Você já ouviu falar em modelo canvas para clínicas odontológicas? Trata-se de uma metodologia que oferece uma visão abrangente do seu negócio, mantendo o planejamento estratégico e demais atividades administrativas sempre bem organizadas. Portanto, criar um canvas é altamente recomendado, especialmente para dentistas iniciantes que estão abrindo uma nova clínica ou consultório. Afinal, a ferramenta possibilita uma estruturação completa do negócio.
Neste post, você entenderá o que é um canvas e como essa metodologia pode ser aplicada, na prática, em clínicas odontológicas. Ficou interessado? Então, siga conosco e acompanhe essas importantes orientações.
Business model canvas: entendendo o conceito
Os mais conceituados e renomados administradores e estudiosos da área de negócios recomendam o uso do Business model canvas. Essa técnica, desenvolvida pelo teórico da administração Alexander Osterwalder, é especialmente útil para direcionar empreendedores que estão abrindo um novo negócio.
Além disso, o próprio Sebrae, órgão que tem como missão orientar micro e pequenos empresários em questões gerais, também recomenda o uso dessa ferramenta, que é uma das mais completas do segmento. Assim, o Business model canvas, ou simplesmente canvas, é um mapa composto por nove caixas, cada uma representando uma parte essencial do planejamento de um negócio.
As caixas que compõem um modelo canvas para clínicas odontológicas são:
- Proposta de valor;
- Segmento de clientes;
- Canais de comunicação;
- Relacionamento com clientes;
- Fontes de receita;
- Recursos principais;
- Atividades-chave;
- Parcerias-chave;
- Estrutura de custo.
A seguir, mostraremos como cada parte do canvas pode ser aplicada em uma clínica odontológica.
Aplicando o canvas para clínicas odontológicas:
Preencher as nove caixas do modelo canvas pode ser extremamente útil para dentistas que desejam estruturar seus negócios e obter sucesso na administração de seu consultório ou clínica. A ideia é que os dentistas, profissionais que geralmente não aprendem conteúdos voltados à administração em seus cursos de graduação, consigam gerir seus negócios com fluidez. Portanto, veja como desenvolver cada um dos blocos!
Proposta de valor:
Nessa parte do canvas, a clínica precisa estabelecer os valores que seus serviços proporcionarão aos pacientes. Além disso, é crucial ter em mente que o paciente tem uma expectativa ao procurar o estabelecimento, e essa expectativa precisa ser satisfeita e, de preferência, superada.
Por exemplo, a proposta de valor de uma clínica odontológica pode ir além de simplesmente garantir a saúde bucal do paciente. Ela também pode incluir a entrega de um sorriso bonito, que proporcione ao paciente uma melhor autoestima e confiança.
Segmento de clientes:
Quem é o público-alvo da sua clínica? Você procura atender pessoas que buscam apenas correções para ter uma boa saúde bucal ou também deseja alcançar um público mais sofisticado e exigente, que procura procedimentos estéticos para uma boa aparência?
Portanto, todos esses detalhes devem ser pensados e estruturados para que você possa atender seus pacientes de maneira personalizada, fazendo-os se sentir bem e garantindo que retornem ao consultório em outras oportunidades.
Canais de comunicação:
Como as pessoas saberão da existência da sua clínica? Quais métodos farão com que elas entrem em contato com você e agendem um horário no consultório?
Hoje em dia, existem diversas mídias, como redes sociais, blogs corporativos, entre outros canais de comunicação no ambiente digital. Além disso, também podem ser feitas divulgações em mídias tradicionais, como seções de classificados em jornais e anúncios em emissoras de rádio locais.
Por isso, é fundamental entender o público que você deseja alcançar e descobrir qual canal de comunicação é mais assertivo para atingi-los por meio da divulgação.
Relacionamento com o paciente:
Engana-se quem pensa que apenas o bom atendimento do dentista garante um relacionamento duradouro com o paciente em uma clínica odontológica. Na verdade, tudo no estabelecimento comunica algo, e é essencial reconhecer isso.
O posicionamento nas redes sociais, a identidade visual adotada nos materiais gráficos da empresa e a forma como secretários e recepcionistas recebem os pacientes no consultório são aspectos que devem seguir sempre o mesmo padrão. Portanto, apenas assim será possível manter um bom relacionamento com os pacientes da clínica.
Além disso, também podem ser desenvolvidas estratégias para manter um contato constante com as pessoas que consultaram ou fizeram procedimentos na clínica. Por exemplo, o envio de mensagens em datas comemorativas e lembretes para novas revisões dentárias são excelentes maneiras de criar uma conexão positiva com seus pacientes.
Fontes de receita:
As fontes de receita nada mais são do que todas as entradas de dinheiro da sua clínica, que precisam ser sempre mapeadas e acompanhadas.
Por isso, geralmente, as fontes de receita de uma clínica incluem os valores pagos pelos clientes, seja de forma particular ou por intermédio de planos de saúde, por procedimentos realizados. No entanto, em alguns casos, como quando você aluga uma sala da clínica para outro profissional, o valor desse aluguel também deve ser identificado como uma fonte de receita.
Recursos principais:
Esse campo tem como objetivo listar todos os recursos que garantem a proposta de valor da sua clínica. Assim, você pode garantir que nenhum detalhe importante seja esquecido.
Portanto, tudo aqui deve ser levado em consideração, e não apenas os recursos humanos. Equipamentos, tecnologias aplicadas, entre outros bens devem ser incluídos nesse espaço.
Atividades-chave:
As atividades-chave caracterizam aquilo que é feito para garantir uma boa proposta de valor aos pacientes.
Portanto, o atendimento personalizado, os serviços oferecidos e a capacitação dos colaboradores da clínica para bem atender todos os pacientes são exemplos de atividades-chave de uma clínica.
Parcerias-chave:
As parcerias-chave são empresas que podem ajudar a entregar um bom serviço aos seus pacientes. Um exemplo dessas parcerias são os planos de saúde. Quanto mais planos você tiver como parceiro, mais pacientes poderá atender na clínica.
Além disso, outros profissionais também podem representar parcerias valiosas. Por exemplo, se você é especialista em ortodontia, pode firmar apoio mútuo com dentistas especialistas em outras áreas. Dessa forma, sua clínica indica os parceiros para atendimentos em suas especialidades e vice-versa.
Estrutura de custo:
Aqui, devem ser mapeados todos os custos necessários para abrir e manter uma clínica odontológica. Portanto, exemplos incluem a compra de materiais, o aluguel da sala em que a clínica funciona e o pagamento dos colaboradores.
Continue no BLOG:
Então, conseguiu entender como funciona o modelo canvas para clínicas odontológicas? Lembre-se de que essa metodologia é tão relevante que até mesmo o Sebrae a disponibiliza para download. Vai implementar essa metodologia no seu consultório? Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário aqui! Será uma satisfação receber o seu contato e esclarecer suas perguntas.
Quer mais? Estamos sempre em busca de novos conteúdos e assuntos relevantes para sua jornada. Assine nossa newsletter e faça parte dessa comunidade que não para de crescer. Além disso, já visitou nossas redes sociais? Deixe sua curtida!