fbpx

Aprenda como medir o retorno sobre investimento de uma clínica!

A implementação de um estabelecimento de saúde exige um planejamento financeiro adequado à realidade em que ele está inserido. Até porque, sem um detalhamento prévio do aporte necessário, ou seja, do valor a ser investido e também dos gastos, fica difícil saber se o negócio é vantajoso e terá chances de se tornar promissor.

Nesse sentido, é importante avaliar o possível retorno sobre investimento desse empreendimento. Afinal, além do tradicional capital de giro, que é responsável por financiar materiais para a manutenção do negócio, também é essencial analisar as despesas, como o marketing e a remuneração de colaboradores. Tudo isso serve para se chegar ao valor potencial de lucratividade desse negócio.

Quer saber como investir corretamente e ter sucesso com a sua clínica? Este artigo vai apresentar o conceito de ROI, a sua importância e as principais características dessa métrica financeira tão importante para o cálculo do retorno sobre investimento. Acompanhe a leitura!

O que é o ROI para clínicas?

O ROI é a sigla para a expressão em inglês “Return On Investment”. Trata-se de uma métrica que ajuda a entender com mais detalhes o andamento financeiro da clínica, ou seja, se o negócio está apresentando lucro e se o investimento inicial que foi realizado está sendo devidamente recompensado — o cálculo demonstra os valores que a empresa ganhou ou perdeu em relação à quantia que foi aplicada.

Nesse sentido, o ROI é uma estratégia fundamental. Não se deve investir em várias ações sem ter, pelo menos, uma prévia de qual será o retorno sobre o investimento de cada esforço diante de seu orçamento.

Esse indicador financeiro tem a capacidade de mensurar o retorno que uma determinada ação vem trazendo bons ganhos para a receita final da clínica (campanha de marketing ou instalação de um software, por exemplo). Essa métrica é bem simples e eficiente e pode ser calculada com periodicidade de forma a saber se o estabelecimento de saúde está ganhando ou perdendo valores.

Banner - WhatsApp ControleODONTO

  

Como calcular o retorno sobre investimento?

O cálculo básico para se chegar ao ROI de clínicas consiste na seguinte fórmula:

ROI = (ganhos captados — investimento inicial) / investimento inicial

O cálculo é simples. Basta fazer a subtração dos ganhos pelo valor do total do investimento inicial realizado e, então, dividir essa quantia pelo número que foi encontrado e também pela quantia correspondente ao investimento inicial.

Nesse sentido, o investimento inicial consiste em toda a quantia que foi injetada no negócio, como compras de materiais e ferramentas de saúde, equipamentos para exames médicos, salário dos funcionários, decoração, pintura etc. Portanto, o ganho obtido corresponde aos lucros. É importante que os valores que são utilizados para o cálculo do ROI sejam os mais coerentes, completos e próximos possíveis à realidade da clínica.

Da mesma forma, é importante estabelecer a frequência com que essa métrica que mede o retorno sobre investimento será calculada. A periodicidade também influencia os resultados e tem influência direta sobre o planejamento e a estipulação de metas.

Exemplo de como calcular o Retorno sobre Investimento

Veja um exemplo para que você consiga entender melhor como funciona esse cálculo. Se o gestor aplicou uma quantia de R$ 200 mil na instalação e montagem da clínica e obteve o valor de R$ 600 mil de lucro durante 6 meses, isso significa que ele teve um ROI correspondente a 2 — o equivalente a 200% de lucro. Primordialmente, isso significa que a instituição médica conseguiu render 2 vezes mais sobre todo o valor que foi necessário para o seu funcionamento.

Confira abaixo a seguinte equação:

ROI = (600.000 — 200.000) / 200.000

ROI = 2

Desse modo, ao conhecer o retorno sobre o investimento aplicado, fica mais fácil definir se a clínica está conseguindo ter um bom desempenho e também a lucratividade esperada.

Por que é importante calcular o ROI de uma clínica?

O ROI é uma estratégia que auxilia muito os gestores a obter sucesso na saúde financeira da clínica. Graças ao resultado desse indicador é possível saber se as ações adotadas estão surtindo os resultados desejados e se o dinheiro está entrando no negócio, conforme o esperado. Da mesma forma, ele é importante para evitar a ocorrência de erros que podem prejudicar o orçamento como um todo.

Todavia, o ideal é que esse cálculo seja feito de tempos em tempos — semanalmente, mensalmente, de 3 em 3 meses e por aí vai. Na verdade, a frequência vai depender da estratégia escolhida pelos gestores.

Por isso, é importante documentar todas as operações financeiras que vão acontecendo durante todo o período. Esses dados devem ser armazenados em um ambiente único e organizados por data para facilitar os cálculos e, assim, ter um controle mais exato em cima das finanças e sobre as movimentações financeiras.

Portanto, oriente os colaboradores a guardar todos os recibos, notas fiscais, folhas de pagamento de empregados, boletos e demais documentos que comprovem os gastos despendidos e os investimentos realizados — tanto aqueles que apresentam pequenos valores quanto os mais altos.

Quais são os benefícios de calcular o ROI?

Conheça as principais vantagens que o cálculo ROI traz para as clínicas:

  • prioriza os projetos mais rentáveis e com potencial de lucro;
  • proporciona uma visão mais ampla e sistêmica de toda a empresa;
  • simplifica o levantamento dos dados;
  • permite a tomada de decisões mais acertadas e de forma mais rápida;
  • justifica os investimentos que são realizados;
  • dribla eventual burocracia para captar recursos.

O retorno sobre investimento é uma métrica obtida periodicamente que ajuda a conhecer, de forma mais precisa, os lucros de um empreendimento. Portanto, o ideal é contar com o auxílio de um bom software especializado no cálculo do ROI de empresas. Esse mecanismo automatizado tem a capacidade de auxiliar na medição do ROI, ajudando a obter valores com mais precisão e segurança.

Quer saber como calcular o retorno sobre investimento e conseguir bons resultados na sua clínica? Podemos ajudar você. Somos uma empresa que oferece o software de gestão clínica (SAAS). Trata-se de um mecanismo criado para facilitar e automatizar a administração de clínicas odontológicas e clínicas médicas, tanto na parte financeira como administrativa. Então, entre em contato com a gente!

Software para Clínicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *