Todo mundo sabe que precisa investir em marketing, principalmente nos dias de hoje. As oportunidades inbound e outbound seguem crescendo e se reinventando, mas muitos gestores acabam esbarrando no mesmo problema: depois de investir em mídias e campanhas, o que fazer para mensurar os resultados?
Como você deve saber, os investimentos em marketing estão longe de ser baratos, por isso, é bem natural que os investidores queiram saber os resultados que a compra desses espaços está trazendo. Quanto custa cada paciente? Vale a pena seguir com a mesma estratégia? Qual é o canal mais rentável? Devo revisitar meu planejamento?
Depois de todas essas perguntas, é bem provável que você queira respostas. Para entender um pouco mais sobre o assunto e como obter os resultados que suas ações têm trazido, não deixe de ler o artigo de hoje até o final!
O que é o Retorno sobre Investimento?
Como o próprio nome indica, essa é uma relação entre o dinheiro que foi gasto e o resultado que ele trouxe. Também chamado de ROI (Return on Investment), a sigla é mundialmente conhecida por trazer essa visão.
Além disso, esse caminho representa uma ótima maneira de analisar a viabilidade de um projeto ou investimento. Pense que você pode calcular o ROI das suas campanhas, ações e outros investimentos em publicidade, entendendo com mais clareza o desempenho do seu departamento e possíveis melhorias.
No caso das clínicas, é cada vez mais comum a participação de cada uma delas no meio digital. Quem é do tipo antenado sabe que precisa se movimentar para atingir cada vez mais pacientes e ter um bom posicionamento de mercado. Ou seja, uma realidade bem próxima desse tipo de negócio.
Como fazer esse tipo de cálculo?
Bem, depois de entender como o ROI é importante, é bem provável que você esteja se perguntando o que deve saber para adotar esse cálculo, certo? A forma mais recomendada de fazer isso é por meio de uma fórmula bem simples. Conheça:
ROI = ((Receita gerada – Custos da campanha) / Custos da campanha) * 100
Como você pode perceber, esse é o grande segredo para entender se o caminho vale a pena ou não. A multiplicação por 100 acontece para obter a visão por percentagem.
Cada ação deve ser considerada de maneira isolada, pois conta com particularidades que fazem toda a diferença. Por mais que seja um pouco trabalhoso, essa é a melhor maneira de perceber a efetividade das ações realizadas — o que faz com que seu time consiga tomar decisões mais acertadas sobre os investimentos futuros.
Como analisar os resultados?
Entretanto, nada de achar que apenas o número final do ROI é suficiente. É importante fazer uma análise um pouco mais profunda e detalhada. Para começar, cada empresa deve ter seu objetivo traçado de forma clara e entender aonde quer chegar (e isso varia muito de negócio para negócio).
Pois bem, as ações de marketing fazem parte de uma estratégia muito maior. Ainda assim, analisar os investimentos feitos em cada etapa faz com que seja bem mais fácil enxergar e entender a campanha de uma maneira mais global, percebendo a eficácia de cada canal.
Alguns podem ser um pouco mais difíceis, principalmente os off-line. Investimento em televisão, revista, outdoor e outros meios desse tipo podem representar uma dificuldade maior na hora de mensurar. É complicado perceber quem chegou ao seu negócio por esses canais, pois eles não trazem consigo nenhuma análise.
Se a tarefa é mais complicada nos meios off-line, no digital é bem mais simples. Analisar o ROI é bem mais certeiro, pois essas plataformas oferecem todo o suporte para indicar número de cliques, conversões e vários outros detalhes importantes. Essa é a melhor maneira de ter uma visão mais completa de como seu dinheiro foi empregado.
E quando o ROI é negativo?
Um ROI negativo sinaliza que os investimentos em marketing não geraram o resultado esperado. É isso mesmo: vez ou outra, podemos pagar mais para atrair um paciente do que ele trouxe de lucro para a empresa.
Essa situação pode acontecer quando seu custo por lead (cliente potencial) é maior que o retorno que ele traz. Pense que você investiu mais ou menos R$ 50 por conversão, mas o preço do seu produto é R$ 15. Isso significa que, de uma maneira bem geral, é bem provável que seu ROI esteja negativo e você esteja gastando mais do que deveria.
É hora de revisitar sua estratégia, ver se o custo por lead é alto e vários outros detalhes importantes. Vale lembrar que não existe uma resposta exata para essa situação, ainda assim, é sempre bom medir os resultados, para ver qual deles custa menos e atrai mais pacientes para o seu negócio.
Como adotar a prática?
Agora que você entende melhor como medir a eficiência dos seus investimentos em marketing, não deixe de adotar essa prática com frequência. Essa é uma ótima maneira de defender suas estratégias, verificar o retorno que têm trazido para a empresa e até mesmo fazer com que sua área ganhe mais força.
O cálculo do ROI vai se tornar uma tarefa ainda mais rápida e frequente. E tem mais: se você não é chegado a contas, saiba que já existem muitas ferramentas no mercado que realizam o cálculo de forma automática. A ajuda da tecnologia é muito bem-vinda nesse tipo de situação!
Algumas delas calculam o ROI e, de quebra, entregam outros resultados, como taxa de cliques, contribuição de cada campanha e número geral de conversões — uma visão bem ampla e que pode potencializar os resultados de forma ainda mais eficiente!
Depois de entender os melhores caminhos para medir a eficácia de seus investimentos em marketing, não perca tempo e coloque isso em prática. Como adiantamos, essa é a melhor maneira de defender as estratégias e ganhar ainda mais força dentro da clínica ou de qualquer outro negócio.
Para continuar acompanhando assuntos relacionados, não deixe de assinar a nossa newsletter. Essa é uma forma de garantir o recebimento de todos os conteúdos para a gestão da sua clínica. Até lá!