As clínicas de saúde devem sempre oferecer um trabalho de qualidade para valorizar sua imagem no mercado. Isso ajuda a se destacar aos olhos do público. É crucial entender as necessidades dos pacientes, especialmente ao tentar conquistar novos clientes.
Uma forma de causar uma boa impressão desde o primeiro contato é tratar o paciente com zelo, simpatia e respeito. Além disso, é importante apresentar detalhadamente o consultório e o trabalho realizado. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como apresentar o orçamento aos seus pacientes e criar um relacionamento de confiança. Confira!
Como apresentar o orçamento dos seus serviços e gerar encantamento ao paciente?
Oferecer serviços de saúde é uma tarefa delicada. As pessoas buscam uma clínica para solucionar questões importantes, seja para tratar uma doença ou realizar procedimentos preventivos. Por isso, é essencial avaliar e entender as necessidades dos seus pacientes. Dessa forma, eles podem confiar no seu negócio e nos profissionais que trabalham com você. Isso os faz escolher sua clínica em vez das concorrentes.
Para agradar e atrair novos pacientes, você deve:
1. Conhecer e demonstrar interesse na pessoa
Assim como em qualquer empresa, é fundamental conhecer bem o seu paciente. Mostre que todos na clínica têm real interesse no que ele diz e nos seus problemas. Dessa forma, ele se sentirá confortável para fornecer todas as informações necessárias para que você o atenda da melhor maneira possível.
A forma mais adequada de atender uma pessoa é:
- Ser simpático e atencioso, para que o paciente crie laços com você. Use ferramentas que tragam um diferencial ao seu atendimento, proporcionando um relacionamento mais afetuoso. Isso pode ser feito com um simples café ou uma conversa em um ambiente mais reservado.
- Demonstrar conhecimento sobre o que está sendo oferecido. Isso é essencial para mostrar que seu consultório conta com especialistas que entregam a máxima qualidade nos procedimentos.
- Fazer favores ao paciente para que ele se sinta especial e queira retribuir o agrado. Por exemplo, avalie as possíveis formas de desconto ou, em casos de exames específicos, verifique como funciona o plano de saúde dele. Dessa forma, ele terá tudo o que precisa para optar pelo tratamento. De maneira discreta, você criará um sentimento de contribuição mútua.
2. Apresentar o cálculo dos custos e as condições de pagamento
Antes de fechar qualquer negócio, a pessoa vai verificar se o valor do tratamento corresponde às suas expectativas e ao seu orçamento. O procedimento pode até ter um resultado de excelência e usar as melhores tecnologias da atualidade. Contudo, se não estiver dentro do preço que o paciente pode pagar, as chances de fechar o negócio são mínimas.
É claro que, em muitos casos, é possível realizar alguns procedimentos por meio da cobertura oferecida por um plano de saúde. Porém, nem todos possuem esse tipo de benefício. Por isso, fique sempre atento ao que será ofertado e ao preço. Tente ser justo com os valores e também com o paciente, demonstrando todas as condições viáveis para que ele consiga pagar o tratamento.
Ao apresentar as formas de pagamento, deixe clara a possibilidade de parcelar, tornando o serviço mais acessível. Mas, para isso, é fundamental que você conheça bem o seu fluxo de caixa. Avalie as opções que poderão ser ofertadas sem comprometer as finanças do seu negócio.
Por fim, aborde o preço por último, depois de ter mostrado ao paciente a qualidade dos seus serviços e a competência dos seus profissionais. Assim, ele se convencerá de que o trabalho prestado vale o investimento que será feito.
3. Mostrar outros serviços oferecidos pela clínica
Muitas vezes, o paciente vai à clínica para realizar apenas um procedimento, mas acaba decidindo utilizar outros serviços. Por isso, sempre que alguém procurar pelo seu estabelecimento, verifique do que ele precisa e apresente outros tratamentos que também podem ser oferecidos.
Por exemplo, uma pessoa que busca um dentista para fazer um clareamento dental deve conhecer as várias técnicas que os profissionais utilizam. Ela deve observar qual é a mais indicada para o seu caso. No entanto, você também pode apresentar outros procedimentos que ajudam a deixar os dentes mais bonitos e brancos.
Por meio desse tipo de atendimento, você poderá aproximar a pessoa da sua marca, fazendo com que ela se torne um paciente fidelizado.
4. Exibir resultados satisfatórios de outros pacientes
Uma boa técnica para conquistar um paciente é mostrar o quão satisfeitas e felizes as pessoas estão em usar os seus serviços. Nada é melhor do que ter uma boa referência para mostrar que a sua empresa é séria e competente.
Por meio do depoimento de pacientes, você terá mais chances de encantar a pessoa. Isso faz com que ela se sinta confortável em se tratar com você. Isso causa bem-estar e contentamento para ambas as partes. As pessoas são mais propensas a escolher um consultório quando percebem que ele é bem visto e recomendado por conhecidos que tiveram boas experiências com os profissionais e tratamentos do lugar.
Aprendendo a fazer um orçamento eficaz, você terá mais chances de sucesso. Para garantir que tudo saia conforme o esperado, é importante obter conhecimentos sobre gestão de clínica. Isso facilitará todas as suas negociações e ajudará a alcançar resultados positivos.
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