Escolha uma Página

Se inscreva na nossa NEWSLETTER

Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?

O que é a síndrome do jaleco branco e como evitá-la nas clínicas?

jul 16, 2020 | Atendimento, Blog Gestão da Clínica, Gestão Médica

Para algumas pessoas, o momento da consulta com o médico é de muita angústia, preocupação e aflição. Além do impacto óbvio no psicológico delas, isso também pode afetar o bom funcionamento da sua clínica. Você já ouviu falar na síndrome do jaleco branco?

Trata-se de um problema que pode acometer os seus pacientes e prejudicar o andamento da consulta deles, o que tem um impacto direto na saúde.  Inegavelmente, ter muitas barreiras no caminho até o tratamento que necessita pode ser altamente prejudicial ao paciente, independentemente do seu quadro médico.

Então, ao se preocupar com problemas como a síndrome do jaleco branco, você poderá tornar o ambiente da sua clínica muito mais receptivo e eficaz para a qualidade de vida de seus pacientes. Afinal, o papel dela é poder atender a todos da melhor forma possível, não é?

No artigo a seguir, você entenderá o que é a síndrome do jaleco branco, por que é importante se preocupar com ela e como minimizar seus efeitos em sua clínica. Boa leitura!

O que é a síndrome do jaleco branco?

A síndrome do jaleco branco é um transtorno psicológico que causa reações negativas no paciente ao ter contato com o ambiente hospitalar. É algo que se manifesta, por exemplo, durante uma consulta médica ou a realização de um exame.

Entre os principais sintomas estão o aumento da pressão arterial, tremores, tensão muscular, suor frio e sensação de enjoo. O diagnóstico costuma ser possível a partir da ocorrência de pressão arterial superior a 140/90mmHg em três consultas médicas consecutivas.

Como diversos outros transtornos psicológicos, a síndrome do jaleco branco pode ter como origem algum episódio traumático na vida do paciente, como um erro médico. O problema também pode se desenvolver a partir de uma má disposição a elementos característicos do ambiente hospitalar, como aversão a agulhas.

MARKETING - BANNER BLOG

Por que a síndrome do jaleco branco pode ser prejudicial para a clínica?

Para que a sua clínica tenha sucesso, ela precisa ser capaz de acolher seus pacientes sem quaisquer barreiras ou problemas no meio do caminho. Infelizmente, a síndrome do jaleco branco é uma dessas questões que exigem atenção, já que pode prejudicar a relação do público com a sua equipe médica.

Quem se sente tenso e inseguro em uma consulta médica dificilmente voltará. Pior ainda, essa pessoa provavelmente não buscará os seus serviços quando precisar, o que impactará negativamente na sua saúde. Não tratado, é um problema que pode prejudicar vários aspectos diferentes da vida.

A síndrome do jaleco branco também é um problema para o paciente, é claro. Trata-se de um distúrbio psicológico que exige tratamento, já que o impede de realizar uma ação em seu dia a dia. Sintomas como o aumento da pressão cardíaca e tensão muscular também podem ocasionar outros problemas.

Como ajudar seus pacientes em relação à síndrome do jaleco branco?

Tendo em vista como essa situação pode ser prejudicial para os seus pacientes e para a sua clínica, é do seu interesse saber como contribuir para que esse quadro não ocorra ou não se agrave em meio a quem visita seu consultório.

Veja a seguir de quais formas você pode ajudar os seus pacientes com síndrome do jaleco branco:

Entenda a real causa do problema

Todo distúrbio mental tem uma origem que precisa ser compreendida para que seja possível chegar à solução. Abra um canal de comunicação direta com seu paciente, na intenção de compreender os motivos pelos quais ele pode não se sentir bem em um ambiente médico ou interagindo com um profissional de saúde.

