Escolha uma Página

Se inscreva na nossa NEWSLETTER

Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?

Por que seu retorno de pacientes é baixo, afinal? Descubra aqui!

abr 22, 2019 | Atendimento

Um dos principais desafios enfrentados por profissionais e gestores de clínicas odontológicas é o baixo retorno de pacientes. Ou seja, o público, por algum motivo, busca outro local para realizar os demais procedimentos após a primeira consulta.
Se você sente essa mesma dificuldade, é importante identificar quais são as causas do problema e compreender o que pode ser ajustado para garantir a fidelização de seus pacientes. Afinal, o desempenho do estabelecimento está diretamente relacionado com o relacionamento com o público. 
Pensando nisso, selecionamos alguns pontos que podem estar contribuindo para o baixo retorno em sua clínica. Continue acompanhando a leitura e confira!

Mau atendimento

O atendimento é um dos fatores que mais contribuem para uma percepção positiva do paciente sobre a clínica. Da mesma forma, se a pessoa não receber uma assistência de qualidade, as chances de retorno serão menores. Se os recepcionistas ou secretárias, por exemplo, não realizarem um suporte eficiente e humanizado, se preocupando com as expectativas do público, a tendência é que o público busque alternativas.
Nesse sentido, podemos citar a falta de atenção, desinteresse dos profissionais durante o atendimento ou demora por causa de conversas paralelas. Todos esses são aspectos relevantes e precisam ser evitados pela equipe, pois afeta as taxas de retornos na clínica.
Então, invista em capacitação e treinamento para todos os colaboradores com o objetivo de oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes. Além disso, procure métodos que tornam o contato na recepção mais rápido e eficiente, o que também é levado em conta pelo público.
Estimule a cordialidade entre o time e incentive que todos os profissionais tenham o cuidado em realizar um atendimento personalizado e direcionado para a satisfação do paciente.

Ambiente desagradável

O ambiente é fundamental durante a primeira consulta, pois ele colabora para uma impressão positiva logo no início do relacionamento de sua clínica com o paciente. No entanto, a situação nem sempre é favorável e, em alguns casos, o retorno não acontece por causa do local.
São vários os fatores que influenciam a visão do público em relação ao ambiente, como desorganização, infraestrutura inadequada, espaço desconfortável, entre outros. Para evitar que isso ocorra, se preocupe com o bem-estar dos pacientes durante o tempo em que eles estão na clínica e ofereça um bom suporte em todos os momentos.
A sala de espera, por exemplo, precisa ser aconchegante e confortável para acomodar a quantidade de pessoas esperada todos os dias.

Atraso no atendimento

É bastante desagradável quando há uma grande quantidade de pessoas na sala de espera enquanto os atendimentos estão atrasados. Isso gera uma imagem negativa e contribui para o baixo retorno, pois nenhum paciente deseja aguardar muito tempo.
Hoje em dia, com várias tarefas a serem cumpridas, os pacientes esperam receber um atendimento rápido e eficiente, realizado na hora marcada ou pelo menos, próximo do horário que foi agendado.
Essa demora prejudica o desempenho da clínica, sendo que o número de desistências será maior se os atrasos se tornarem frequentes em atendimentos.

Frieza do profissional

Quando a pessoa busca um atendimento odontológico, ela espera ser bem recepcionada e solucionar tudo aquilo que precisa. Principalmente na área da saúde, a maneira como é realizado a assistência é considerada como um fator determinante.
Por exemplo, imagine que um paciente procure uma clínica odontológica e, durante o atendimento, ele observa que o profissional não demonstrou interesse na situação dele. Além disso, foi breve e não se preocupou em realmente solucionar o problema. 
Nesse caso, dificilmente, o paciente agendará um retorno, pois é mais fácil e vantajoso pesquisar outros estabelecimentos que oferecem o mesmo serviço e com um atendimento melhor.
Logo, um profissional que demonstra frieza durante o contato com o paciente não transmite uma imagem positiva. Do contrário, o público se sentirá motivado a buscar outras clínicas concorrentes que ofertam um atendimento humanizado.

Preço alto

Sabemos que há alguns procedimentos odontológicos que têm um alto custo, tanto para o especialista quanto para o paciente. Contudo, esse também é um dos pontos que influenciam o baixo retorno em clínicas, já que o público analisa outros locais que realizam o serviço para comparar preços, certificando-se qual é a melhor escolha.
Uma estratégia para reduzir o problema é fazer uma análise do orçamento do estabelecimento e verificar como oferecer melhores condições de pagamento ou, até mesmo, tornar os valores mais acessíveis. Com isso, você terá um diferencial de sua concorrência e alcançará uma base de pacientes maior.
Entretanto, lembre-se de que esses ajustes precisam ser viáveis para a clínica para que não prejudique outras áreas, o que compromete o atendimento de qualidade prestado ao público.

Consulta muito rápida

Como já comentamos, a qualidade do atendimento é um dos pontos cruciais na hora de avaliação da clínica. O paciente precisa ter suas expectativas alinhadas de acordo com o é ofertado no estabelecimento. Portanto, uma consulta rápida demais, quando o profissional não coleta os dados e informações necessárias se torna uma assistência superficial e pode prejudicar, até mesmo, o tratamento realizado.
O público observa essa situação e conclui que a prioridade dos especialistas e colaboradores não é oferecer um suporte de excelência. A partir disso, ele procura outras opções e profissionais que atendam suas necessidades de forma especializada. Então, invista em uma consulta personalizada e que demonstre ao paciente que ele pode confiar no trabalho da clínica.
O baixo retorno de pacientes é um obstáculo enfrentado por muitas clínicas, já que isso prejudica diversos aspectos, como lucros, imagem do consultório, entre outros. Como vimos, algumas ações impulsionam a desistência, tornando necessário que os gestores e demais profissionais coloquem em prática algumas medidas, como melhorar o atendimento, criar um ambiente agradável e, por fim, ofertar descontos, reduzir preços ou promover boas condições de pagamento.
Com essas dicas você pode analisar quais são os pontos que precisam ser aprimorados em sua clínica, potencializando a qualidade de seus serviços para garantir o retorno de pacientes!
O que você achou deste conteúdo? Para continuar aprendendo sobre o assunto, leia também nosso post sobre a importância da gestão de pacientes!

Sidebar Blog estendido

Conheça nossos produtos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.

INSCREVA-SE
Contatos
0800 777 2911

(19) 9 8450-0441

Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h

Quem Somos
Somos uma empresa consolidada, que está há mais de 10 anos no mercado dando à você a melhor experiência em Gestão Clínica, com softwares simples, ágeis e poderosos.
Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala.
Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos!
Estamos te esperando!