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Uma das comunicações mais importantes para esse segmento é a mensagem de retorno. Após a primeira consulta, o seu paciente odontológico deve voltar depois de um determinado número de dias para dar continuidade ao tratamento. Se ele se esquece, torna-se mais difícil fidelizar esse paciente.
É por isso que você precisa ter uma boa estratégia de comunicação voltada para o envio de mensagens para o retorno de pacientes odontológicos. Parece algo simples, mas pode fazer uma grande diferença para a sua clínica. Basta contar com uma estratégia eficaz voltada a esse fim. Confira!
Por que é importante fidelizar pacientes odontológicos?
É difícil encontrar um mercado que não seja concorrido. O segmento de clínicas odontológicas precisa sempre contar com as melhores estratégias para garantir que seus pacientes continuem preferindo seus serviços, em vez de passar para um concorrente.
É por isso que a fidelização é tão importante. Desenvolver ações focadas em garantir que seu público continue preferindo a sua clínica envolve conhecer as necessidades e preferências dele para que seja possível atendê-lo em níveis superiores.
Isso envolve o uso de uma comunicação competente, que proporcione um serviço de qualidade para ajudar o paciente em seu dia a dia. Enviar mensagens com lembretes de consultas, exames e retornos é uma maneira de causar um impacto positivo nessas pessoas e fidelizá-las.
Quais ferramentas podem ser utilizadas na comunicação com os pacientes?
A tecnologia é uma das principais aliadas da comunicação, e isso também vale para o trabalho em sua clínica odontológica. Existem diversos canais que você pode utilizar para se comunicar com seus pacientes e enviar mensagens para eles, alguns com particularidades que os tornam únicos entre as opções.
Veja a seguir os principais métodos que você pode utilizar para se comunicar com seus pacientes de maneira digital.
Um meio de comunicação bastante tradicional, mas nem por isso irrelevante. Para realizar qualquer atividade na internet, é necessário ter um endereço de e-mail. Portanto, há grandes chances de seus pacientes terem um e estarem dispostos a receber suas mensagens.
Além disso, muita gente tem notificações de e-mail ativas no celular, o que possibilita alcançar essas pessoas até mesmo enquanto estão longe de um computador. Uma mensagem como essa pode trazer um estilo visual próprio, com imagens, links externos e anexos.
SMS
O SMS é um método mais imediato e simples de comunicação digital, mas é perfeito para enviar mensagem para retorno de pacientes odontológicos. Basta um lembrete ágil e direto para que o seu público fique sabendo da data e da hora do próximo compromisso.
Trabalhar com SMS exige que você tenha o número de telefone celular do seu paciente, algo que pode ser facilmente requisitado no momento do preenchimento da ficha de cadastro. A partir daí, você pode impactá-lo com suas comunicações digitais usando esse meio tão útil.
O aplicativo de mensagens mais popular do Brasil é uma alternativa a outros meios de comunicação digital, principalmente o SMS. As pessoas já se acostumaram a resolver tudo pelo WhatsApp, então, uma clínica odontológica estará totalmente alinhada a essas expectativas, se começar a enviar mensagem para retorno usando esse recurso.
Usar o WhatsApp para representar a sua clínica exige uma identidade clara da sua marca no aplicativo. Então, use um avatar com o seu logo, tenha um nome legível e, mais importante do que tudo, não deixe seus pacientes falando sozinhos.
Como um software especializado pode ajudar nesse trabalho?
Por mais existam diversos canais digitais para se comunicar com seus pacientes a respeito de retornos e outros lembretes, nada substitui a experiência de utilizar um software especializado em clínicas odontológicas. O principal diferencial é que ele já vem preparado para as particularidades desse tipo de empresa.
Conheça a seguir os recursos fundamentais de um bom software especializado em clínicas odontológicas.
Gestão financeira
Se as contas da sua clínica odontológica não são bem organizadas, toda a sua estrutura tende a ficar comprometida. Não deixe que isso aconteça: busque a ajuda de uma solução especializada no segmento de odontologia para controlar as movimentações da sua clínica e economizar os gastos com contador.
Controle de retornos
A sua clínica provavelmente já perdeu a oportunidade de fidelizar muitos pacientes porque não os lembrou de um retorno de consulta. Trata-se de algo bastante complexo de controlar manualmente, mas isso não precisa ser um problema. Basta contar com um software que automatize esse processo para você.
Gestão de pacientes
Lembrar das particularidades dos seus pacientes é um diferencial bastante valioso para que eles sejam fidelizados. Um software especializado permite que você se livre dos antigos prontuários de papel e migre para o formato digital, que é facilmente acessível e editável. Além disso, é uma solução que garante a segurança dessas informações.
Compras e estoque
Outra parte muito importante da gestão de uma clínica odontológica envolve o controle de entrada e saída de produtos do estoque, algo fundamental para mensurar gastos e minimizar gargalos. Além disso, é uma forma de ficar sabendo quando algum item está prestes a acabar e precisa ser reabastecido.
Marketing e publicidade
Uma clínica odontológica precisa se preocupar com iniciativas de marketing se deseja fidelizar pacientes e conquistar novos. É ainda melhor quando se trabalha com uma solução especializada que prevê essa possibilidade, especialmente o envio de mensagens para retorno. Busque uma solução que possa fazer esse contato pelos canais certos para ter sucesso.
Uma boa comunicação é fundamental para o sucesso de uma clínica. Enviar mensagem para retorno de pacientes odontológicos é uma maneira bastante eficaz de fidelizar essas pessoas, garantindo que voltem e que tenham uma boa experiência com seus serviços. Portanto, valorize ações como essa e veja os seus resultados melhorarem.
Quer ter todos esses benefícios na sua clínica odontológica? Então, acesse o nosso site e conheça as funcionalidades do controleODONTO!
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