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O atendimento humanizado tem sido debatido de maneira recorrente em todas as esferas da assistência à saúde — e um dos pontos mais importantes tem sido o de compreender os indivíduos como seres humanos complexos, com experiências e desejos singulares.
Prestar um serviço de saúde que se baseia no cuidado humanizado significa, como o próprio nome diz, tratar o paciente de modo mais acolhedor. Para isso, o atendimento deve ser associado às habilidades técnicas adquiridas pelo estudo e experiência clínica.
Essa prática está gerando muitos resultados positivos, e também contribuindo para a fidelização de pacientes e a efetividade do tratamento — uma vez que, ao estabelecer uma relação de confiança, os profissionais da saúde ganham maior credibilidade e sucesso em suas carreiras.
Como na área da odontologia isso não seria diferente, desenvolvemos um conteúdo completo sobre como implantar o atendimento humanizado. Continue a leitura e entenda os principais métodos a serem desenvolvidos na sua clínica!
Qualificação da equipe
Um dos pontos mais importantes ao planejar a implantação do atendimento humanizado é a qualificação de todos os colaboradores que compõem o quadro da clínica, desde recepcionistas a especialistas em diferentes áreas da odontologia. Afinal, o tratamento diferenciado acontece desde o primeiro contato na sala de recepção ou durante aquela ligação ou mensagem para a marcação de consultas e acompanhamento.
Nesse contexto, dois cuidados devem ser considerados: a cautela no momento de contratação e integração de novas pessoas ao corpo clínico e a ministração de treinamentos de maneira recorrente, enfatizando a importância do atendimento humanizado.
Atenção aos detalhes ao contratar
Certamente alguns dos aspectos que você não abre mão ao agregar novos indivíduos à sua equipe são a habilidade e competência profissional, certo? Isso realmente é imprescindível. No entanto, analisar questões que envolvem a personalidade, ética e caráter dessas pessoas é fundamental.
Implantar o atendimento humanizado requer que os profissionais envolvidos estejam dispostos a se colocar no lugar do outro, estabelecer a empatia e sempre colocar os pacientes em primeiro lugar. Para tanto, busque conhecer os profissionais que farão parte do dia a dia da clínica e terão um contato direto com a clientela.
Treinamentos são essenciais
Sabemos que a rotina de um consultório é atribulada e ministrar treinamentos de maneira recorrente pode ser um tanto quanto trabalhoso. Entretanto, a educação continuada é uma prática que tem o potencial de otimizar o tempo dos funcionários.
Quando a equipe está alinhada e engajada em um mesmo ideal, é muito mais fácil atingir resultados e metas previamente estipulados. O trabalho em equipe é um dos pontos-chave de uma clínica, e se esse esforço estiver baseado na prática do atendimento humanizado, certamente a clientela aumentará consideravelmente.
Utilização de tecnologias
Neste tópico você deve estar se perguntando o que o atendimento humanizado — que apresenta como objetivo estabelecer uma relação mais humana entre profissionais da saúde e pacientes — tem a ver com o uso de tecnologias, certo?
Pois bem, a questão é que esses dois recursos se complementam e garantem ótimos resultados quando usados em conjunto. Mas vamos à prática: como a inteligência artificial e as ferramentas digitais podem auxiliar na implantação de um atendimento mais empático e de qualidade?
O primeiro ponto diz respeito à otimização do tempo dos profissionais. À medida que recursos digitais são utilizados para a automatização de processos de gestão, como o agendamento de consultas e o armazenamento do prontuário eletrônico, além da realização de atividades burocráticas e repetitivas, é possível dedicar mais tempo à prestação do serviço de saúde, que, por sua vez, se torna muito mais humano e preditivo.
Ademais, os avanços tecnológicos estão cada vez mais precisos e eficientes. Dessa forma, diagnósticos e procedimentos são realizados mais rapidamente, assim como a análise e obtenção de exames de imagem que, por exemplo, podem ser anexados em softwares que fornecem sistemas em nuvem.
Todos esses benefícios contribuem para uma maior praticidade e agilidade dos processos rotineiros e para a produtividade dos colaboradores da clínica que, consequentemente, terão mais oportunidades de se dedicar ao atendimento humanizado.
Comunicação no atendimento humanizado
O estabelecimento de uma comunicação adequada, objetiva e clara é importante não somente entre os membros da equipe, mas também em relação aos pacientes. Essa é uma estratégia de humanização que faz toda a diferença e é relativamente fácil de ser implantada.
Comunicação entre os colaboradores
Para que a implantação do atendimento humanizado seja eficaz, é indispensável que a comunicação seja estimulada. Ouça o que os funcionários têm a dizer e considere suas sugestões, assim como reclamações ou elogios. Dessa forma, os valores e atitudes determinantes na cultura de humanização são enraizados e sustentados mais facilmente entre os prestadores do serviço à saúde.
Comunicação com os pacientes
Olho no olho, compreensão e estabelecimento de uma relação de confiança: essas são estratégias essenciais de comunicação que devem ser aperfeiçoadas para que os pacientes se sintam mais seguros e satisfeitos durante as consultas.
Atitudes simples como perguntar efetivamente o que essas pessoas estão sentindo, suas reais queixas ou qual é o nível de possíveis dores ou incômodos fazem com que elas se sintam mais amparadas e acolhidas.
Ouvir o que o indivíduo tem a dizer facilita a percepção do outro como um ser humano complexo, compreendendo seus aspectos biológicos, sociais e psicológicos. O desenvolvimento dessa visão holística pode inclusive identificar outros fatores diretamente relacionados à saúde, cruciais no estabelecimento da conduta clínica.
Além disso, esqueça os termos técnicos e científicos da odontologia e considere explicar, de maneira simples e compreensível, os motivos pelos quais os procedimentos estão sendo adotados. Essa atitude, devido à melhor perspectiva dos pacientes, garante que os resultados do tratamento sejam mais efetivos.
O atendimento humanizado é primordial para que os dentistas e todo o corpo de colaboradores da clínica criem vínculos e fidelizem a clientela. E, como pudemos perceber, a humanização em saúde não requer atitudes e técnicas muito complexas.
Estratégias acessíveis e simples podem ser implantadas na rotina da clínica e influenciar tanto a produtividade dos profissionais quanto a credibilidade das pessoas que buscam ser atendidas. Comece a introduzir essa prática aos poucos e observe a transformação do ambiente de trabalho e satisfação de todos os envolvidos
Achou interessante nosso conteúdo sobre os principais aspectos necessários para implantar o atendimento humanizado? Então você também vai gostar de saber mais sobre o que é a gestão de atendimento e qual a sua importância. Boa leitura!
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