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Presença online para consultórios é importante?

out 30, 2017 | Blog Gestão da Clínica

Vivemos um momento em que respiramos tecnologia, e estar conectado pela maior parte do tempo tornou-se tão comum (e necessário) quanto escovar os dentes após as refeições. Nesse sentido, para quem oferece serviços médicos, estar em rede deixou de ser luxo.
Com tantos serviços já disponíveis na internet, foi-se o tempo em que um paciente recorria a livros de planos de saúde ou ligava para clínicas em busca de atendimento. Hoje, com um “clique”, o paciente pesquisa sintomas, avalia atendimentos e realiza marcações de consulta.
Enfim, a presença online para consultórios virou sinônima de sobrevivência e otimização de resultados. A confiabilidade do paciente é tanta que não seria exagero dizer que a internet é quase o novo “médico de família”.
De fato, ela chegou a um estágio tão avançado que a interação online entre pacientes e médicos tornou-se uma realidade em todo o planeta, confirmando que mesmo em um ambiente virtual é possível haver uma comunicação na área, com ética, profissionalismo e credibilidade.
Então, se você acha que chegou a hora de estabelecer uma troca mais direta e ágil com os seus pacientes e otimizar seus resultados, continue esta leitura e veja todos os benefícios gerados por uma presença online assertiva e bem planejada!
 

Mais de 70% dos pacientes confiam em sites de busca

Devido às mudanças tecnológicas, o setor de saúde vem sofrendo grandes impactos, uma vez que a internet se consolidou como grande aliada ou inimiga no processo de tomada de decisões dos pacientes.
Uma recente pesquisa realizada pelo Google apontou como o ambiente virtual se tornou importante fonte de busca para assuntos médicos. Segundo o estudo, antes de escolherem um consultório ou marcarem uma consulta, 77% dos pacientes realizaram buscas onlines.
Os sites de hospitais foram visitados por 83% deles, seguidos por sites de convênios (54%) e de bancos de dados da área de saúde (50%). Além disso, antes de decidirem sobre o local do atendimento, 26% desses pacientes levaram em consideração as avaliações postadas por outros pacientes.
A pesquisa também mensurou o uso de aparelhos móveis, e constatou o que a maioria das pessoas já notou por experiência própria: eles se tornaram presença constante em atividades rotineiras, como local de trabalho, passeios em família e viagens. Nos consultórios médicos, eles são alvo da atenção de 16% dos pacientes.
Assim, refletindo sobre a contínua conexão virtual em que as pessoas estão inseridas, pense em como o seu negócio pode ganhar um novo rumo apenas por oferecer, da forma certa, os serviços e conteúdos esperados pelos pacientes.
Aliás, já pensou sobre como pode ser simples aparecer como referência em um site de busca em atendimento médico online ou pronto atendimento, após investir nas experiências digitais dos pacientes?
 

Resultados positivos para consultórios e pacientes

Pacientes estão mais exigentes quanto à gestão do tempo e à busca por melhores atendimentos, o que significa escolher consultórios com divulgação de resultados online, SMS para confirmação de consultas, informações relevantes sobre cuidados com a saúde, dentre outros serviços.
 
Acompanhe, então, alguns dos principais benefícios para o crescimento do seu consultório com a valorização do ambiente virtual:

Otimização da marcação de consultas

Todo negócio tem muitos custos, e com consultórios e clínicas não é diferente. Papel e caneta, gastos com o telefone, prejuízos gerados por faltas de pacientes — todos esses transtornos podem ser evitados ao se informatizar o sistema de marcação de consultas.
Seja por meio de um link no site ou por um software, criar um sistema para agendamento e confirmação de consultas — além de agilizar todo o processo e evitar gastos desnecessários — aumentará a produtividade da equipe e facilitará processos de gerenciamento e monitoramento das consultas, com o armazenamento dos dados dos pacientes.
 

Dados sobre médicos

Não há nada que desperte mais insegurança no paciente do que não ter acesso a dados sobre o profissional que vai cuidar da sua saúde.
Ao realizar buscas sobre um local de atendimento, é importante para o paciente obter um histórico do profissional — inclusive, para saber se a experiência do médico responde aos seus anseios.
Portanto, reserve um espaço no seu site para fornecer informações sobre os profissionais que atendem em seu consultório. Você pode incluir telefones de contato em caso de emergência, e avaliações positivas de pacientes passados.
Com certeza, esse é um cuidado que tornará seu negócio mais visível, e a quantidade de pacientes, maior.
 

