Plano de Saúde: quais as vantagens no credenciamento da sua clínica?

O número de pacientes que buscam em convênios os benefícios de um atendimento eficaz não para de crescer, especialmente quando pagam uma mensalidade que caiba em seu orçamento. Com tantas pessoas aderindo a esse sistema, para os médicos, credencimento em um plano de saúde significa obter uma série de vantagens, sob vários aspectos, inclusive financeiramente.

Contudo, mesmo com tanta procura dos pacientes e havendo inúmeras vantagens em ser um cooperado, muitos profissionais de saúde ainda se sentem inseguros em aderir a convênios médicos ou odontológicos.

Se esse é o seu caso, continue a leitura e entenda os benefícios para a sua carreira (e seu negócio) em credenciar a sua clínica ou consultório a operadoras de planos de saúde.. Saiba, ainda, como contornar as desvantagens provocadas pelas operadoras.

Boa leitura!

Cerca de 75% dos profissionais no país atendem por plano de saúde

De acordo com estudos na área de saúde, os primeiros planos de saúde surgiram na década de 60, devido à necessidade de algumas empresas do ABC paulista oferecerem uma assistência para os funcionários.

A história dos convênios seguiu sem regulamentação por quase 40 anos, até que, em 1999, foi criada a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que passou a regimentar todos os planos de saúde, incluindo os odontológicos.

Dessa forma, os convênios médicos surgiram com o objetivo principal de baratear o custo de assistência e atendimento de saúde, em diversas especialidades e procedimentos, para um grupo extenso de pessoas.

E embora as pesquisas indiquem que muitos médicos andam receosos em abrir espaço para consultas por planos de saúde, 3/4 desses profissionais, ou seja, 75% aceitam atender pacientes conveniados em seus consultórios, driblando a agenda entre consultas particulares e planos de saúde.

A “culpa” de 1/4 dos médicos e dentistas mostrarem resistência em atender por planos de saúde está em algumas questões complexas, como a burocracia que envolve cada atendimento e o baixo valor pago aos médicos a cada consulta, como veremos ao longo do texto.

Por outro lado, mesmo para os mais desconfiados, trabalhar com convênios médicos ainda é uma ótima opção, principalmente para quem está começando na profissão e precisa, por exemplo, ganhar visibilidade no mercado, manter a agenda cheia e, também, para quem deseja manter uma imagem positiva para os pacientes.

Afinal, seja em um consultório próprio ou como sócio de um centro de saúde, abrir um espaço para os conveniados faz com que o negócio seja visto com “bons olhos”, principalmente em tempos de crise, o que gera uma propaganda positiva e natural entre os pacientes.

Veja, a seguir, outras vantagens em atender pacientes conveniados em seu consultório!

Vantagens de atender por plano de saúde

Agora que você já descobriu que uma enorme parte dos profissionais no país atendem por convênio, vamos esclarecer um pouco mais o assunto e mostrar algumas das maiores vantagens que você e sua clínica podem experimentar ao atenderem por meio de um plano de saúde. Confira.

Visibilidade para o negócio

A primeira vantagem ao atender por plano de saúde é a visibilidade que se ganha no mercado. Ao vincular o seu nome a uma operadora de saúde, você começa a ser procurado por um número maior de pacientes que buscam especialistas nos catálogos dos planos.

Assim, essa espécie de busca faz com que a lista de consultórios e médicos dos convênios se tornem uma publicidade natural, principalmente para quem está começando agora na carreira. Também garante, da mesma forma, maior fluxo de pacientes no seu negócio e melhor reputação para o mesmo.

Outra vantagem é para quem tem uma especialidade mais específica que, na prática, acaba tendo uma procura menor nos atendimentos particulares. Sendo credenciado a um plano de saúde, você terá mais oportunidade de garantir pacientes nessa especialidade mais restrita e, também, mais experiência e maior renda.

Chance de auxílio com a gestão

No momento atual, em que a tecnologia se tornou um item necessário a qualquer empreendimento, ter um auxílio na gestão, por meio de um software que organize uma série de atividades do consultório e, ainda, facilite a rotina de toda a equipe, é algo indispensável para o sucesso de qualquer centro médico.

Como há muitos profissionais que por falta de conhecimento ou de tempo têm dificuldade em administrar e aplicar a tecnologia em seu negócio, algumas operadoras oferecem esse serviço, transformando o convênio em uma parceria inteligente e eficaz.

Aumento de pacientes

Outra grande vantagem é que os convênios ajudam a elevar, de forma muito rápida, o número de pacientes que procurarão o seu consultório. Levando-se em conta a quantidade de pessoas que são conveniadas e a publicidade (até pelo famoso “boca a boca”), será difícil não ver a procura aumentar, a cada dia, com as consultas por plano de saúde.

