Escolha uma Página

Se inscreva na nossa NEWSLETTER

Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?

Saiba como fazer o planejamento orçamentário anual na sua clínica

abr 30, 2019 | Atendimento

Todo início de ano as empresas organizam os seus fluxos e processos e traçam metas para os meses que estão por vir, com a intenção de manter os negócios em dia e obter bons resultados ao longo de período. Com as questões financeiras não é diferente.
A previsão das receitas e despesas para um determinado período, geralmente um ano, pode ser feita por meio de um bom planejamento orçamentário. Esse recurso faz com que  os gestores tenham uma compreensão mais precisa sobre a real situação financeira da organização.
Por meio do planejamento, é possível otimizar a tomada de decisão e estabelecer estratégias mais eficientes que potencializem o crescimento e o desempenho do negócio.
Quer saber a importância do planejamento orçamentário anual em sua empresa e como fazê-lo de forma eficiente? Acompanhe nosso artigo e entenda!

A importância do planejamento orçamentário anual

Antes de relacionarmos algumas dicas cruciais para elaborar um bom planejamento financeiro, é necessário que você entenda claramente a função e a importância dessa prática para os negócios. De forma simples e direta, o planejamento orçamentário anual é um documento ou ferramenta que contém informações importantes para o funcionamento de uma empresa, ele detalha todas as despesas e as receitas em determinado ano.
Seu principal objetivo é garantir o melhor aproveitamento dos recursos financeiros disponíveis, a fim de que a empresa tenha ganhos melhores do que o ano anterior, de maneira segura e sustentável. Quando a clínica não tem uma gestão adequada do orçamento, ela fica sem direcionamento e passa a adotar qualquer estratégia como solução para os negócios.
Dessa forma, o planejamento permite uma análise mais eficaz da situação econômica, para que, assim, estabeleça uma diretriz e realize projeções de forma segura.

Como fazer um planejamento orçamentário anual em sua clínica

Em geral, o principal objetivo de uma empresa é gerar lucros, independentemente do segmento de atuação. E alcançar o seu propósito sem se planejar previamente é dar um tiro no escuro. Um bom planejamento orçamentário deve estar alinhado às necessidades do seu negócio e, quando utilizado corretamente, ajuda os empresários a ver como será feita a aplicação dos recursos durante o ano.
Antes de iniciar o plano, realize as seguintes etapas:

  • reúna os seus colaboradores para definir as prioridades, delegar tarefas e executar as atividades;
  • liste o que precisa ser feito para melhorar o desempenho financeiro da empresa;
  • realize uma pesquisa de mercado e conheça as inovações das clínicas.

Feito isso, listaremos o passo a passo para realizar um planejamento orçamentário anual em sua clínica. Confira!

Realize um diagnóstico do negócio

O primeiro passo para elaborar um bom orçamento anual é a realização de um diagnóstico, já que para traçar uma ação futura é preciso conhecer bem a sua realidade, suas limitações e oportunidades. Reúna o maior número possível de informações relevantes e faça uma avaliação da evolução da empresa.
É importante, também, conhecer as experiências e as competências da empresa. Para isso, verifique o nível de maturidade adquirido com o passar do tempo. Esse critério pode ser mesurado pela capacidade de converter o conhecimento em soluções práticas que possam ser aplicadas na gestão.

Estabeleça metas e objetivos

Com o diagnóstico pronto, é possível definir metas e objetivos para o ano. Essas métricas são fatores determinantes para alcançar o sucesso, elas direcionam o trabalho da empresa. No entanto, precisam estar em conformidade com as necessidades, a estrutura e os recursos disponíveis.

Especifique todas as informações necessárias da clínica

Receitas, despesas, investimentos, empréstimos, fluxo de caixa e custos de operação são algumas das informações que devem constar no seu orçamento. Reunir e analisar todos esses dados é uma etapa muito importante, haja vista as chances de você obter bons resultados.

Liste os custos fixos e variáveis

Listar os custos fixos e variáveis da empresa é quase que uma obrigação num plano orçamentário. Afinal, é preciso considerar todos os gastos para manter o seu negócio funcionando antes de querer distribuir recurso para novos projetos. A ideia é de que muitos desses custos possam ser reduzidos ou ampliados. Nesse caso, é possível visualizar o desempenho da empresa e utilizar os fundos extras (quando houver) para novos investimentos.

