Direitos do paciente.
Manter uma clínica em funcionamento vai além de uma boa gestão. Além dela, é necessário ficar atento às qualidades dos serviços oferecidos e ao atendimento.
No entanto, para garantir que o consultório continue crescendo, é fundamental conhecer os direitos do paciente e seguir o que a lei impõe. Assim, você evita problemas e insatisfações que podem ocasionar prejuízos.
É essencial ter em mente que é por meio de estratégias que respeitem os pacientes que o seu negócio passa a prosperar, dando os resultados esperados. Para que você fique por dentro do assunto, abaixo apresentaremos alguns desses direitos. Acompanhe!
Quais são os riscos legais de quem não respeita os direitos do paciente?
Assim como qualquer lei, o descumprimento dos direitos dos pacientes pode acarretar problemas legais. Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento, é essencial observar o que a lei implica em relação ao atendimento.
Qualquer descumprimento pode causar processos judiciais, prejudicando financeiramente o seu negócio. Além disso, a reputação da sua clínica e a imagem dos seus profissionais passam a receber pontos negativos, fazendo com que você perca autoridade no mercado. Tais processos podem se tornar mais agravantes quando é comprovado negligência do profissional, ocasionando risco à saúde do paciente.
Quais são os principais direitos dos pacientes?
Há uma série de regras que devem ser cumpridas para que você e seus colaboradores ofereçam segurança às pessoas que procuram pelos serviços. Confira, abaixo, alguns dos mais importantes direitos de todos os pacientes.
Atendimento humanizado
Os profissionais da área da saúde devem atender seus pacientes com dignidade, sendo respeitosos e atenciosos, especialmente ao atender pacientes idosos. É preciso ter total atenção no que ele está relatando, tentando amenizar seu sofrimento sempre que possível e oferecendo conforto. Assim, o paciente se sentirá protegido e terá segurança não só no profissional em questão, mas em todo o tratamento ao qual será submetido.
Para melhorar a sua relação e garantir que esse direito esteja sendo respeitado, trate as pessoas por nome e sobrenome. Evite identificar seu paciente por números, códigos ou qualquer outra forma de tratamento, pois isso pode afastá-lo de você, fazendo com que ele se sinta desmotivado e em conflito.
É igualmente fundamental fazer com que o ambiente seja o mais agradável possível, mantendo um local confortável e que tenha alguma distração enquanto a pessoa espera ser atendida.
O atendimento humanizado começa na recepção, mas se estende por todo o processo — afinal, cabe a todos os envolvidos seguir as normas que são impostas por lei. Além disso, ele deve ser atendido assim que chega ao local, sem ultrapassar 30 minutos, assegurando sempre o seu bem-estar. Portanto, você deve reduzir o tempo de espera sempre que puder.
Tratamento completo
Assim que o indivíduo escolhe ser atendido e tratado pela sua clínica, é necessário fazer o serviço completo e com qualidade. Em outras palavras, o profissional da saúde não pode abandonar o paciente. O tratamento só deve ser interrompido caso ocorra algum problema que possa comprometer a relação médico-paciente e o desempenho do profissional seja afetado. Porém, a assistência prestada deve ser assegurada mesmo nos casos mais extremos.
Para que isso não aconteça, faça o possível para estreitar a relação com os pacientes (sem abandonar o profissionalismo, é claro). Com isso, a pessoa ficará cada vez mais satisfeita com o atendimento, valorização a sua gestão clínica.
Informação detalhada e clara
O paciente deve ser sempre informado sobre o procedimento que será realizado. Você e os demais profissionais devem explicar cada etapa com clareza e detalhes para que a pessoa compreenda o que será feito.
Todos os dados sobre os exames que serão realizados, a coleta do material para ser analisado, os passos do tratamento e medicamentos receitados devem ser repassados com objetividade. Isso também inclui o diagnóstico, ações terapêuticas e os efeitos que isso pode causar. Se for necessário, as informações precisam ser adaptadas para o entendimento do paciente.
A pessoa deve estar ciente dos instrumentos escolhidos, patologias que podem ocorrer e, caso existam, os riscos. Ele ainda deve ser informado quando o tratamento for experimental, sendo assegurada a recusa do mesmo. Uma boa indicação é deixar material informativo disponível para sanar dúvidas que possam surgir e manter sempre um profissional à disposição para resolver problemas.
Recusa de diagnóstico e procedimentos
É direito do paciente recusar o diagnóstico feito pela clínica ou qualquer procedimento indicado, sendo expresso de maneira livre e voluntária, após o esclarecimento dado pelo profissional. Caso haja alguma alteração do seu estado de saúde, a pessoa deve ser consultada para que novos processos sejam feitos.
No entanto, se o tratamento já foi iniciado, o paciente pode revogá-lo quando achar necessário, sem que seja sujeito às sanções jurídicas. Se isso acontecer, cabe a você explicar o que pode acontecer com a interrupção do tratamento e procurar por alternativas que possam ser mais viáveis e seguras, trazendo resultados positivos e satisfatórios.
Livre acesso ao prontuário
As clínicas costumam resguardar os prontuários para serem consultados sempre que for preciso. Contudo, o paciente também pode ter esse acesso quando quiser. É importante que os dados contidos sejam legíveis e que os documentos que apresentam o seu histórico também estejam guardados.
O prontuário deve ter informações desde o início do atendimento até a evolução do problema. Ainda é fundamental registrar o raciocínio clínico, exames, condutas, detalhes do tratamento e qualquer outro dado relacionado com o paciente. Faça anotações do diagnóstico e tratamento de maneira clara e repasse para o seu paciente, mantendo no papel o seu registro, nome e número de inscrição do Conselho Profissional.
Acompanhamento
Outra obrigação da clínica é permitir que o paciente, caso deseje, seja acompanhado por uma pessoa que ele indicar. O acompanhante pode frequentar consultas, internações, exames e tratamento, exigindo do profissional auxílio para melhorar o seu conforto. É de inteira responsabilidade da clínica fazer com que não só o paciente, mas também o acompanhante seja tratado com respeito e simpatia, promovendo bem-estar e proteção a todos os envolvidos.
Os direitos do paciente devem ser sempre seguidos por todos os profissionais da saúde. Isso evita problemas judiciais e assegura a clínica de que possa continuar em pleno funcionamento. Além disso, melhora a sua imagem perante o mercado e a concorrência.
Gostou das nossas dicas? Quer continuar recebendo informações relevantes? Siga nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo!
Vem aprender mais sobre sua gestão!
Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.