará com que a cooperação seja maior e seu negócio prospere, reduzindo prejuízos e outras adversidades empresariais.
 

Realizar uma gestão de negócios adequada

 
Ter uma boa gestão melhora os processos internos e propicia uma execução de tarefas mais eficiente. Você pode adquirir métodos para gerenciar seu pessoal, com o objetivo de impedir o passivo trabalhista.
Uma boa tática é utilizar planilhas e um software de gestão para melhorar a administração do seu pessoal e dos serviços internos da clínica.
Invista em um sistema que atenda suas necessidades e que permita facilidade nos controles de gerenciamento, a fim de diminuir divergências entre os funcionários e você. Assim, a produtividade poderá ser medida e as possíveis falhas corrigidas.
 

Instalar uma gestão financeira preventiva

 
Os passivos trabalhistas costumam deixar a saúde financeira de qualquer empreendimento ruim. Isso porque muitas vezes as indenizações são altas, comprometendo os recursos da empresa.
Apesar de existirem diversos métodos que visam minimizar a ocorrência de problemas judiciais, é importante trabalhar com uma gestão preventiva.
Com uma boa administração, você poderá planejar e controlar todas as atividades financeiras de sua clínica, reduzindo gastos desnecessários .
Essas medidas podem ampliar seu negócio além de possibilitar o resguardo de capital em caso de emergências.
Assim, mesmo se depois de agir em conformidade com as leis trabalhistas, mantendo um bom gerenciamento de pessoas, surgir algum passivo, você terá uma visão ampla de suas finanças, podendo arcar com as despesas sem que ocorram perdas mais graves.
 

Qual o impacto do passivo ao negócio?

 
Os passivos trabalhistas podem causar grandes prejuízos financeiros à sua empresa. Os danos podem chegar a um nível elevado, fazendo com que a saúde do seu negócio sofra perdas significativas e, talvez não se recupere.
Mesmo que você consiga avaliar e contornar parte da situação, é necessário medidas mais severas, pois em muitos casos, o problema continua e você não consegue se livrar da situação com facilidade, levando a sua clínica à falência.
Desse modo, é importante evitar as causas trabalhistas e administrar seu consultório com a máxima eficiência, para que os impactos sejam reduzidos ou evitados.
Entender o que é passivo trabalhista e todas as ações que podem ser feitas para evitá-lo, permite melhorar o quadro da sua empresa e a relação entre os trabalhadores. Você pode ampliar o negócio com serviços de qualidade, atraindo mais pacientes e conquistando uma boa colocação perante ao mercado usando a força da sua equipe.
.
 

Continue no Blog

 
Pra você, deixamos de citar alguma informação importante por aqui? Tem alguma experiência para compartilhar? Então, não deixe de comentar no espaço abaixo e ajudar outros profissionais da saúde também!
 

Quer mais?

 
Se você gostou deste texto e deseja conhecer outras informações, entre em contato conosco! Será um grande prazer ajudá-lo a crescer.
Estamos em busca de novos conteúdos e assuntos que sejam relevantes a sua jornada. Assine nossa newsletter e faça parte desta comunidade que não para de crescer. Obrigado por sua visita.
Já visitou nossas redes sociais? Deixe sua curtida!

Sidebar Blog estendido

Conheça nossos produtos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.

INSCREVA-SE
Contatos
0800 777 2911

(19) 9 8450-0441

Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h

Quem Somos
Somos uma empresa consolidada, que está há mais de 10 anos no mercado dando à você a melhor experiência em Gestão Clínica, com softwares simples, ágeis e poderosos.
Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala.
Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos!
Estamos te esperando!