O ano fiscal é uma obrigação que toda empresa deveria fazer, apresentando um balanço sobre o seu negócio e analisando cada passo dado ao longo do último período. Isso possibilita ter mais visão sobre o andamento das finanças e o alcance das metas traçadas.
Isso não pode ser diferente na sua clínica odontológica, pois mesmo que a sua equipe não seja muito grande, é importante manter uma boa gestão e avaliar o andamento do seu negócio anualmente.
É por isso que ano fiscal se torna importante e que você deve estar em dia com o seu consultório! Abaixo você vai conhecer uma pouco mais sobre esse conceito. Acompanhe!
O que é ano fiscal?
Ano fiscal é um período que as empresas utilizam para registrar todo o andamento organizacional, contabilizando as entradas e saídas que ocorreram.
Isso permite mensurar os resultados obtidos por meio de um balanço, em que os empreendedores possam determinar quais ações tomar para continuar com o crescimento do negócio e quais delas devem ser melhoradas e extintas.
Assim, os 365 dias avaliados permitem uma visão mais detalhada das variações que ocorreram nessas datas.
O período pode mudar de acordo com as regras feitas pelo país, contudo, é imprescindível que seja realizado anualmente.
O ano fiscal é uma obrigação de qualquer corporação (prevista em lei), em que o empresário deve ter relatórios financeiros fechados no período estabelecido.
Qual é a importância do ano fiscal?
A demonstração financeira do exercício fiscal apresenta quais foram os resultados obtidos dentro do período em questão. Dessa forma você pode visualizar se o seu negócio está prosperando ou se houve falhas na gestão que causaram algum prejuízo, comparando a evolução do negócio.
Além disso, é possível compreender melhor todos os custos obtidos, podendo avaliar aqueles que devem ser cortados e as técnicas que podem ser aprimoradas para atrair mais pacientes e aumentar a lucratividade.
Dessa forma é possível traçar bons planos em busca da melhoria contínua e do alcance dos objetivos empresariais.
Como é feito o ano fiscal?
Geralmente o ano fiscal é divido em 4 trimestres — isso facilita na demonstração financeira do consultório.
Essa subdivisão permite computar as oscilações de desempenho que ocorrem dentro do exercício, apresentando o fluxo de pagamentos, entradas de receitas, saídas de despesas e cumprimentos das obrigações legais.
Todo o resultado é divulgado no Balanço Patrimonial e no DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) para mostrar de forma mais precisa todo o desempenho financeiro e fiscal do negócio.
Como é considerado o ano fiscal no Brasil?
Apesar do conceito ser algo comum em muitos países, o período e como ele é feito pode variar de acordo com a nação.
No Brasil, o exercício fiscal é semelhante ao ano-calendário. Assim, é necessário obter os resultados do dia 1 de janeiro até o dia 31 de dezembro. Essa regra difere de país para país.
A duração do ano fiscal civil é de 365 dias, levando em consideração todos os dias que há em um ano — exceto em anos bissextos. Já o tempo do ano comercial é de 360 dias, estimando que todos os meses tenham 30 dias. Entretanto, esse critério pode variar conforme o ramo das atividades.
Como dividir o ano fiscal ajuda as finanças?
Quando você divide o ano em períodos e atualiza o balanço a cada trimestre, você passa a acompanhar mais de perto o crescimento da sua marca e o desempenho de toda a sua equipe.
O relatório construído a cada três meses demonstra como foi o aumento de pacientes e o uso dos seus serviços, permitindo uma previsão para o próximo trimestre.
Sendo assim, você pode medir o sucesso ou o fracasso do negócio, observando se as metas planejadas foram alcançadas e quais são as expectativas para os meses seguintes.
Você ainda consegue controlar os gastos fiscalizando suas finanças, verificando se impostos foram pagos, se obrigações trabalhistas foram quitadas e quais foram os custos necessários para a manutenção e o funcionamento do consultório.
Também é possível identificar despesas extras desnecessárias, excluindo tudo o que pode causar prejuízo financeiro, mantendo em ordem o balanço para que ao final de todo o período, o demonstrativo seja facilmente avaliado.
Como organizar o ao fiscal?
Para manter organizada a sua clínica para o ano fiscal, você deve seguir algumas dicas simples. Confira!
Organize a contabilidade
Não descuide da escrituração contábil mesmo que você não tenha apoio de uma equipe especializada. Sendo assim:
- observe sempre os valores que foram creditados e debitados para que você tenha essas informações quando for realizar cálculos e apresentar o demonstrativo;
- veja se o seu negócio está em dia com as obrigações tributárias, verificando se os impostos foram pagos corretamente;
- acompanhe sempre seu saldo bancário para observar a saúde financeira da sua empresa.
Calcule a lucratividade do seu consultório
Para que você possa avaliar resultados e traçar novas estratégias, é fundamental acompanhar o crescimento dos lucros do seu negócio.
Mantenha sempre em mãos todas os dados financeiros necessários para que os cálculos sejam precisos e aponte a lucratividade sem margem de erros.
Organize as notas fiscais
Uma empresa só está legalmente apta para o funcionamento quando passa a emitir nota fiscal. Essa é uma obrigação exigida por lei e você deve manter todos os registros de notas salvos e organizados para serem consultados facilmente.
Você pode contar com ajuda de software e de tecnologias para tornar a gestão mais rápida e eficiente.
Preencha relatórios para análise
Manter uma rotina de planilhas e relatórios pode ajudar na hora de apresentar resultados e observar o andamento de toda a situação empresarial. Além disso, em caso de fiscalização, você deve ter toda a documentação exigida pelo órgão em ordem para evitar problemas futuros.
O ano fiscal deve ser observado e acompanhado de perto para que você possa manter sua clínica funcionando e com saldo positivo.
Por isso, crie hábitos saudáveis para que seu negócio possa crescer e atingir os objetivos desejados.
Vem aprender mais sobre sua gestão!