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Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
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Importância de desenvolver campanhas de marketing para clínica odontológica

por Reinaldo Ferreira
4 de junho de 2024
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Não é novidade para ninguém que a área de saúde é um dos setores mais competitivos do mercado, demandando uma complexa união entre conhecimentos técnicos, divulgação e qualidade de atendimento. Por isso, compreender a importância de desenvolver campanhas de marketing digital para a clínica odontológica pode ser relevante.

A atração e retenção de pacientes depende de muitos aspectos. Inclusive da maneira pela qual uma empresa e seus profissionais se comunicam com o público-alvo e a sociedade como um todo. No sentido de anunciar serviços, gerar autoridade e trazer mais credibilidade para o negócio. Continue sua leitura e veja como fazer isso!

O que são campanhas de marketing digital?

Podemos definir campanhas de marketing digital como as estratégias de divulgação e merchandising que utilizam a internet como base, de diversas maneiras e com ações diferentes. Os objetivos também variam, indo desde os mais simples, como conquistar novos clientes, até os mais específicos, como gerar credibilidade dentro de um segmento.

O uso da tecnologia e da web para isso oferece muitos benefícios interessantes. Em particular, por ter custos menores do que os meios tradicionais. Dessa forma, permitindo que pequenas empresas ou profissionais tenham capacidade de competir com os maiores operadores do mercado. Por isso, você deve considerar tal opção dentro do seu planejamento.

Qual a importância do marketing digital?

O marketing digital pode ser importante para o desempenho do seu negócio, e empresas de todos os setores do mercado estão começando a compreender essa realidade. As pessoas estão cada vez mais conectadas, e apostar em estratégias de comunicação. Em particular, por meio da web pode ser a melhor escolha para atingir uma grande variedade de clientes.

Então, tenha em mente que a internet cria oportunidades, gera relacionamentos e fortalece qualquer marca. As campanhas de marketing digital podem se valer de diversas mídias, como redes sociais, sites e ads, para atingir uma quantidade muito grande de usuários, permitindo mensurar os resultados e, o melhor de tudo, sem demandar grandes investimentos.

Como desenvolver campanhas de marketing digital?

Agora que você já está mais familiarizado com o conceito de campanhas de marketing digital e descobriu sua importância nos dias de hoje. Então, vamos dar dicas úteis para que possa desenvolvê-las. Dessa forma, sempre mantendo a sintonia com o seu orçamento e a realidade do seu negócio. Acompanhe!

Aposte em um atendimento de qualidade

Antes de pensar em qualquer estratégia de marketing ou divulgação, seja ele digital ou não, você precisa apostar em um atendimento de qualidade. Afinal, pouco adianta tentar lotar sua clínica se seus colaboradores não estão treinados. Ou se suas consultas vivem atrasando. Ou se o próprio serviço prestado não é dos melhores.

Na realidade, isso pode até minar a sua credibilidade. Pois a web também é palco para críticas, reclamações e opiniões. Sendo assim:

  • Assegure os seus conhecimentos técnicos.
  • Tenha um relacionamento de confiança com o seu público.
  • Treine bem a sua equipe.
  • Invista no ambiente.

Então, somente depois disso, parta para um merchandising mais abrangente.

Saiba o que seus pacientes pensam

Outra dica muito pertinente para quem quer aprender como desenvolver campanhas de marketing digital consiste em saber do que os seus pacientes precisam. Dessa maneira, você consegue definir melhor o que, onde e como anunciar, comunicando-se com mais eficácia com seu público-alvo. Além de, aumentando as suas taxas de resposta durante o processo.

Existem formas diferentes de fazer isso. Uma opção é mandar um e-mail de pesquisa para quem está no seu mailing e autorizou esse tipo de contato. Outra alternativa é usar o seu antigo cadastro e procurar por dados relevantes, como faixa etária, bairros de moradia, principais demandas, procedimentos realizados, estado civil e assim por diante.

Marque presença nas redes sociais

Falando em uma dica mais prática, você não pode deixar de marcar presença nas redes sociais. Elas fazem parte do dia a dia de boa parte das pessoas do mundo, e os brasileiros estão entre aqueles que não passam muitas horas sem dar uma olhadinha nos seus perfis. Por isso, é um local perfeito para aparecer, atrair e fidelizar pacientes.

Os ads do Facebook, por exemplo, demandam algum investimento para que você alcance um maior número de usuários. No entanto, custam menos do que métodos tradicionais, e você pode estipular o valor máximo que quer pagar. O Instagram segue mais ou menos o mesmo princípio. Por sua vez, você pode usar ambos de forma gratuita para divulgar fotos, vídeos etc.

Divulgue seu trabalho do jeito certo

Ter presença online exige que você divulgue seu trabalho do jeito certo. Na prática, isso quer dizer que você precisa entender o que vale a pena mostrar e de que forma fazer isso. Postar fotos do seu consultório ou pequenos vídeos da sua rotina são boas ideias. Mas não se esqueça de estar em sintonia com as exigências do seu conselho profissional.

Contar com um site oficial também é muito importante. Sendo que, para aumentar sua credibilidade, o endereço da sua clínica odontológica e as formas de contato precisam estar presentes no rodapé de todas as páginas. Outra estratégia muito usada é um blog. No qual você poderá postar artigos e conteúdos relacionados com sua área de atuação.

Acompanhe os resultados alcançados

Uma das grandes vantagens da internet e das campanhas de marketing digital é que tudo na internet é mensurável. Por isso, você pode acompanhar os resultados alcançados. Até para realinhar estratégias ou apostar ainda mais no que está dando certo. Cada mídia oferecerá maneiras distintas de fazer isso, mas tudo fica mais fácil com um software odontológico.

Com o ControleODONTO, por exemplo, você poderá ter uma gestão financeira integrada, contar com um amplo conhecimento sobre o número de pacientes e analisar a qualidade do atendimento. Além disso, a administração ficará otimizada, reduzindo as chances de erros e eventuais prejuízos. O que libera mais recursos para que você invista em mais ações na internet.

Agora você já sabe como desenvolver campanhas de marketing digital para a clínica odontológica. Lembre-se que uma das partes mais importantes da criação de estratégias do tipo é ter objetivos claros e precisos. Além de conhecer bem as demandas do seu público. Para tudo isso, contar com um software de gestão pode ser fundamental.

Gostou de aprender mais sobre a importância de desenvolver campanhas de marketing digital para a clínica odontológica? Quer contar com uma das melhores soluções do mercado? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

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