Gestão da Clínica
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas
No Result
View All Result
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
No Result
View All Result

Utilize a tecnologia para manter contato com seu paciente

por Reinaldo Ferreira
22 de outubro de 2024
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp

Manter contato com o paciente é a regra básica para você melhorar o relacionamento com o seu público-alvo e fidelizá-lo. Afinal, o que faria ele voltar na sua clínica odontológica quando há tantas outras por aí, não é verdade?
O consumidor sempre foi um pouco exigente quando o assunto é qualidade do atendimento. Acontece que agora a concorrência está investindo pesado e criando mil e uma estratégias para se manter no mercado.
Então, o ideal é você investir em marketing para alcançar os seus objetivos e se destacar no seu meio. Uma forma de fazer isso se dá por meio de inovações tecnológicas. Sem os recursos da tecnologia se torna inviável interagir com o paciente fora da consulta. Saiba mais com a leitura deste artigo!

Uso da tecnologia para manter contato com o paciente

A atenção ao paciente não pode se limitar apenas ao momento em que ele está presente no consultório, mas antes, durante e depois da consulta. Para que você consiga tratar cada um de forma personalizada, é fundamental investir em um software odontológico.
Hoje, existem plataformas tão inteligentes que são capazes de fazer agendamentos com mapa de disponibilidade, enviar confirmação de presença e mandar felicitações aos aniversariantes de forma automática.
Tudo isso é importante para estreitar o relacionamento com o seu público. Quem não gostaria de ser lembrado por uma data tão especial, como o dia do aniversário? Ou de ser notificado com antecedência sobre um compromisso, como o dia da consulta?
É bom levar em consideração que o paciente não é um consumidor qualquer, mas alguém que está passando por um tratamento de saúde e que merece um cuidado diferenciado.
Por isso, invista nessa ideia para oferecer excelência no atendimento. Além de você fidelizar clientes e conquistar novos, a escolha de um software de gestão adequado vai resultar em diversos benefícios.
Emissão de nota fiscal eletrônica, relatório de performance de atendimento e pesquisa de satisfação com apuração em tempo real são alguns exemplos.

Cadastro de pacientes integrado com a comunicação

Um cadastro completo e atualizado de pacientes contém informações de contato e, com ajuda de um software específico para clínicas odontológicas, você pode enviar mensagens programadas por SMS ou e-mail de forma segmentada, ou seja, para um público específico.
Mas, o que enviar para seus pacientes? Ora, além de lembrá-los do dia da consulta com antecedência, é interessante que você seja mais presente em datas especiais, como festas comemorativas, Natal, Ano Novo, etc.
Que tal enviar um e-mail personalizado para seus pacientes? A tecnologia permite mencionar o nome do destinatário na mensagem, fato que dá um toque pessoal na comunicação.
Você já parou para pensar na importância de manter contato com o cliente também após a consulta? Poucas clínicas se preocupam em perguntar se o paciente está satisfeito com o atendimento.
E ainda há aqueles casos mais graves, em que ele passou por uma dor de dente muito grande ou se submeteu a um procedimento cirúrgico. Certamente esse paciente vai gostar de receber uma mensagem sua — como troca, você ainda recebe um feedback valioso sobre o seu atendimento.
Outra forma de manter contato é enviar conteúdo informativo. Sabe aquele paciente que adora perguntar tudo sobre o passo a passo do tratamento de canal? Aproveite para enviar artigos ou vídeos esclarecedores a respeito do assunto pelo qual ele tem curiosidade.
Ser atencioso com o seu público é uma ótima maneira de conquistá-lo. Se ele estiver feliz com o tratamento recebido, vai voltar outras vezes e indicar a sua clínica para amigos e familiares.
Confira outras vantagens de investir em um software de gestão no seu negócio para melhorar o atendimento e a interação com o paciente:

Acesso rápido às fichas médicas

Quando o sistema é informatizado, o atendente localiza a ficha médica do paciente em questão de segundos. Tudo o que você fizer para agilizar o atendimento vai se refletir positivamente na forma como as pessoas veem a sua empresa, pois ninguém gosta de ficar esperando.
Informações como histórico das últimas consultas, diagnósticos, tipos de exames que o paciente realizou, medicamentos que foram prescritos e tantas outras podem ser acessadas com rapidez a qualquer momento. Prático, não é mesmo?

