fbpx

Terceirização de serviços na Odontologia

O mercado das clínicas odontológicas é bastante competitivo. Por esse motivo, é muito importante que os seus gestores busquem alternativas para garantir que o estabelecimento supere a concorrência. Uma maneira interessante conseguir isso está na terceirização de serviços na odontologia, que na maioria dos casos ajuda o gestor a focar na atividade principal do negócio sem se preocupar com todos os outros detalhes.

Neste post, vamos explicar o que é a terceirização de serviços e para que ela serve. Além disso, mostraremos como funciona essa possibilidade em uma clínica médica e odontológica, e quais atividades podem ser terceirizadas. Aqui, você vai descobrir como começar a terceirizar e quais as vantagens poderão obter para se diferenciar de outros profissionais.

Gostaria de saber qual é a importância de uma clínica odontológica buscar alternativas e terceirizar alguns serviços? Acompanhe a leitura!

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização é uma oportunidade permitida pela Lei nº 13.429/2017 para que as empresas contratem serviços prestados por outras organizações para aprimorar os seus negócios. Nas clínicas de saúde, a legislação permite terceirizar as atividades-fim que envolvem a contratação de profissionais especializados como dentistas e também as atividades-meio: segurança, informática, legislação, etc.

Para que serve a terceirização de serviços?

Terceirizar os serviços servem para repassar a responsabilidade de algumas atividades para outra empresa especializada na área. Assim, o proprietário consegue fazer a gestão da sua clínica da maneira que for mais conveniente. Ele poderá, por exemplo, fazer apenas o atendimento dos seus clientes e deixar que uma pessoa jurídica faça as demais tarefas.

A contratação de uma empresa para fazer certos serviços oferece várias vantagens aos gestores, tais como o aumento da lucratividade e da qualidade da clínica. Por isso, a terceirização se tornou uma tendência no segmento das clínicas odontológicas em todo o cenário brasileiro. Essa prática é muito comum em nosso país por que reduz os custos de um negócio.

Como funciona a terceirização de serviços em uma clínica?

As empresas terceirizadas selecionam, treinam e indicam os colaboradores que vão trabalhar na sua clínica. Além do mais, elas se responsabilizam por supervisionar os trabalhadores selecionados, monitorar o seu desempenho, identificar falhas ou erros e corrigi-los imediatamente. Contudo, o administrador da clínica contratante terá que acompanhar as atividades para ter certeza da qualidade dos serviços.

Portanto, a função de quem contrata serviços terceirizados e certificar-se de que o contrato está sendo cumprido conforme as cláusulas pactuadas. Por exemplo, verificar se os prazos estão sendo cumpridos, se os serviços são realmente eficientes e estão sendo bem feitos pelos trabalhadores da empresa contratada, entre outros. Caso perceba haver algo de errado, você deverá avisar a terceirizada.

O dono da clínica, porém, não poderá mandar nos empregados da empresa terceirizada. Se você começar a dar ordens diretas para esses profissionais, exigir o cumprimento de horários ou fizer cobranças, vai criar um vínculo empregatício, terá que pagar verbas trabalhistas e multa. Lembre-se de que essas pessoas não são funcionários seus e respondem para a contratada que as selecionou.

Quais atividades podem ser terceirizadas?

Não permita que as empresas terceirizadas façam contratações irregulares. Caso isso aconteça, a sua clínica corre o risco de ser responsabilizada pelos encargos não pagos aos funcionários da organização contratada. Você tem o direito de fiscalizar, então faça isso e livre-se de possíveis penalidades que são aplicadas pela Justiça do trabalho. Veja a seguir as atividades que podem ser terceirizadas!

Terceirização da Limpeza do ambiente

Os serviços de limpeza de uma clínica odontológica exigem diversos cuidados por parte da empresa contratada. A organização dos espaços e o ambiente devem estar sempre impecáveis para impressionar de forma positiva os pacientes. Manter o local limpo é extremamente importante para evitar infecções em pacientes mais vulneráveis, pois elas causam impactos negativos na saúde.

Terceirização na Realização de exames

Os exames de uma clínica odontológica podem ser terceirizados, como o diagnóstico por imagem ou os do tipo laboratorial: sangue, urina e fezes. Normalmente, a contratação de um laboratório especializado é mais interessante do que contratar farmacêuticos e biólogos. Faça uma parceria com uma empresa de confiança que vai coletar os materiais e fazer as análises.

Terceirização na Confecção de laudos

Existem clínicas especializadas em fazer laudos por meio de exames. Os radiologistas das empresas terceirizadas analisam as imagens apresentadas pela sua clínica, produzem os documentos e fazem o envio para a contratante. Trata-se de um serviço que envolve apenas o uso da Internet e da telemedicina. Com isso, você poderá agilizar os seus trabalhos e oferecer conforto aos pacientes.

O atendiadimento na sua recepção pode ser terceirizado também

Esse serviço terceirizado é essencial e pode assegurar que a sua clínica tenha clientes satisfeitos. Observe se os profissionais da empresa contratada estão atendendo bem as pessoas que chegam à recepção e se o setor de agendamento está trabalhando com eficiência. Há empresas que são especializadas nessas áreas e oferecem excelente atendimento ao público.

Você pode terceirizar o seu Marketing digital

Muitas pessoas chegarão até o seu estabelecimento se você fizer investimentos em marketing para clínicas. Não vale a pena contratar alguém para fazer a captação de pacientes na clínica se existem profissionais especializados que fazem essa função com maestria e por meio de terceirização.

Encontre uma agência que faça a divulgação do seu negócio, ela terá redatores, designers, etc.

Informática e Tecnologia da Informação (TI)

As áreas de informática e TI, estão inseridas em todas as empresas, não importa qual seja o seu segmento. As clínicas odontológicas também podem se beneficiar com a contratação de empresas terceirizadas especialistas nesse segmento, as quais vão prestar suporte de qualidade em relação aos softwares e outras aplicações utilizadas.

Como começar a terceirizar serviços de uma clínica?

Para começar a terceirizar atividades, o gestor deverá pesquisar o mercado para saber quais empresas estão disponíveis e oferecem a prestação dos serviços. Inicialmente, é preciso saber se a candidata é confiável e tem credibilidade em seu ramo de atuação. Em seguida, você terá que negociar os valores de modo que ambas saiam ganhando e finalizar a contratação.

Quais são as vantagens de terceirizar serviços de uma clínica?

Vários benefícios provêm da terceirização dos serviços de uma clínica. Umas das principais vantagens é a economia de dinheiro que beneficiará a gestão financeira, pois poderá pagar apenas pelo serviço prestado e estará livre de vários encargos trabalhistas e contribuições previdenciárias. Por outro lado, os profissionais da terceirizada serão treinados por ela para a execução das suas tarefas.

Entendeu onde aplicar a terceirização de serviços na odontologia e quais são os seus benefícios? Aproveite as nossas dicas e a sua clínica será mais valorizada pela eficiência e agilidade dos profissionais da terceirizada. A entrega de serviços excelentes possibilitará o crescimento do seu negócio de modo natural e isso será apenas uma consequência da sua decisão.

Gostou deste assunto, mas ainda restam algumas dúvidas ou simplesmente quer registrar a sua opinião? Faça agora mesmo o seu comentário!