Escolha uma Página

Se inscreva na nossa NEWSLETTER

Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?

Modelo canvas para clínicas odontológicas

nov 9, 2017 | Blog Gestão da Clínica

Você já ouviu falar em modelo canvas para clínicas odontológicas? Trata-se de uma metodologia que permite uma visão do seu negócio como um todo, mantendo o planejamento estratégico e demais atividades administrativas sempre bem organizadas.
Criar um canvas é indicado principalmente por dentistas iniciantes que estão abrindo uma nova clínica ou consultório, isso porque a ferramenta possibilita uma estruturação total do negócio.
Ao ler este post, você entenderá o que é um canvas e como essa metodologia pode ser aplicada, na prática, em clínicas odontológicas. Ficou interessado? Então siga conosco e acompanhe essas importantes orientações. Vamos lá?

Business model canvas: entendendo o conceito

Os mais conceituados e renomados administradores e estudiosos da área de negócios recomendam o uso do Business model canvas, técnica desenvolvida pelo teórico da administração Alexander Osterwalder, para direcionar os empreendedores que estão abrindo um novo negócio.
O próprio Sebrae, órgão que tem como missão orientar micro e pequenos empresários em questões gerais, recomenda o uso dessa ferramenta, que é uma das mais completas do segmento.
Assim, o Business model canvas, ou simplesmente canvas, é um mapa formato por nove caixas, cada uma delas representando uma parte do planejamento de um negócio.
As caixas que compõem um modelo canvas são:

  • proposta de valor;
  • segmento de clientes;
  • canais de comunicação;
  • relacionamento com clientes;
  • fontes de receita;
  • recursos principais;
  • atividades-chave;
  • parcerias-chave;
  • estrutura de custo.

A seguir, mostraremos como cada parte do canvas pode ser aplicada em uma clínica odontológica.

Aplicando o canvas para clínicas odontológicas

Preencher as nove caixas do modelo canvas pode ser muito útil para que os dentistas estruturem os seus negócios e obtenham sucesso na administração de seu consultório ou clínica. A ideia é que os dentistas, profissionais que geralmente não aprendem conteúdos voltados à administração em seus cursos de graduação, consigam tocar os seus negócios com fluidez. Veja como desenvolver cada um dos blocos!

Proposta de valor

Nessa parte do canvas a clínica precisa estabelecer os valores que os seus serviços proporcionarão aos seus pacientes. É preciso ter em mente que o paciente tem uma expectativa ao procurar o estabelecimento que precisa ser satisfeita e até mesmo superada.
A proposta de valor de uma clínica odontológica, por exemplo, pode ir além de simplesmente garantir a saúde bucal do paciente, mas também proporcionar a ele um sorriso bonito, que lhe proporcione uma melhor autoestima e confiança.

Segmento de clientes

Qual é o público-alvo da sua clínica? Você procura pessoas que buscam apenas correções para ter uma boa saúde ou também quer um público mais sofisticado e exigente que deseja fazer procedimentos estéticos para uma boa aparência?
Todos esses detalhes devem ser pensados e estruturados para que você atenda seus pacientes de maneira personalizada, fazendo-os se sentir bem e garantindo o retorno ao consultório em outras oportunidades.

Canais de comunicação

Como as pessoas saberão da existência da sua clínica? Quais métodos poderão fazer com que elas entrem em contato com você e agendem um horário no consultório?
Hoje em dia existem diversas mídias como as redes sociais, blogs corporativos, entre outros canais de comunicação no ambiente digital. Além disso também podem ser feitas divulgações em mídias tradicionais como as seções de classificados em jornais e anúncios em emissoras de rádio locais.
Você precisa entender o público que deseja alcançar e descobrir qual canal de comunicação é mais assertivo para atingi-los por meio da divulgação.

Relacionamento com o paciente

Engana-se quem pensa que apenas o bom atendimento do dentista garante um relacionamento duradouro com o paciente em uma clínica odontológica. É preciso reconhecer que tudo no estabelecimento comunica algo.
O posicionamento nas redes sociais, a identidade visual adotada nos materiais gráficos da empresa, a forma como secretários e recepcionistas recebem os pacientes no consultório, entre outras diversas ações devem seguir sempre o mesmo padrão. Apenas assim será possível manter um bom relacionamento com os pacientes da clínica.
Além disso, também podem ser desenvolvidas estratégias para se manter sempre em contato com as pessoas que consultaram ou fizeram procedimentos na clínica. O envio de mensagens em datas comemorativas e lembretes de quando é o momento de fazer uma nova revisão nos dentes para garantir um sorriso bonito e saudável são exemplos de como criar uma conexão positiva com os seus pacientes.

Fontes de receita

As fontes de receita nada mais são do que todas as entradas de dinheiro da sua clínica, que precisam ser sempre mapeadas e acompanhadas.
Geralmente as fontes de receita de uma clínica são apenas os valores pagos pelos clientes, de forma particular ou por intermédio de planos de saúde, por procedimentos realizados.
No entanto, em alguns casos, como quando você loca uma sala da clínica para outro profissional, por exemplo, o valor desse aluguel também deve ser identificado como uma fonte de receita.

Recursos principais

Esse campo tem por objetivo pontuar todos os recursos que garantem a proposta de valor da sua clínica.
Tudo aqui deve ser levado em consideração, e não apenas os recursos humanos. Equipamentos, tecnologias aplicadas, entre outros bens devem ser incluídos nesse espaço.

Atividades-chave

As atividades-chave caracterizam aquilo que é feito para garantir uma boa proposta de valor aos pacientes.
O atendimento personalizado, os serviços oferecidos, a capacitação dos colaboradores da clínica para bem atender todos, entre outras ações podem ser entendidas como atividades-chave de uma clínica.

Parcerias-chave

As parcerias-chave são as empresas que podem ajudar a entregar um bom serviço aos seus pacientes. Exemplos dessa parceria são os planos de saúde, pois de quanto mais planos você for parceiro, mais pacientes poderá atender na clínica.
Além disso, outros profissionais também podem representar parcerias. Se você é especialista em ortodontia, por exemplo, pode firmar apoio mútuo com dentistas especialistas em outras áreas. Assim, a sua clínica indica os parceiros para atendimentos em suas especialidades e vice-versa.

Estrutura de custo

Aqui devem ser mapeados todos os custos que serão necessários para abrir e manter uma clínica odontológica. São exemplos disso a compra de materiais, o aluguel da sala em que a clínica funciona, o pagamento dos colaboradores, etc.

Continue no BLOG

Conseguiu entender como funciona o modelo canvas para clínicas odontológicas? Lembre-se que essa metodologia é tão relevante que até mesmo o Sebrae a disponibiliza para download.
Vai implantar essa metodologia no seu consultório? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário aqui! Será uma satisfação receber o seu contato e esclarecer os seus questionamentos.

Quer mais?

Estamos em busca de novos conteúdos e assuntos que sejam relevantes a sua jornada. Assine nossa newsletter e faça parte desta comunidade que não para de crescer. Obrigado por sua visita.
Já visitou nossas redes sociais? Deixe sua curtida!

Sidebar Blog estendido

Conheça nossos produtos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.

INSCREVA-SE
Contatos
0800 777 2911

(19) 9 8450-0441

Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h

Quem Somos
Somos uma empresa consolidada, que está há mais de 10 anos no mercado dando à você a melhor experiência em Gestão Clínica, com softwares simples, ágeis e poderosos.
Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala.
Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos!
Estamos te esperando!