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Como o marketing odontológico ajuda os profissionais?

ago 29, 2018 | Atendimento

Durante muito tempo o marketing odontológico foi considerado desnecessário. Todavia, em meio à alta competitividade do mercado, inovação e propaganda se tornaram fatores de extrema relevância para o sucesso.
Na intenção de conquistar um maior número de pacientes, os consultórios odontológicos passaram a investir nas estratégias de marketing.
Sabe-se que muitas empresas alcançam ótimos resultados aplicando essa técnica. Por isso, nada melhor do que aliar o marketing aos consultórios odontológicos.
Para que você saiba mais sobre o assunto, neste artigo mostraremos a importância do marketing focado em consultórios odontológicos, ressaltando como fazê-lo de forma eficiente. Continue a leitura e confira!

O que é marketing odontológico?

O marketing identifica necessidades e desejos dos seus clientes, e então atraí-los para o seu negócio por meio de ferramentas diversas. Na área da saúde, essa técnica consiste em prestar serviços com um alto grau de excelência, de forma orientada às necessidades do paciente, dos profissionais e da organização.
O objetivo do marketing odontológico é divulgar a importância do seu serviço e as vantagens que ele pode oferecer às pessoas, criando e consolidando uma marca efetiva na área, com foco em atrair e fidelizar pacientes.
Vale destacar que, para ter resultados positivos, algumas estratégias aliadas ao marketing podem ajudar a contribuir para que seu consultório tenha cada vez mais pacientes. São elas:

  • Pesquisar e identificar os canais de comunicação preferidos dos clientes;
  • Usar redes sociais de forma tática;
  • Oferecer agendamento online;
  • Criar um programa interno de incentivos;
  • Avaliar a experiência oferecida;
  • Estabelecer um contato contínuo;
  • Criar um cartão de visitas;
  • Organizar eventos;
  • Oferecer treinamento à equipe.

O marketing nesse setor requer muito cuidado, devido às normas de divulgação do Código de Ética Odontológica, no qual são estabelecidas algumas regras sobre propaganda. Um exemplo é a proibição de vendas de serviços odontológicos por telemarketing, entre outras que não podem ser ignoradas.
Desse modo, é necessário estar atento ao tipo de técnica utilizada, a fim de evitar possíveis desacordos com as regras estabelecidas, resultando em penas que vão desde advertência confidencial, com aviso reservado, até cassação do exercício profissional.

Qual a importância de os consultórios odontológicos investirem nele?

Muitos profissionais, quando resolvem abrir seu próprio consultório, acabam negligenciando um dos processos cruciais de toda clínica odontológica de sucesso: atrair pacientes. Mas isso se torna possível ao investir em marketing odontológico. E sem ele, pode ser difícil conquistar pacientes além dos seus amigos, familiares e pessoas que conhecem o local.
Sem dúvida, a melhor forma de atrair pessoas é a partir da indicação de outros pacientes, o famoso marketing boca a boca. Isso demonstra o quanto seu trabalho está sendo bem-feito e deve ser muito valorizado. No entanto, essa é apenas uma das diversas maneiras que você tem para conquistar sucesso com sua clínica.
Ao investir em estratégias de marketing, você tem oportunidade de apresentar seus serviços para um público diverso, além de poder esclarecer eventuais dúvidas e oferecer informações que agregam conhecimento. Mas, não se esqueça que o investimento deve ser contínuo e que os resultados só aumentam com o tempo.

Como ele pode ajudar os profissionais dessa área?

Obter informações seguras e de qualidade é crucial em qualquer setor, mas no segmento da saúde, essa realidade é ainda mais relevante. Essas informações podem ajudar com boas práticas e alertas importantes.
Nesse contexto, o marketing contribui significativamente por aumentar a visibilidade do consultório e firmá-lo como autoridade por criar conteúdo e prestar serviços de qualidade, assim conquistando mais pacientes.
Outros inúmeros benefícios são alcançados com a prática. Dentre eles, podemos destacar:

  • atrai novos pacientes;
  • fideliza os pacientes atuais;
  • fortalece a imagem;
  • aumenta a visibilidade de novas oportunidades;
  • orienta as pessoas sobre determinados tratamentos;
  • divulga procedimentos novos;
  • atinge as expectativas financeiras;
  • cria uma experiência única de atendimento.

Além disso, o marketing é uma excelente oportunidade de crescer e se desenvolver dentro do ramo da odontologia, tornando-se, assim, um profissional altamente capacitado para atender as exigências do mercado.

Como ele pode ser feito?

Em primeiro plano, para aplicar as técnicas adequadas de marketing em seu consultório, é importante identificar seu público-alvo – bem como as suas necessidades e características –, conhecer o mercado e elaborar um plano de ações.
O marketing odontológico pode ser organizado por meio de diversas ferramentas. Ele é feito basicamente de duas formas: pelo método tradicional ou digital.
O marketing digital é o conjunto de estratégias com o objetivo de promover uma empresa na internet. Difere-se do tradicional por envolver o uso de vários canais online e de métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real. Para atrair pacientes por meio das tecnologias, podem ser utilizadas estratégias como:

  • E-mail marketing;
  • Marketing de Busca;
  • Aplicativos;
  • Redes sociais (como Instagram, Facebook, Twitter, YouTube);
  • Marketing de Conteúdo.

Já o marketing tradicional pode ser desenvolvido de maneira física, por meio de panfletos, cartões de visita, notas em revistas e jornais, entre outros.  Algumas dessas técnicas apresentam custo mais baixo e acessível para as empresas e, apesar de menos usuais, ainda alcançam resultados eficazes.
Sabe-se que a internet possibilita que o paciente tenha um maior alcance de serviços, exercendo forte influência nas suas escolhas. Desse modo, o marketing digital destaca-se por ser utilizado pela grande maioria e trazer mais resultados positivos.
Isso posto, pode-se dizer que o marketing digital é certamente uma estratégia muito relevante para atrair e fidelizar pacientes, o que inclui ter um site bem estruturado e com conteúdo informativo constantemente atualizado e compartilhado nas redes sociais, por meio de uma linguagem clara e acessível.
É essencial lembrar que as ferramentas de divulgação, como anúncios e propagandas, podem significar mais que apenas campanhas publicitárias com intenção de aumentar suas vendas, pois oferecem conteúdo relevante.
Nota-se, portanto, que o marketing odontológico é um diferencial para o seu negócio. Encontre um método, conheça seu público e, acima de tudo, lembre-se de entregar um excelente serviço para fidelizar seus pacientes!
Agora que você já sabe como o marketing odontológico pode ajudar a sua área, conheça as normas e documentações que precisam estar em dia na sua clínica. Baixe agora mesmo o nosso e-book e fique por dentro do assunto!

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