Manter contato com o paciente é a regra básica para você melhorar o relacionamento com o seu público-alvo e fidelizá-lo. Afinal, o que faria ele voltar na sua clínica odontológica quando há tantas outras por aí, não é verdade?
O consumidor sempre foi um pouco exigente quando o assunto é qualidade do atendimento. Acontece que agora a concorrência está investindo pesado e criando mil e uma estratégias para se manter no mercado.
Então, o ideal é você investir em marketing para alcançar os seus objetivos e se destacar no seu meio. Uma forma de fazer isso se dá por meio de inovações tecnológicas. Sem os recursos da tecnologia se torna inviável interagir com o paciente fora da consulta. Saiba mais com a leitura deste artigo!
Uso da tecnologia para manter contato com o paciente
A atenção ao paciente não pode se limitar apenas ao momento em que ele está presente no consultório, mas antes, durante e depois da consulta. Para que você consiga tratar cada um de forma personalizada, é fundamental investir em um software odontológico.
Hoje, existem plataformas tão inteligentes que são capazes de fazer agendamentos com mapa de disponibilidade, enviar confirmação de presença e mandar felicitações aos aniversariantes de forma automática.
Tudo isso é importante para estreitar o relacionamento com o seu público. Quem não gostaria de ser lembrado por uma data tão especial, como o dia do aniversário? Ou de ser notificado com antecedência sobre um compromisso, como o dia da consulta?
É bom levar em consideração que o paciente não é um consumidor qualquer, mas alguém que está passando por um tratamento de saúde e que merece um cuidado diferenciado.
Por isso, invista nessa ideia para oferecer excelência no atendimento. Além de você fidelizar clientes e conquistar novos, a escolha de um software de gestão adequado vai resultar em diversos benefícios.
Emissão de nota fiscal eletrônica, relatório de performance de atendimento e pesquisa de satisfação com apuração em tempo real são alguns exemplos.
Cadastro de pacientes integrado com a comunicação
Um cadastro completo e atualizado de pacientes contém informações de contato e, com ajuda de um software específico para clínicas odontológicas, você pode enviar mensagens programadas por SMS ou e-mail de forma segmentada, ou seja, para um público específico.
Mas, o que enviar para seus pacientes? Ora, além de lembrá-los do dia da consulta com antecedência, é interessante que você seja mais presente em datas especiais, como festas comemorativas, Natal, Ano Novo, etc.
Que tal enviar um e-mail personalizado para seus pacientes? A tecnologia permite mencionar o nome do destinatário na mensagem, fato que dá um toque pessoal na comunicação.
Você já parou para pensar na importância de manter contato com o cliente também após a consulta? Poucas clínicas se preocupam em perguntar se o paciente está satisfeito com o atendimento.
E ainda há aqueles casos mais graves, em que ele passou por uma dor de dente muito grande ou se submeteu a um procedimento cirúrgico. Certamente esse paciente vai gostar de receber uma mensagem sua — como troca, você ainda recebe um feedback valioso sobre o seu atendimento.
Outra forma de manter contato é enviar conteúdo informativo. Sabe aquele paciente que adora perguntar tudo sobre o passo a passo do tratamento de canal? Aproveite para enviar artigos ou vídeos esclarecedores a respeito do assunto pelo qual ele tem curiosidade.
Ser atencioso com o seu público é uma ótima maneira de conquistá-lo. Se ele estiver feliz com o tratamento recebido, vai voltar outras vezes e indicar a sua clínica para amigos e familiares.
Confira outras vantagens de investir em um software de gestão no seu negócio para melhorar o atendimento e a interação com o paciente:
Acesso rápido às fichas médicas
Quando o sistema é informatizado, o atendente localiza a ficha médica do paciente em questão de segundos. Tudo o que você fizer para agilizar o atendimento vai se refletir positivamente na forma como as pessoas veem a sua empresa, pois ninguém gosta de ficar esperando.
Informações como histórico das últimas consultas, diagnósticos, tipos de exames que o paciente realizou, medicamentos que foram prescritos e tantas outras podem ser acessadas com rapidez a qualquer momento. Prático, não é mesmo?
Agendas mais eficientes
Manter um agendamento organizado é uma das principais ações de uma clínica. Pois, do contrário, o fluxo das consultas não funciona bem e o índice de faltas aumenta. Com um sistema integrado, é possível acionar o agendamento com apenas um clique, consultar a disponibilidade e programar lembretes para os pacientes não se esquecerem da data.
Acompanhamento em qualquer hora e lugar
Um bom software de gestão roda na nuvem: isso significa que você pode acessar todas as informações que precisar de qualquer dispositivo conectado à internet: tablet, computador ou smartphone. Essa praticidade é muito útil, principalmente quando você precisar consultar dados de casa ou quando estiver viajando.
Emissão de nota fiscal eletrônica e relatórios específicos
No sistema integrado, todas as áreas do consultório ficam conectadas. Sendo assim, você pode emitir notas ficais eletrônicas e acessar diversos relatórios, como cadastros, atendimentos, desempenhos, controle de metas, projeções financeiras, entre outros. Reunir tudo isso no mesmo sistema ajuda a reduzir falhas e retrabalho.
Oportunidade de fazer pesquisas de satisfação
Para garantir o sucesso da sua clínica, é necessário fazer pesquisas para medir o nível de satisfação dos usuários. Identificar pontos fortes e fracos do seu atendimento ajuda na sua tomada de decisão para traçar novas diretrizes e fazer as mudanças que precisam ser feitas.
É claro que nem todas as plataformas oferecem esse benefício, por isso você deve priorizar a escolha de um sistema capaz de gerar essa pesquisa de forma objetiva, além de fornecer os resultados à medida que as pessoas respondem o questionário.
Como você viu, a tecnologia proporciona soluções inovadoras para o seu negócio. Uma delas é o software de gestão específico para clínicas odontológicas, que oferece diversos recursos para você manter contato com o paciente e ainda organizar todos os processos internos. Pense nisso!