Atendimento humanizado é um tema amplamente debatido na assistência à saúde. Compreender os indivíduos como seres humanos complexos, com experiências e desejos singulares, é essencial. Prestar um serviço de saúde baseado no cuidado humanizado significa tratar o paciente de modo mais acolhedor. Portanto, o atendimento deve ser associado às habilidades técnicas adquiridas pelo estudo e experiência clínica.
Essa prática está gerando muitos resultados positivos, contribuindo para a fidelização de pacientes e a efetividade do tratamento. Ao estabelecer uma relação de confiança, os profissionais da saúde ganham maior credibilidade e sucesso em suas carreiras.
Como na área da odontologia isso não seria diferente, desenvolvemos um conteúdo completo sobre como implantar o atendimento humanizado. Continue a leitura e entenda os principais métodos desenvolvidos na sua clínica!
Qualificação da equipe:
Um dos pontos mais importantes ao planejar a implantação do atendimento humanizado é a qualificação de todos os colaboradores que compõem o quadro da clínica. Desde recepcionistas a especialistas em diferentes áreas da odontologia. Afinal, o tratamento diferenciado acontece desde o primeiro contato na sala de recepção ou durante aquela ligação para a marcação de consultas.
Considera-se dois cuidados a cautela no momento de contratação e integração de novas pessoas ao corpo clínico e a ministração de treinamentos de maneira recorrente. Assim, enfatizando a importância do atendimento humanizado.
Atenção aos detalhes ao contratar:
Certamente alguns dos aspectos que você não abre mão ao agregar novos indivíduos à sua equipe são a habilidade e competência profissional. Isso é imprescindível.
Entretanto, analisar questões que envolvem a personalidade, ética e caráter dessas pessoas é fundamental. Implantar o atendimento humanizado requer que os profissionais envolvidos estejam dispostos a se colocar no lugar do outro. Portanto, estabelecer a empatia e sempre colocar os pacientes em primeiro lugar. Para tanto, busque conhecer os profissionais que farão parte do dia a dia da clínica e terão um contato direto com a clientela.
Treinamentos são essenciais:
Sabemos que a rotina de um consultório é atribulada e ministrar treinamentos de maneira recorrente é trabalhoso. Entretanto, a educação continuada é uma prática que tem o potencial de otimizar o tempo dos funcionários. Quando a equipe está alinhada e engajada em um mesmo ideal, é muito mais fácil atingir resultados e metas previamente estipulados. O trabalho em equipe é um dos pontos-chave de uma clínica. Se esse esforço estiver baseado na prática do atendimento humanizado, certamente a clientela aumentará consideravelmente.
Utilização de tecnologias:
Você deve estar se perguntando o que o atendimento humanizado tem a ver com o uso de tecnologias. A questão é que esses dois recursos se complementam e garantem ótimos resultados quando usados em conjunto.
Como a tecnologia pode ajudar:
A tecnologia otimiza o tempo dos profissionais. Portanto, recursos digitais são utilizados para a automatização de processos de gestão, como o agendamento de consultas e o armazenamento do prontuário eletrônico. Assim, a realização de atividades burocráticas e repetitivas fica mais eficiente.
Ademais, os avanços tecnológicos estão cada vez mais precisos e eficientes. Diagnósticos e procedimentos são realizados mais rapidamente, assim como a análise e obtenção de exames de imagem que podem ser anexados em softwares que fornecem sistemas em nuvem. Todos esses benefícios contribuem para uma maior praticidade e agilidade dos processos rotineiros. Consequentemente, os colaboradores da clínica terão mais oportunidades de se dedicar ao atendimento humanizado.
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Comunicação no atendimento humanizado:
O estabelecimento de uma comunicação adequada, objetiva e clara é importante não somente entre os membros da equipe, mas também em relação aos pacientes. Essa é uma estratégia de humanização que faz toda a diferença e é relativamente fácil de ser implantada.
Comunicação entre os colaboradores:
Para que a implantação do atendimento humanizado seja eficaz, é indispensável que a comunicação seja estimulada. Ouça o que os funcionários têm a dizer e considere suas sugestões, assim como reclamações ou elogios. Dessa forma, os valores e atitudes determinantes na cultura de humanização são enraizados e sustentados mais facilmente entre os prestadores do serviço à saúde.
Comunicação com os pacientes:
Olho no olho, compreensão e estabelecimento de uma relação de confiança são estratégias essenciais de comunicação. Devem ser aperfeiçoadas para que os pacientes se sintam mais seguros e satisfeitos durante as consultas. Atitudes simples como perguntar efetivamente o que os pacientes estão sentindo, suas reais queixas ou o nível de possíveis dores ou incômodos fazem com que se sintam mais amparados e acolhidos.
Ouvir o que o indivíduo tem a dizer facilita a percepção do outro como um ser humano complexo, compreendendo seus aspectos biológicos, sociais e psicológicos. O desenvolvimento dessa visão holística pode inclusive identificar outros fatores diretamente relacionados à saúde, cruciais no estabelecimento da conduta clínica. Além disso, explique de maneira simples e compreensível os motivos pelos quais os procedimentos estão sendo adotados. Esqueça os termos técnicos e científicos da odontologia. Essa atitude garante mas efetividade nos resultados do tratamento devido à melhor perspectiva dos pacientes.
O atendimento humanizado é primordial para que os dentistas e todo o corpo de colaboradores da clínica criem vínculos e fidelizem a clientela. Como pudemos perceber, a humanização em saúde não requer atitudes e técnicas muito complexas.
Estratégias acessíveis e simples podem ser implantadas na rotina da clínica. Influenciam tanto a produtividade dos profissionais quanto a credibilidade das pessoas atendidas. Comece a introduzir essa prática aos poucos e observe a transformação do ambiente de trabalho e satisfação de todos os envolvidos.
Achou interessante nosso conteúdo sobre os principais aspectos necessários para implantar o atendimento humanizado? Então você também vai gostar de saber mais sobre o que é a gestão de atendimento e qual a sua importância. Boa leitura!
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