Isso, claro, será possível oferecendo um atendimento de qualidade, que gerará confiança no paciente. Isso porque, a saúde é uma parte delicada da vida do ser humano, e ninguém deseja entregá-la a um profissional que não inspire cuidado e conhecimento acerca do que está fazendo.

Assim, é possível construir uma relação para a vida toda, gerando benefícios financeiros para os dois, por um longo tempo. Até porque, qual é o paciente que não gosta de um atendimento cada vez mais pessoal e que não necessite de detalhamento do histórico de saúde a cada nova consulta?

Agenda sempre ocupada

Aceitar atender por meio de planos de saúde em seu consultório também é uma forma de mantê-lo sempre cheio e com a agenda constantemente ocupada, evitando prejuízos, como os dias ociosos sem trabalho e gastos para manter uma clínica vazia funcionando.

Por isso, atender por convênios, torna seu negócio mais “flexível” na visão dos pacientes e, ainda, garante atendimentos contínuos, principalmente em épocas de crise, quando as pessoas cortam do orçamento gastos menos urgentes, como consultas de rotina.

Dessa forma, um grande número de profissionais vêm trabalhando com uma agenda equilibrada entre horários para atendimentos particulares e para planos de saúde. Essa é, sem dúvida, uma maneira de se manter sempre ativo e com pacientes todos os dias da semana!

Maior fluxo de caixa

Com maior procura de pacientes, agenda sempre cheia e fidelização dos pacientes, a melhor consequência será o aumento do fluxo de caixa. Apesar de o repasse do valor do plano ser menor que o cobrado em consultas particulares, aderindo ao atendimento de planos de saúde, além das consultas de rotina, o paciente realizará outros procedimentos no seu consultório também.

No final, o montante gerado com várias intervenções solicitadas pelo paciente confiante em seu atendimento será capaz de gerar um lucro significativo para o seu negócio. Além disso, pense que em ocasiões em que não for possível o plano cobrir determinado procedimento, a simpatia do paciente já será tão grande, que ele, certamente, vai preferir pagar um pouco mais para ser atendido pelo profissional de sua confiança.

Os principais diferenciais do atendimento por planos de saúde

Existem alguns relevantes diferenciais do atendimento por convênio em relação ao atendimento particular, que podem fazer com que você conquiste mais atendimentos e tenha maior segurança de caixa no final do mês. Continue lendo o conteúdo e veja como o seu negócio pode se beneficiar ao oferecer essa opção!

Maior possibilidade de empreendedorismo

Um dos principais diferenciais do atendimento por convênio para o profissional de saúde é a possibilidade de apostar no universo do empreendedorismo. Sabemos que a formação acadêmica para esse tipo de segmento costuma ser muito focada na parte técnica, ensinando como tratar, diagnosticar e conduzir, da melhor forma, os pacientes.

No entanto, quando você começa a atender conveniados, suas chances de sucesso se multiplicam abruptamente e isso ocorre pelos mais variados motivos. Um deles, obviamente, é que você estará se associando a uma ou mais marcas conhecidas no mercado e pelas pessoas, o que só pode agregar em termos de autoridade e credibilidade.

O seu consultório fica com mais “cara de negócio” sendo, portanto, mais bem-visto pelos seus clientes em potencial. O seu nome será vinculado com as agências ou empresas que você trabalhar, até mesmo porque você passará a integrar os catálogos e listas delas. Os ganhos em termos de fluxo de pacientes e reputação serão cada vez mais perceptíveis.

Boa autonomia na hora do atendimento

Muitas pessoas pensam que, ao atenderem em parceria com planos de saúde, há o risco de perda de autonomia na atuação enquanto profissional de saúde. No entanto, na maioria das vezes, esse é um receio infundado, tendo em vista que essa característica é mantida e até mesmo garantida, de acordo com a área e a nossa própria legislação.

É exigido que haja o mesmo comprometimento e a qualidade das consultas particulares e você pode usar estratégias inteligentes para agilizar os serviços e os processos internos da clínica, conseguindo atender bem, ainda que em menos tempo. Para isso, basta apostar em tecnologia, por meio de prontuários eletrônicos, softwares de gestão e outras ferramentas do tipo.

Possibilidade de fluxo financeiro permanente

Outro dos principais diferenciais do atendimento por convênio é que esse tipo de parceria ajuda a ter um fluxo financeiro permanente. Embora algumas pessoas achem que os convênios podem ser dispendiosos e gerar prejuízos, a realidade é que, na prática, ocorre justamente o oposto, com uma entrada de dinheiro muito mais perceptível.