Realize projeções em diferentes cenários durante o período

O planejamento orçamentário pode apresentar diversas possibilidades de erros e a melhor forma de lidar com essas incertezas é elaborar projeções em diferentes cenários durante o período. Para avaliar se o dinheiro será aplicado em um projeto vantajoso, faça projeções dessa métrica. Assim, fica mais fácil saber quais investimentos podem ser realizados.

Acompanhe os resultados

Não adianta traçar um caminho para o ano e abandoná-lo logo em seguida. Ao fazer o planejamento orçamentário da clínica, defina também como será o monitoramento dos resultados no decorrer do ano. Esta é uma fase indispensável, pois ajuda a reconhecer falhas antes que o problema ganhe proporções maiores. Trata-se, desse modo, de uma ação preventiva.

Realize os ajustes necessários

Após o processo de elaboração do plano, é necessário revisá-lo antes de colocar em prática. Os aspectos devem ser analisados para saber se realmente estão de acordo com a situação da clínica. É nessa hora que os ajustes necessários também são realizados.
Por mais que a elaboração do orçamento anual possa parecer fácil, a verdade é que obter os resultados desejados não é uma tarefa simples. Por isso, durante todo esse processo é crucial contar com a ajuda de bons profissionais e ter uma equipe capacitada. Além disso, é comum que surjam erros durante a elaboração do planejamento, mas isso nem sempre é sinal de fracasso ou despreparo, pelo contrário, deve servir como estímulo para melhorar os métodos.
Vale ressaltar que alguns empresários ainda não utilizam ferramentas tecnológicas para desenvolver o trabalho e fazem tudo manualmente ou com o auxílio de planilhas do Excel. No entanto, o risco de falhas é altíssimo, além de demandarem um trabalho árduo.
O aconselhável é contar com um software de gestão para garantir uma gestão financeira mais eficiente. Diversas vantagens são obtidas com o uso dessas ferramentas. Já imaginou um sistema que realiza todo o gerenciamento das contas a pagar e receber, do fluxo de caixa, da emissão de boletos e das notas fiscais?
Essas e outras funcionalidades estão presentes nos softwares de gestão, e podem ser facilmente percebidas com o aumento da produtividade na clínica e redução de despesas.  
Por fim, o planejamento orçamentário deve ser um norte para as ações executadas, precisando estar presente no dia a dia da empresa, sempre revisado e atualizado. Então, se você deseja manter a saúde financeira da sua clínica, não deixe de aplicar esse recurso para atingir o seu objetivo dentro do prazo estimado e garantir os benefícios para o seu negócio.
Gostou do nosso artigo? Nosso conteúdo foi útil para você? Então, aproveite para saber agora como reduzir custos na sua clínica ou consultório de saúde

Sidebar Blog estendido

Conheça nossos produtos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.

INSCREVA-SE
Contatos
0800 777 2911

(19) 9 8450-0441

Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h

Quem Somos
Somos uma empresa consolidada, que está há mais de 10 anos no mercado dando à você a melhor experiência em Gestão Clínica, com softwares simples, ágeis e poderosos.
Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala.
Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos!
Estamos te esperando!

Atendimento e comunicação com o paciente

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

PREENCHA AS INFORMAÇÕES ABAIXO

Os dados são necessários para você receber as informações de acesso à plataforma.

Os Dados para acesso foram enviados para seu E-mail

Tudo que você precisa saber sobre a ISO 9001

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Tudo o que você precisa saber para otimizar as rotinas administrativas em uma clínica

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Como fidelizar pacientes em clínicas e consultórios odontológicos

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Software de gestão para consultórios

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Guia de gestão financeira da sua clínica

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Guia completo para organizar o consultório odontológico

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Vantagens das mensagens de SMS para uma clínica

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Normas e documentações que precisam estar em dia na sua clínica

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

O que sua clínica precisa entender sobre convênio médico

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Guia para transformar seu consultório em clínica

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Presença digital para clínicas e consultórios

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Guia para você profissionalizar a sua clínica odontológica

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Orçamento para clínicas e clínicas e consultórios

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Gestão da Qualidade em Clínicas Odontológicas: O guia completo

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

Passo a passo para implementação de marketing de conteúdo para clínicas

Preencha os campos para Garantir o seu e-Book Grátis

Seu e-Book te aguarda lá no seu e-mail, acesse o link para download

 

Preencha com seu nome completo
Preencha se desejar que um consultor comercial entre em contato

You have Successfully Subscribed!