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Ter uma boa equipe de trabalho é fundamental para qualquer pessoa que queira ter bons resultados. Nada mais natural, já que são eles que colocam a mão na massa e correm atrás do que é necessário para que qualquer negócio seja bem-sucedido.
Por outro lado, a rotatividade de pessoal (também conhecida como turnover) não é nada boa e pode acabar comprometendo muitas entregas. Além de representar um alto custo, a saída de pessoas qualificadas pode simbolizar a perda de muitos processos — isso sem contar que pode trazer estranheza para seu paciente.
Para entender melhor o que é turnover, quais são os impactos que ele traz e o que fazer para evitar essa situação, então não deixe de ler a postagem de hoje até o final! Vamos lá?
O que é turnover, afinal?
Turnover nada mais é que um termo técnico para sinalizar a rotatividade dos funcionários de uma empresa. Essa taxa pode aumentar por vários motivos, como baixa remuneração, más condições de trabalho, escassez de oportunidades, etc.
Além disso, essa movimentação de funcionários também pode ser favorecida em um mercado aquecido, pois existem muitas vagas em aberto. Por outro lado, em períodos de retração econômica as pessoas tendem a permanecer no mesmo trabalho por mais tempo.
Que impactos a rotatividade de pessoal pode trazer?
Quando paramos para pensar nos danos que essa medida pode trazer, um logo vem à mente: os altos gastos financeiros! É isso mesmo: demitir, contratar e substituir funcionários envolve um grande investimento. Se não acredita, pense que alguns colaboradores saem com tributos da rescisão contratual — o que é muito caro para qualquer empreendedor.
Isso tudo sem contar que precisa de alguns meses para treinar o novo funcionário, pois ele não chega assumindo as funções que eram cumpridas anteriormente.
Como você já deve ter percebido, a rotatividade de pessoal ainda faz com que o negócio não ande na velocidade que estava antes (o que compromete muito as entregas e resultados). Alguns pacientes precisam ser remarcados e alguns deles podem até apresentar certa resistência com o novato.
Quais são os principais motivos?
As realidades podem ser bem diferentes dependendo do negócio e, como é usual, a área de saúde também conta com suas particularidades.
Entre os principais motivos está o desejo de criar sua própria clínica/consultório. A pessoa fica em uma clínica por algum tempo para pegar experiência e depois procura criar o seu próprio negócio.
Além disso, outro ponto que influencia muito é a organização da clínica. Muitos donos não investem na sistematização do negócio, fazendo com que ele fique muito “solto” e desorganizado. Essa situação acaba minando a força de muitos envolvidos, pois percebem que não foram avisados de atendimentos cancelados e mudanças de horário, por exemplo.
Para fechar, não poderíamos deixar de falar da hierarquização da clínica. É isso mesmo: muitos profissionais acabam se sentindo acuados em um ambiente que é altamente competitivo.
No caso da clínica odontológica, por mais que algumas pessoas tenham especialidade diferente, não é raro encontrar profissionais se queixando de uma “guerra de egos” — o que pode acabar contaminando o ambiente organizacional. Já no caso da clínica médica, existe uma guerra não declarada entre os níveis hierárquicos. Isso significa que alguns enfermeiros podem ter problemas com médicos, por exemplo.
O que fazer para amenizar a situação?
Depois de entender um pouco melhor como o turnover não é nada bom para sua clínica, é bem provável que você esteja se perguntando o que fazer para reduzir essa realidade, certo? Foi pensando nisso que listamos algumas opções aqui:
Crie programas de gestão de talentos
Se você tem um talento no seu time, então é melhor valorizá-lo. Essa é a melhor forma de fazer com que ele perceba que tem boas perspectivas na sua clínica e acabe ficando retido por mais tempo — o que é ótimo para o seu negócio.
Ofereça a esse grupo treinamentos constantes, políticas de premiação por destaque, participação nos lucros por desempenho e o que mais for viável dentro da sua clínica. Acredite: isso tudo faz muita diferença!
Tenha um setor de RH eficiente
A área de Recursos Humanos pode ser muito negligenciada, mas é parte fundamental para que sua clínica consiga diminuir o turnover. Portanto, procure por pessoas qualificadas e focadas em recrutar, desenvolver e reter bons colaboradores.
Além disso, fique de olho para ver se o recrutamento e contratação acontece da melhor maneira possível, e se a equipe é preocupada em avaliar a analisar os casos de desligamento.
Implemente ferramentas de gestão da clínica
Muitas clínicas ainda operam sem ajuda da tecnologia, mas as pessoas acabam se esquecendo que isso pode ser um grande atraso. Não fique para trás e esteja atento às ferramentas e software de gestão de consultórios e clínicas. Para você ter noção, alguns deles ajudam até na gestão de pessoas.
Essa é uma ótima forma de auxiliar os processos e perceber se eles realmente estão bem definidos. Bem, pode ser que você não veja relação entre essa prática e o turnover, mas tente pensar que essa é uma maneira eficiente de melhorar a organização e qualidade do trabalho. Uma medida simples, mas que evita muito estresse e insatisfação.
Estimule a prática de feedback
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre feedback, mas muitas pessoas pensam que essa realidade não se aplica em uma clínica de saúde. Ledo engano! É muito importante dar e receber feedbacks dos trabalhos feitos.
Caso as atuações não tenham muita relação, ainda assim os feedbacks podem ser feitos considerando o aspecto comportamental. Equipes precisam estar alinhadas para funcionarem bem!
Aplique pesquisas de clima
O clima organizacional é um dos pontos mais importantes para um bom trabalho — e muitas pessoas abandonam bons cargos por não encontrarem um ambiente saudável. Por isso, busque alternativas para medir essa realidade. Essa é uma ótima maneira de escutar o que eles têm a dizer, propor melhorias e garantir um bom ambiente para todos trabalharem.
Continue no Blog
Agora que você entende melhor o porquê de evitar a rotatividade de pessoal na sua clínica, não deixe de adotar algumas das nossas dicas para colocar essa realidade bem longe do seu negócio. E você, conhece alguma outra medida eficiente nesse sentido? Compartilhe nos comentários abaixo e ajude outras pessoas também!
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