Isso ocorre, sobretudo, pelos benefícios que a parceria proporciona, como o aumento no número de atendimentos e a elevação da credibilidade, tanto do profissional como da própria clínica. Além disso, atendendo conveniados, você pode estabelecer continuidade na relação, o que é positivo em curto, médio e longo prazos.

A fidelização é uma das grandes vantagens do atendimento por convênio, sendo interessante para você e, sobretudo, para os pacientes, que poderão marcar mais consultas e terão suas demandas mais bem-atendidas, o que é excepcional para ambos, principalmente quando estivermos em contextos de crise econômica, como nos últimos tempos.

Mais qualidade no serviço oferecido

Você, como profissional de saúde, certamente já vivenciou ou, pelo menos, observou as pessoas sofrendo para conseguirem o simples agendamento de uma consulta ou atendimento nos serviços públicos, tendo em vista que esse é um problema antigo e recorrente em nosso país, especialmente nos grandes centros urbanos.

Por isso, podemos dizer que um dos principais diferenciais do atendimento por convênio é a qualidade do serviço oferecido, sobretudo quando pensamos naqueles pacientes que não podem arcar com o pagamento de uma consulta particular comum. São esses indivíduos que poderão desfrutar da sua eficiência, adaptada às suas necessidades pessoais.

Essa é uma conjuntura que se mostra muito positiva, uma vez que você aumentará os seus lucros, a sua credibilidade e o seu nome no mercado, ao mesmo tempo em que ajuda o seu próximo, que será impactado pelo conhecimento e habilidade técnica que a sua especialidade proporciona e que ele não encontraria de outra maneira.

Grande exposição e visibilidade do nome

Vale ressaltar, como já citamos, que a maior exposição e visibilidade são um dos principais diferenciais do atendimento por convênio. Em tempos de alta competitividade em praticamente todos os segmentos do mercado, especialmente em setores como a área de saúde, isso pode ser a diferença entre ter bons lucros ou fechar as portas.

Um plano de saúde, notadamente aqueles mais conhecidos e que investem em campanhas de divulgação, acabam ficando no imaginário popular, dado o número de propagandas que veiculam e as estratégias de merchandising que utilizam. Ao ser um parceiro, você agrega esses benefícios ao seu nome, em curto, médio e longo prazos.

Credenciar-se, portanto, acaba sendo uma excelente tática para ganhar espaço no cenário local e, com o passar do tempo, construir sua identidade profissional. No entanto, não se esqueça que você precisa escolher as melhores operadoras para permanecer credenciado, tendo em vista que estará amplamente veiculado a elas.

Chance de fazer credenciamentos ilimitados

Por fim, não podemos deixar de dizer que um dos principais diferenciais do atendimento por convênio é a chance de fazer credenciamentos ilimitados. Em outras palavras, isso quer dizer que, na ampla maioria dos contratos estipulados pelos planos de saúde atuantes no Brasil, não existe nenhuma limitação quanto ao número de empresas que o profissional pode se associar.

Na prática, isso quer dizer que você alcançará um número maior de pacientes, sem ter nenhum impacto negativo com isso. Entretanto, como também falamos anteriormente, é bastante válido e é recomendável investir em uma análise minuciosa das características de cada empresa, para escolher de quais participar com sabedoria e conhecimento de causa.

As (poucas) desvantagens para fazer refletir

Para os profissionais de saúde, são inúmeras vantagens e algumas poucas desvantagens em trabalhar com convênios no consultório. Um dos principais problemas para médicos e dentistas são os valores irrisórios pagos a cada consulta, chegando a casos em que operadoras chegam a repassar R$ 8 por atendimento! No entanto, você pode evitar isso procurando melhores opções.

Há ainda a questão da burocracia para que o paciente inicie um tratamento, por exemplo. Além de muitos planos exigirem uma perícia minuciosa do estado de saúde do paciente, muitas vezes o pagamento de uma consulta demora até cerca de 30 dias para ser efetuado, a partir da data do atendimento realizado.

Por isso, apesar de haver muitos benefícios, o profissional que se sentir inseguro sobre aderir ou não aos convênios pode embasar sua reflexão em pesquisas sobre as operadoras, quanto pagam por consulta, qual o volume de pacientes costuma gerar e quais costumam oferecer menos trâmites “complicados”.

Há, ainda, os sites dos conselhos regionais da área de saúde que costumam oferecer bastantes informações sobre os convênios. No entanto, lembre-se de considerar atender por plano de saúde, mesmo que pareça complexo e desanimador no início. Afinal, os efeitos dessa flexibilidade em seu consultório poderão gerar uma parceria de sucesso!

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