Desenvolva uma relação de confiança

Você pode diminuir o desconforto sentido pelo seu paciente com síndrome do jaleco branco ao criar uma relação de confiança junto a ele. Portanto, invista em um atendimento humanizado, trate as pessoas pelo nome e personalize a experiência baseando-se nas particularidades dele e ajudando-o a racionalizar o próprio medo.

Indique terapias

Por se tratar de um distúrbio mental, a síndrome do jaleco branco exige atenção de um psicólogo ou psiquiatra. Isso permitirá que o paciente possa tratar o problema em sua raiz para que deixe de prejudicar a sua capacidade de ir ao médico. Dessa forma, você pode recomendar um profissional de confiança ou ajudar essa pessoa a encontrar a melhor alternativa sozinho.

Personalize o ambiente

Parte do gatilho de uma síndrome do jaleco branco provém do ambiente médico. Isso é algo que você pode mitigar ao planejar o espaço da sua clínica. Geralmente, o que causa desconforto nessas pessoas são locais frios, brancos demais e que lembram hospitais. Assim, experimente personalizar o ambiente da sua clínica ao deixá-la menos impessoal e aconchegante.

Apresente técnicas de relaxamento

Para que os seus pacientes não sofram de síndrome do jaleco branco, você pode propor técnicas de relaxamento para o momento da consulta médica. Nesse caso, é importante ser capaz de detectar o problema com antecedência se preparar para ele, o que é uma característica fundamental de um atendimento personalizado. Então, você pode usar recursos como técnicas de respiração, meditação, alongamentos, entre outras.

Proponha atendimentos mais espontâneos

Muitos dos gatilhos da síndrome do jaleco branco podem vir daqueles elementos mais tradicionais da consulta médica e do ambiente hospitalar. Até o próprio nome dela faz alusão à vestimenta tradicionalmente usada pelos profissionais de saúde. Portanto, você pode contribuir para minimizar esses efeitos ao transformar o seu ambiente em um lugar com menos ideia de hospital e mais de aconchego.

Contar com um ambiente convidativo é fundamental, ainda mais sendo capaz de receber bem o paciente que normalmente teria uma reação bastante negativa ao lugar. Com as informações deste artigo, você já tem tudo o que precisa para se preparar contra esse problema no ambiente da sua clínica. 

Ajude mais profissionais da sua rede de contato a conhecerem esse problema e as soluções dele. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Blog-Whats-FINAL-sidebar

Conheça nossos produtos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.

INSCREVA-SE
Contatos
0800 777 2911

(19) 9 8450-0441

Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h

Quem Somos
Somos uma empresa consolidada, que está há mais de 10 anos no mercado dando à você a melhor experiência em Gestão Clínica, com softwares simples, ágeis e poderosos. Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala. Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos! Estamos te esperando!
Banner - WhatsApp ControleODONTOPowered by Rock Convert

Atendimento e comunicação com o paciente

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

PREENCHA AS INFORMAÇÕES ABAIXO

Os dados são necessários para você receber as informações de acesso à plataforma.

Os Dados para acesso foram enviados para seu E-mail

Tudo que você precisa saber sobre a ISO 9001

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Tudo o que você precisa saber para otimizar as rotinas administrativas em uma clínica

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Como fidelizar pacientes em clínicas e consultórios odontológicos

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Software de gestão para consultórios

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Guia de gestão financeira da sua clínica

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Guia completo para organizar o consultório odontológico

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Vantagens das mensagens de SMS para uma clínica

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Normas e documentações que precisam estar em dia na sua clínica

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

O que sua clínica precisa entender sobre convênio médico

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Guia para transformar seu consultório em clínica

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Presença digital para clínicas e consultórios

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Guia para você profissionalizar a sua clínica odontológica

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Orçamento para clínicas e clínicas e consultórios

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Gestão da Qualidade em Clínicas Odontológicas: O guia completo

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Passo a passo para implementação de marketing de conteúdo para clínicas

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

 

Preencha com seu nome completo
Preencha se desejar que um consultor comercial entre em contato

You have Successfully Subscribed!