Localização rápida pelos pacientes

Hoje em dia, é muito comum as pessoas utilizarem aplicativos como GPS e Google Maps para chegar com mais rapidez aos seus destinos. Por isso, ao encontrarem o seu endereço na internet, lhes será muito mais fácil chegar à clínica e não desistir do atendimento.
Além disso, na hora de indicar o seu consultório para outras pessoas, o paciente poderá fazê-lo de forma rápida e sem dificuldades enviando o link do site com o endereço, por meio do celular, quase imediatamente.
 

Visibilidade em sites de busca

Somente quem está inserido na rede pode virar alvo de buscas positivas por parte dos pacientes. Ao implantar melhorias contínuas e estabelecer uma comunicação eficaz e agradável com os internautas, o nome da sua marca pode virar a primeira referência em sites de busca, como o Google.
Além disso, existem diversos mecanismos que colocam o seu site no topo das pesquisas, como palavras-chave corretas e conteúdo relevantes e direcionados para o seu público-alvo, dentre outros itens que conquistarão a confiança do paciente.
Vejamos, então, como o Marketing de Conteúdo se tornou uma peça fundamental para garantir a presença online de qualquer negócio e a construção de uma imagem positiva da sua marca.
 

O Marketing de Conteúdo é fundamental na presença online para consultórios

Um site de excelência pode ter um bom design, ferramentas para otimizar o atendimento dos pacientes e outras ideias criativas, mas isso de nada adiantará se não houver conteúdos relevantes, elaborados com profissionalismo e qualidade.
E manter bons textos requer muito mais do que jogar palavras na tela. É necessário o auxílio de profissionais que entendam técnicas específicas para informar o paciente e, ao mesmo tempo, prender a sua curiosidade e gerar valor, engajando-o a realizar, naturalmente, novas buscas naquele site.
Pois o Marketing de Conteúdo chegou justamente para cumprir essa grande “missão”. Além de ser uma estratégia 60% mais barata que o marketing tradicional, ele produz três vezes mais resultados, atraindo e retendo o leitor e gerando receita para a empresa.
O resultado é a total confiança do paciente e mais oportunidades de negócio para clínicas e consultórios. Então, faça como 70% das empresas e adote o Marketing de Conteúdo para alavancar o seu negócio e engajar mais pacientes!
Contrate quem entende do assunto e publique informações pontuais nas redes sociais, crie um blog e o alimente com novidades sobre a área médica, e use o seu site com inteligência, oferecendo textos que, realmente, acrescentarão algo aos pacientes.
Quanto melhores forem os conteúdos que você oferecer, mais pessoas irão até você, e maior fidelização você alcançará. Só não se esqueça de que dedicação e atenção aos pacientes devem ser itens fundamentais, inclusive no ambiente virtual.
 

Mantendo o atendimento humanizado

Por fim, um erro grave de empresas na internet é tratar o internauta de forma fria, sem o acolhimento que se oferece, muitas vezes, no contato físico.
As pessoas desejam ter experiências agradáveis em qualquer ambiente, seja em serviços presenciais ou virtuais, por isso, mantenha o atendimento humanizado, como você faz dentro do seu consultório.
Para que o paciente se sinta acolhido também online, estabeleça vínculos e interaja de forma contínua, sem deixar a impressão de que ele está falando sozinho. Abra espaço para postagens de dúvidas, reclamações e elogios, e mantenha uma equipe treinada para responder às demandas de forma ágil e, ao mesmo tempo, gentil.
Conheça seu público, pesquise sobre as suas profissões e preferências pessoais e envie felicitações de aniversário, ou outras datas comemorativas importantes para ele. Tratando o seu paciente com cordialidade, ele se tornará a melhor propaganda do seu consultório.
Enfim, como vimos, a presença online para consultórios é um caminho que garante felicidade e sucesso tanto para o seu empreendimento quanto para os pacientes, que fazem da tecnologia cada vez mais a sua fonte de escolhas e informações.
 

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Guia: Técnicas para divulgar nas redes sociais

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