Escolha uma Página

Se inscreva na nossa NEWSLETTER

Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?

Saiba como fazer a decoração de consultório médico aqui!

ago 22, 2019 | Atendimento

Fornecer uma experiência agradável aos pacientes que frequentam o consultório médico é o desejo de qualquer bom gestor ou profissional da área, pois quando o assunto é saúde, muitas pessoas têm receio ou contam com um histórico negativo sobre os locais em que alguma vez já buscaram assistência.
Nesse sentido, investir na decoração do ambiente é uma alternativa para que o público sinta-se confortável no consultório. E para que obtenha sucesso, é preciso ficar atento a alguns aspectos que podem ser aplicados no espaço e que colaboram para o bem-estar dos pacientes.
Se você quer saber como fazer uma decoração de consultório médico aconchegante, continue a leitura deste post!

Tenha uma mobília adequada

A escolha dos móveis é um fator essencial para que você consiga criar uma decoração harmoniosa. Pensar na funcionalidade de um consultório contribui para que o tempo de espera dos pacientes não lhes cause um impacto negativo. Afinal, uma experiência positiva requer um local prático e confortável.
Uma sugestão é apostar em uma mobília planejada, de acordo com o espaço disponível. É importante que itens como balcão e sofá sejam de acordo com a imagem que você deseja transmitir.
Preze pelo conforto e durabilidade que eles oferecem. De nada adianta, adquirir móveis que tenham uma qualidade muito inferior, já que serão os pacientes que usarão o produto. Portanto, é necessário levar em conta a experiência deles.

Escolha bons itens decorativos

Os itens de decoração transmitem autenticidade e oferecem um ambiente mais elegante. Aposte em vasos de flores, peças decorativas de cerâmica e outros objetos.
As revistas também marcam presença em consultórios e clínicas, pois podem ser utilizadas de forma estratégica para compor a decoração do espaço. Nas paredes, invista em quadros que combinam com as cores e móveis selecionados.

Aposte na iluminação

A iluminação é um dos fatores que merecem atenção, já que um ambiente bem iluminado é mais agradável e aconchegante. Luzes muito forte ou, até mesmo, um espaço escuro e com ausência de janelas não contribui para o bem-estar dos pacientes.
Uma dica é investir em itens com luz indireta, como abajures, lustres e outras opções que tornam o local mais atrativo.
É essencial que cada objeto escolhido seja posicionado de maneira estratégica, considerando os locais mais acessados pelo público e que tipo de iluminação é adequada. Não fazer isso poderá prejudicar a decoração do consultório e, principalmente, influenciar de forma negativa a visão que o paciente tem do ambiente.

Escolha as cores

As cores de um espaço são sempre um diferencial e parte decisiva no resultado final da decoração. Nesse sentido, entender quais são as tonalidades que mais se encaixam no perfil do consultório é o primeiro passo para ter uma escolha acertada.
Geralmente, em locais que atuam na área da saúde optam por tons mais claros e que transmitam tranquilidade ao público. Logo, cores mais neutras, como azul e verde, são excelentes alternativas para você investir.
Por outro lado, aquelas cores que são mais chamativas, como vermelho, podem não causar o efeito esperado durante o atendimento no consultório. Isso acontece porque tons mais escuros e intensos tendem a gerar agitação nas pessoas que transitam no ambiente, sendo justamente o impacto contrário que consultórios desejam transmitir.
Dessa forma, selecione as tonalidades considerando os itens decorativos combinando entre si. Assim, o consultório será um local agradável para aqueles que circulam no ambiente.

Priorize a organização

Manter a organização no consultório é essencial para que você consiga transmitir credibilidade ao público. Por exemplo, quando há um acúmulo de objetos no espaço fica mais difícil organizar para que tudo esteja no lugar certo, o que gera bagunça. Por isso, priorize somente aqueles itens que você realmente utiliza e opte por uma decoração sem exageros.
É importante que você utilize alguns meios para tornar o consultório mais organizado, como, por exemplo, caixas organizadoras e porta-revista. Esses recursos colaboram para que tudo tenha um lugar específico e evitam que os itens fiquem espalhados pelo espaço e prejudiquem o atendimento ao paciente.

Pense na disposição dos itens

Dialogando com o ponto anterior, outro fator importante e que pode favorecer a decoração do consultório é a disposição adequada dos itens, pois um lugar planejado e com todos os móveis e objetos devidamente organizados contribui para a imagem visual.
Então, busque maneiras de aproveitar o espaço que você tem disponível para garantir conforto ao público. Além disso, mantenha os corredores livres de modo que as pessoas circulem com facilidade.
A mobília também precisa ser planejada de acordo com a necessidade do consultório. Logo, otimize o ambiente para acomodar os pacientes da melhor forma possível.

Ofereça conforto

Sem o conforto ideal, toda a decoração que você planejar não será bem-sucedida. Afinal, é necessário criar uma harmonia entre um ambiente confortável e visualmente agradável. Nesse sentido, ao escolher os móveis que serão disponibilizados para o público, dê preferência por aqueles que sejam, também, confortáveis e garantam o bem-estar do paciente.
Na sala de espera, por exemplo, ter sofás e poltronas aconchegantes é fundamental para fornecer uma boa experiência, pois é nesse espaço que a pessoa permanecerá durante um período, até ser atendida.
A decoração de consultório médico é importante para promover um ambiente harmonioso e aconchegante. Todos os elementos escolhidos e itens decorativos refletem a imagem que você deseja transmitir ao público e são importantes para o relacionamento entre ambas as partes. As cores escolhidas, por exemplo, é um ponto que faz toda a diferença na percepção do público em relação ao consultório. Além disso, a iluminação correta pode tornar o local mais confortável e aconchegante para os pacientes que estão aguardando serem atendidos. Assim, se você deseja ter um número maior de fidelizações, apostar numa boa decoração é fundamental. Fazer isso resulta em diversos benefícios, pois aumentam as chances de os pacientes ficarem satisfeitos e se fidelizarem e o espaço pode tornar-se harmonioso e reconhecido na região.
Com essas dicas, você poderá ter um consultório preparado para receber os pacientes com um espaço confortável e sofisticado.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para acompanhar as atualizações em nosso Facebook. Lá, você confere as novidades e publicações de outros posts como este!

Sidebar Blog estendido

Conheça nossos produtos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.

INSCREVA-SE
Contatos
0800 777 2911

(19) 9 8450-0441

Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h

Quem Somos
Somos uma empresa consolidada, que está há mais de 10 anos no mercado dando à você a melhor experiência em Gestão Clínica, com softwares simples, ágeis e poderosos.
Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala.
Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos!
Estamos te esperando!