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Podemos dizer que o Brasil é um país empreendedor. Segundo dados publicados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), cerca de 52 milhões de brasileiros tem seu próprio negócio.
A saúde é uma área que sempre está em alta. Afinal, todos sempre estão precisando de algum serviço relacionado a esse nicho do mercado.
Entretanto, é preciso dizer que empreender não é uma tarefa simples. Montar um negócio requer planejamento, estudo e trabalho duro.
Além disso, a resiliência é indispensável para a sobrevivência de qualquer empreendimento em um mercado competitivo. Mesmo quando se trata de uma necessidade básica da sociedade, como a saúde.
Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a se aventurar no mundo dos negócios.
1.Planeje
De nada adianta ter uma grande ideia e dinheiro no bolso se o negócio não é bem planejado. Afinal de contas, é impossível chegar a um destino sem sabermos qual é o caminho até ele.
Imagine o que seria de uma embarcação se o seu capitão não tivesse em mãos o mapa e um plano de navegação. Ela certamente iria naufragar ou se perder no mar, não é mesmo?
Com um negócio funciona da mesma forma. Por isso, antes de qualquer coisa, estabeleca sua metas, trace estratégias para cumpri-las e conheça os pontos fortes e fracos da sua empresa.
2.Conheça o mercado
Estudar o mercado faz parte do planejamento e é tão importante que merece ser destacado em um tópico.
Isso porque, quando um gestor não conhece intimamente as especificidades do seu nicho de atuação é como se ele estivesse andando no escuro.
Ao aprofundar seus conhecimentos na área você se destaca em meio à concorrência, pois será capaz de identificar as necessidades do seu público e pensar em maneiras de inovar.
Durante os estudos se pergunte o que você pode fazer de diferente e localize as lacunas no mercado que podem ser preenchidas.
Exemplificando
Para esclarecer melhor esse tópico vale um exemplo:
Imagine que você acabou de montar a sua empresa de convênios odontológicos, mas se dá conta que a concorrência é muito grande. Por isso, recorre aos conhecimento que adquiriu quando estava estudando essa área.
Então, você percebe que apostar no convênio odontológico empresarial é uma boa saída, pois é um nicho que está em expansão e que ainda é pouco explorado.
3 . Aprenda sobre gestão
Muitos empreendedores do ramo da saúde são profissionais com experiência na área, mas não propriamente gestores. Esse é o caso de dentistas, farmacêuticos, esteticistas, entre outros.
Para começar um negócio não basta ter afinidade ou experiência na área, é fundamental que você saiba como lidar com questões administrativas, estratégicas e logísticas.
Sendo assim, faça cursos e consuma muitos materiais informativos sobre gestão empresarial. É possível, também, contar com serviços de consultoria.
4. Estude sobre marketing e vendas
Você pode até contratar um profissional ou agência especializado nessa área, entretanto, é importante que você saiba como vender o seu serviço ou produto.
Isso porque, saber como destacar a sua empresa no mercado e como se comunicar com o seu público-alvo é um dos fatores que determinarão o sucesso dos negócios.
Por meio de uma plano de marketing bem estruturado você conseguirá atrair mais clientes, fornecedores e até parceiros para investir no seu trabalho.
5.Criar para otimizar
Essa dica é muito simples, mas faz toda a diferença no decorrer do seu trabalho. Muitas pessoas acabam fracassando nos negócios porque acreditam que devem colocar no mercado um produto ou serviço perfeito, ou seja, que esteja pronto.
Entretanto, não é assim que funciona. Ainda que você planeje tudo nos mínimos detalhes e estude muito sobre o mercado, você só saberá o que funciona e o que não funciona quando começar a trabalhar.
Por isso, coloque a sua ideia em prática lançando uma versão mais simples do seu produto ou serviço. Assim, você conseguirá ver se a sua ideia é realmente interessante e poderá otimizá-la até chegar à todo o seu potencial.
De volta ao exemplo
Vamos voltar ao exemplo do plano odontológico:
Depois que você colocou o seu plano dental empresarial no mercado, os resultados não estavam sendo muito satisfatórios. Isso porque, as empresas médias, que são o seu público-alvo, não estão achando sua proposta atrativa.
Com uma rápida pesquisa por plano odontológico empresarial preços você percebeu que as facilidade oferecidas por você não se encaixam com a faixa de preço desempenhada pelas concorrentes.
Por isso, você resolveu criar diversas opções de planos empresariais para atender diferentes demandas. E sua nova estratégia funcionou!
6. Conheça as regulamentações do ramo da saúde
Lembra quando dissemos que para empreender é essencial conhecer o mercado? Bom, quando se trata do ramo da saúde existem algumas particularidades nas quais você precisa ficar atento para não burlar as leis.
Para se ter uma ideia, para abrir um consultório, clínica ou hospital é preciso, além das licenças usuais, manipular equipamentos médicos de acordo com a regulamentação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Alguns profissionais, como médicos e dentistas, precisam seguir os Códigos de Ética de seus respectivos órgãos regulamentadores.
Além disso, os Códigos de Ética também determinam como o marketing da saúde deve ser feito.
É proibido, por exemplo, utilizar linguagens sensacionalistas e se autopromover por meio de divulgações nos meios físicos e digitais.
Mão na massa!
Depois da leitura deste conteúdo você já está quase pronto para colocar suas ideias em prática. Empreender requer um estudo aprofundado, portanto, busque conhecimentos em livros, cursos e não exite em buscar a ajuda de outros empreendedores para se inspirar e aprender o caminho das pedras.
Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Ideal Odonto.
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