Agendas mais eficientes

Manter um agendamento organizado é uma das principais ações de uma clínica. Pois, do contrário, o fluxo das consultas não funciona bem e o índice de faltas aumenta. Com um sistema integrado, é possível acionar o agendamento com apenas um clique, consultar a disponibilidade e programar lembretes para os pacientes não se esquecerem da data.

Acompanhamento em qualquer hora e lugar

Um bom software de gestão roda na nuvem: isso significa que você pode acessar todas as informações que precisar de qualquer dispositivo conectado à internet: tablet, computador ou smartphone. Essa praticidade é muito útil, principalmente quando você precisar consultar dados de casa ou quando estiver viajando.

Emissão de nota fiscal eletrônica e relatórios específicos

No sistema integrado, todas as áreas do consultório ficam conectadas. Sendo assim, você pode emitir notas ficais eletrônicas e acessar diversos relatórios, como cadastros, atendimentos, desempenhos, controle de metas, projeções financeiras, entre outros. Reunir tudo isso no mesmo sistema ajuda a reduzir falhas e retrabalho.

Oportunidade de fazer pesquisas de satisfação

Para garantir o sucesso da sua clínica, é necessário fazer pesquisas para medir o nível de satisfação dos usuários. Identificar pontos fortes e fracos do seu atendimento ajuda na sua tomada de decisão para traçar novas diretrizes e fazer as mudanças que precisam ser feitas.
É claro que nem todas as plataformas oferecem esse benefício, por isso você deve priorizar a escolha de um sistema capaz de gerar essa pesquisa de forma objetiva, além de fornecer os resultados à medida que as pessoas respondem o questionário.
Como você viu, a tecnologia proporciona soluções inovadoras para o seu negócio. Uma delas é o software de gestão específico para clínicas odontológicas, que oferece diversos recursos para você manter contato com o paciente e ainda organizar todos os processos internos. Pense nisso!

Next Post
Como reduzir custos na sua clínica ou consultório de saúde

Como definir a comissão paga aos dentistas da sua clínica?

Recomendado.

Assinatura do contrato odontológico, entenda a importância

Você sabe a importância do contrato odontológico? Confira!

19 de junho de 2024
Homem usando notebook com tela mostrando gráficos

Entenda como usar a tecnologia para organização da sua clínica

22 de outubro de 2024

Tendências.

Entenda Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

22 de outubro de 2024
Quatro médicos conversando e anotando coisas na prancheta

Aprenda quais são os direitos na jornada de trabalho do profissional de saúde

22 de outubro de 2024
Conhecendo as principais normas de exigência de vigilância sanitária em 2024

Principais normas de exigência da vigilância sanitária para novas Clínicas em 2024

22 de outubro de 2024
Dentista sorrindo apertando a mão de uma paciente idosa

7 dicas de comunicação com o paciente

22 de outubro de 2024
Saiba como Como funciona o contrato de trabalho na área da saúde

Como Funciona o Contrato de Trabalho na Área da Saúde

26 de julho de 2024
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde

Aqui no Gestão da Clínica, estamos comprometidos em fornecer recursos valiosos, dicas práticas e insights especializados para ajudá-lo a administrar sua clínica de forma eficiente, otimizando processos, aumentando a satisfação do paciente e alcançando seus objetivos profissionais.

Siga-nos

Categorias

  • Blog Gestão da Clínica
  • Controle Boleto
  • Destaques
  • Ebooks
  • Exclusivo
  • Gestão Administrativa para Clínicas
  • Gestão Comercial para Clínicas
  • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Médica
  • Gestão Odontológica
  • Materiais Gratuitos
  • Pasta Médica

Tags

absenteísmo Análise de concorrência atendimento Clínica Odontológica clínicas Concorrência Contabilidade Financeiro Fluxo de Caixa Gestão Gestão Clínica Gestão médica Gestão Odontológica Google Meu Negócio Histórico de paciente humanizado LGPD Marketing Marketing Odontológico Materiais Odontológicos Prontuário Eletrônico Retorno sobre investimento ROI Segurança Digital Software Software médico Software odontológico Tecnologia

Últimas Notícias

Ortodontia significado, descubra agora!

Ortodontia significado, descubra agora!

10 de fevereiro de 2025
Gestão de Clínicas, o que não pode faltar?

Gestão de Clínicas, o que não pode faltar?

10 de fevereiro de 2025
  • Política De Privacidade
  • Termos de Utilização

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.