O Instagram foi criado em 2010 e, durante os primeiros anos, o compartilhamento entre os usuários se baseava em fotos de paisagens, pratos apetitosos de comida e viagens de mochileiros que se aventuravam pelo mundo.
No entanto, hoje, a rede social abrange uma variedade de perfis e é uma ferramenta muito relevante no que diz respeito ao marketing digital e atividades relacionadas à atração de clientes. E a área da odontologia não ficaria de fora da influência digital que o Instagram consegue exercer.
Conteúdos interessantes e realmente úteis que impactam diretamente na qualidade de vida dos usuários geram engajamento e podem ser muito vantajosos para clínicas e consultórios.
Mas como desenvolver um Instagram para empresas? Existem restrições ou boas práticas para compartilhar certos tipos de conteúdo? Continue acompanhando este artigo e entenda tudo sobre o assunto!
A importância de utilizar o Instagram para sua clínica
O Instagram tem cerca 800 milhões de usuários no mundo, de acordo a última divulgação estatística sobre a rede social. O Brasil, com aproximadamente 50 milhões de usuários, é o segundo país com maior número de perfis registrados.
Outro dado importante é que já existem mais de 15 milhões de contas comerciais e 2 milhões de anunciantes no mundo, sendo que esse número está crescendo cada dia mais. Segundo a própria empresa, 80% das pessoas seguem perfis de cunho profissional.
Diante desse cenário, fica mais claro compreender a importância de construir uma presença nessa rede social, certo? Se o conteúdo criado for planejado de acordo com as necessidades de seus usuários, fica simples convertê-los em pacientes.
Sabemos o quanto é fundamental ser referência na área de saúde, e a proximidade que a rede social proporciona entre usuários e profissionais tem o potencial de aumentar a confiança no serviço prestado.
Estratégias para atrair pacientes
As técnicas de marketing no Instagram dependem de um certo planejamento estratégico, e não basta somente postar stories aleatórios mostrando o novo visual da clínica ou a rotina da equipe em dias ocasionais.
Desse modo, separamos algumas dicas para te ajudar a entender como utilizar essa importante ferramenta de marketing corretamente.
Ative o perfil empresarial no Instagram
Em junho de 2016 o Instagram começou a disponibilizar a opção de criar contas empresariais. Essa mudança permitiu que informações relevantes das empresas, tais como números de contato e endereço fossem adicionadas na descrição do perfil.
Utilizando esse tipo de conta, você consegue promover anúncios de posts, inserir botões que permitem entrar em contato direto com a empresa e integrar o Facebook para otimizar a gestão do perfil comercial por outros colaboradores.
Outro benefício da conta empresarial é a possibilidade de observar estatísticas relevantes para a análise de marketing, mensuração de métricas e alcance do seu negócio dentro da rede.
Indicadores como impressões, interações dos seguidores e dados demográficos dessas pessoas auxiliam seu planejamento estratégico de posts, assim como o estudo de seu público-alvo.
Publique casos clínicos e histórias reais
Mais do que compartilhar conteúdos e informações relevantes, é interessante que as pessoas vejam a resolução de casos que a equipe clínica conseguiu alcançar. Além disso, situações mais complexas ou inéditas são bons exemplos a se considerar.
Conteúdo real gera mais engajamento, e quando os seguidores veem o resultado dessas habilidades de maneira explicativa e clara, eles podem começar a considerar fazer um tratamento ou mesmo intervenções estéticas.
Entretanto, é necessário destacar a importância de respeitar o sigilo clínico e a identidade desses pacientes. Falaremos mais adiante sobre a propaganda e marketing em redes sociais estabelecidos no código de ética da profissão.
Mantenha a periodicidade de postagens
Diante da expansão crescente dos perfis de Instagram para empresas e a influência digital direta aos usuários, a rede começou a valorizar conteúdos com maior poder de engajamento e compartilhamento.
É possível, inclusive, escolher entre criar contas pessoais ou profissionais. No entanto, você pode estar perdendo uma interação significativa com os seguidores se os posts forem publicados em horários que não são compatíveis com seu público.
Para isso, o ideal é testar diferentes horários de publicação observando quantas pessoas curtem, comentam e compartilham. Poste, por exemplo, em três horários diferentes do dia e adapte a maioria das postagens para os períodos de maior engajamento.
Ademais, procure fazer um planejamento semanal ou mensal de posts. Com o dia a dia atribulado é fácil esquecer de permanecer ativo na rede. Dessa forma, criar um calendário de publicações auxilia na periodicidade de publicações e os usuários vão notar sua presença online mais frequentemente.
Produza conteúdo relevante e interaja com os usuários
Foi-se o tempo em que as pessoas acreditavam piamente em seu médico ou dentista e seguiam seu tratamento sem entender muito bem os motivos pelos quais elas estavam com certas doenças ou complicações.
Hoje, com as informações em massa disponíveis na internet, os indivíduos procuram compreender melhor as causas e possibilidades de condutas clínicas disponíveis, não hesitando em procurar segundas ou terceiras opiniões quando não se sentem seguros.
Contudo, a grande quantidade de informação disponível também tem seu lado ruim. Principalmente em conteúdos relacionados à saúde, é preciso buscar por fontes confiáveis e fundamentadas em estudos científicos.
E é nesse cenário que o Instagram para empresas, especificamente as clínicas e consultórios, podem fazer a diferença. Os profissionais têm a competência de interpretar dados e estudos científicos complexos e repassá-los para os seguidores de maneira mais simples e clara, o que aumenta o prestígio da conta na rede social.
Além disso, interagir de maneira ativa com o público também potencializa a confiança e autoridade da imagem de sua empresa. Responda comentários e mensagens constantemente e veja o quanto os possíveis pacientes se sentem mais valorizados e estimam a clínica.
Ações proibidas pelo CRO
O Código de Ética Odontológica disposto pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) apresenta infrações éticas que fazem parte de um conjunto de boas práticas a serem seguidas nas redes sociais, não somente pelo estado de São Paulo, mas pelos profissionais de todo o Brasil.
Segundo o documento, publicar elementos sem que o paciente autorize a divulgação por escrito e propagandas que de alguma forma comercializem a prática da odontologia são proibidas.
Além disso, divulgar fotos de antes e depois também constitui infração ética, uma vez que imagens podem ser facilmente manipuladas e os pacientes podem interpretá-las como uma promessa de resultado.
Portanto, antes de começar a investir no Instagram para publicações da sua clínica ou consultório, o ideal é se inteirar do código de ética e verificar quais as melhores condutas para fazer divulgações com respeito aos pacientes.
O desenvolvimento de um Instagram para empresas requer planejamento estratégico como qualquer outra ação de marketing. Se as postagens forem realizadas com frequência, os conteúdos pertinentes e as imagens de qualidade, é possível atingir milhares de seguidores e, consequentemente, uma grande quantidade de pacientes.
O que você achou do conteúdo sobre Instagram para empresas? Consegue começar a aplicar algumas práticas no seu perfil profissional? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos interessantes como este!