fbpx

06 dicas sobre gestão financeira para clínicas em tempos de pandemia.


Gestão financeira bem elaborada para uma clínica médica ou odontológica é uma das melhores alternativas para driblar os efeitos da crise em tempos de pandemia, segundo especialistas

Como já sabemos, vários negócios foram impactados com a chegada do novo Corona Vírus (COVID 19). Claro que as clínicas médicas e odontológicas também foram prejudicadas.

Diante deste cenário, para melhorar o fluxo de caixa, diversas clínicas tem buscado na melhoria dos seus processos uma maneira para manter a lucratividade em tempos de crise.  

Uma boa gestão de clínica começa pela gestão financeira em consultórios médicos e odontológicos. Ela consiste em manter o devido investimento de capital em materiais e declaração de bens e em assegurar a credibilidade da organização no mercado.

Em geral, lidar com todos esses recursos e preservar o controle financeiro de uma clínica não são tarefas simples, porém é fundamental em qualquer negócio, sobretudo em um período de pandemia ter um cuidado especial com a saúde financeira da sua clínica.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você saiba mais sobre a importância da gestão financeira na sua clínica em tempos de pandemia.

Se você tem o desejo de reduzir os impactos na saúde financeira da sua clínica este artigo é para você.

Continue comigo e confira!

A importância da Gestão Financeira da clínica em tempos de crise

Muitas empresas e colaboradores foram obrigados a transformar drasticamente seu comportamento perante a sociedade e seus cuidados pessoais.

No caso das clínicas, a situação não foi diferente, sobretudo no gerenciamento das finanças, já que os recursos do sistema de saúde se tornaram mais escassos por conta da superlotação do sistema de saúde e do fechamento temporário de clínicas.

Nesse contexto, pode-se dizer que a gestão financeira é um dos processos mais relevantes para conter prejuízos e diminuir os custos nos negócios. Ela demanda uma estratégia eficiente de planejamento de despesas e investimentos, bem como a determinação de metas e objetivos.

 

Conheça algumas dicas de como fazer a gestão financeira

De modo geral, as despesas e o faturamento das clínicas sofreram um grande impacto com a Covid-19. Dessa forma, é imprescindível acompanhar, com cautela, todos os custos envolvidos na manutenção do negócio em questão, necessitando do máximo de controle possível para evitar adversidades na gestão financeira.

Por isso, separamos 06 dicas de como realizar a gestão financeira da clínica nesse período de crise.

Confira abaixo

01 – Tenha um bom planejamento financeiro

Compreender a fragilidade do cenário atual é importante para ter uma percepção mais segura e fundamentada às decisões para a sua clínica. Por isso, ter um bom planejamento ajuda a alinhar os recursos do seu espaço de saúde às suas expectativas. A capacidade do planejamento de projetar para superar as dificuldades, ajuda a colocar sua clínica novamente em uma situação estável e sem apertos.

02 – Reveja os custos

Como dito, o controle de custos é a principal maneira de garantir uma boa gestão financeira, já que ele ajuda a ter um melhor equilíbrio do fluxo de caixa. É fundamental criar uma estratégia que tenha por objetivo controlar os gastos, desde que não prejudique o nível do atendimento das consultas e as ferramentas que auxiliam a gestão e o serviço como um todo.

03 – Preste atenção nos indicadores

Para você ter um bom controle financeiro, é essencial considerar os indicadores. Os indicadores são critérios que medem e avaliam o desempenho da gestão. Com essas informações, pode-se determinar a evolução financeira da clínica, e, sem isso, muitos impactos são gerados na tomada de decisão.

A identificação de despesas e receitas é um deles, pois te ajudará a equilibrar a sua produtividade, além de possibilitar a solução de gargalos financeiros. Outros indicadores importantes são margem de lucro, ticket médio, retorno sobre investimento, custos fixos e variáveis, capital de giro e ponto de equilíbrio.

04 – Acompanhe o movimento do caixa

Outra dica importante para fazer a gestão financeira da clínica é acompanhar o movimento do caixa, por meio do registro de todas as transações financeiras. Manter esse controle do que entra e sai ajuda a prever o lucro no final do mês, além do planejamento financeiro futuro. Desse modo, é possível saber exatamente onde realizar investimentos e onde cortar despesas.

05 – Adote a Telemedicina

Durante o período de pandemia, o volume de pacientes presenciais é limitado, afinal muitas pessoas não podem ir à clínica por fazerem parte do grupo de risco. Nesse caso, uma ótima alternativa para continuar com os atendimentos de forma segura e eficiente é utilizando a Telemedicina. Com essa funcionalidade, é possível manter os atendimentos disponíveis, especialmente em situações de emergência, respeitando o isolamento social e mantendo sua rentabilidade.

06 – Utilize um software médico

O quadro da pandemia fez com que o controle dos casos ficasse mais complicado e demorado, algo que é extremamente prejudicial para o negócio e para os pacientes, pois dependiam da rapidez do processo. Nesse contexto, a tecnologia é uma aliada, especialmente pelos softwares de gestão, que garantem mais agilidade e personalização no atendimento.

Investir nessas ferramentas pode trazer inúmeras vantagens financeiras para a clínica, como melhor planejamento, fácil acesso a relatórios, mais organização das finanças, emissão de notas fiscais, entre outras.

Por fim, vale ressaltar a importância de ter um bom planejamento financeiro. Sem essa estratégia, todo o processo de gestão se torna mais difícil, seja em clínicas médicas, clinícas odontológicas ou em qualquer outro tipo de negócio. Além disso, a gestão financeira adequada possibilita a tomada de decisões mais acertadas e eficientes para manter o bom funcionamento da clínica em tempos de crise.

Lembre-se que a área financeira requer muita atenção e cuidado, por isso não deixe de procurar ajuda especializada para manter a sua clínica regularizada e em dia. Isso poupará tempo e preocupação, além de reduzir alguns custos desnecessários.

 Gostou do nosso post sobre gestão financeira na pandemia? Então, deixe o seu comentário abaixo e compartilhe com a gente o seu ponto de vista e suas dúvidas sobre o assunto!

Software para Clínicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *