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Cada dado informado é guardado junto ao prontuário, devendo ser preservado por, pelo menos, 20 anos para que seja acessado sempre que for necessário. O objetivo é fazer com que, a cada consulta, o profissional tenha acesso às informações antes de prestar o serviço.
Para que serve o histórico do paciente?
O histórico do paciente é usado para acompanhar todos os detalhes sobre as condições de saúde dele, visando o melhor atendimento possível para que a pessoa possa confiar no profissional de saúde. Com isso, é possível agilizar o processo, respeitando as necessidades da pessoa e gerando mais satisfação no paciente.
Além disso, você consegue reduzir o tempo do serviço, já que todas as informações ficam à disposição do médico, sem que haja necessidade de realizar todas as perguntas novamente. Assim, é possível ter um processo mais rápido e eficaz, além de direcionar seus esforços para um atendimento humanizado.
Com os dados em mãos, você consegue:
- averiguar histórico de doença familiar;
- comportamentos de riscos, como uso de tabaco e álcool;
- tratamentos já realizados pela clínica ou outros profissionais;
- andamento dos métodos escolhidos, avaliando melhora ou não do quadro;
- observação dos fatores ambientes ou ocupacionais que podem ter influenciado a situação do paciente.
O histórico ajuda a melhorar as consultas, especialmente em casos de doenças mais severas. Por isso, é importante mantê-lo sempre atualizado. Entretanto, não é só o profissional que se beneficia com essas informações, o paciente também fica mais preparado, pois tem acesso aos dados referentes à sua saúde. Assim, o médico consegue se dedicar às queixas relatadas pelo paciente.
Dessa forma, qualquer profissional da saúde deve ter um histórico de seus pacientes com finalidade de criar uma relação mais promissora com as pessoas e, assim, ter uma gestão de atendimento personalizado, de acordo com a situação de cada um. Além disso, com uma prestação de serviço mais qualificada, é possível conquistar e fidelizar os pacientes.
Como montar um histórico eficiente?
Para você ter um histórico de pacientes completo e utilizá-lo a seu favor, é preciso seguir algumas etapas importantes. O primeiro passo é colocar as informações básicas do paciente, para ter uma identificação específica no documento médico. Assim, você deve colocar na ficha:
- nome;
- idade;
- sexo;
- profissão;
- endereço;
- telefone de contato;
- outras informações de contato, como e-mail, WhatsApp, telefone de familiares etc.
Além disso, é importante fornecer dados sobre a descrição das condições físicas, tais como:
- altura;
- peso;
- uso de remédios;
- consumo de substâncias tóxicas, como cigarro, bebida alcoólica e droga ilícitas;
- tipo sanguíneo;
- prática de atividades físicas.
Essas informações serão usadas para fornecer um resumo sobre as consultas. O importante é manter essa ficha sempre atualizada para que não haja problemas futuros com os tratamentos sugeridos.
Outro fator importante é colocar a história médica pregressa, contendo as condições de saúde e doenças que ocorreram ou que ainda acontecem com o paciente. Entretanto, é fundamental que o histórico só tenha informações de patologias e procedimentos importantes, evitando dados irrelevantes.
Sendo assim, você deve registrar:
- consultas já realizadas;
- doenças que podem ser consideradas crônicas;
- sintomas apresentados pelo paciente;
- diagnósticos já feito pela clínica e/ou outros profissionais;
- suspeita clínica;
- cirurgias feitas;
- internações;
- tratamentos realizados.
Se for necessário, não se esqueça de incluir dados do sistema de monitoramento residencial, como é o caso do MAPA e do Holter. Eles ajudam na detecção de alterações na pressão arterial de pessoas com fatores de risco. Também, é interessante armazenar os dados históricos, relatando os males e fatores de riscos de parentes. Assim, ao montar a ficha do seu paciente, pergunte sobre possíveis enfermidades na família, principalmente dos pais.
O histórico medicamentoso também é importante, pois mostra quais remédios foram usados antes de fazer novas receitas. Isso é fundamental, pois alguns ativos interagem de formas diferentes, ocasionando possíveis reações no organismo. Assim, coloque todos os nomes de medicamentos e possíveis efeitos colaterais. Não se esqueça de acrescentar prescrições médicas e todos os detalhes relevantes sobre os produtos farmacêuticos.
Ainda, você pode colocar na ficha a percepção do paciente sobre procedimentos médicos e sobre a utilização de remédios que não precisam de prescrição. Os exames são fatores que também devem estar contidos no histórico.
Os testes complementares, sejam laboratoriais ou radiológicos, ajudam a identificar o problema e, por isso, é essencial estarem à disposição do profissional sempre que ele tiver que consultar os exames já feitos, como: radiografia, ultrassom, ressonância e exames sanguíneos. Outras informações que devem fazer parte do histórico são os motivos que levaram o paciente a procurar ajuda médica e sinais que surgiram no corpo.
Como agilizar o processo de criação do histórico médico?
Como o histórico deve ter todas as informações importantes relacionadas ao paciente, é preciso contar com um sistema eletrônico de qualidade que ajude a manter tudo em um único local, protegendo os dados obtidos e facilitando o acesso sempre que for necessário.
Assim, contar com um software de gestão pode trazer vantagens para sua clínica, permitindo que você reduza o tempo de espera do paciente, melhore a qualidade do atendimento, aumente a segurança das informações e ainda consiga gerenciar seu negócio sem prejuízos.
O histórico do paciente é fundamental para você conhecer o estado de saúde dele, acompanhar os procedimentos realizados e escolher os melhores métodos conforme as necessidades dele. Por isso, invista em um sistema que possa ajudar você a prestar um serviço com mais eficiência.
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