As clínicas que prestam serviços na área da saúde devem sempre oferecer um trabalho de qualidade para que a sua imagem seja valorizada no mercado e consigam se sobressair aos olhos do público. É por isso que é fundamental entender as necessidades das pessoas, especialmente na hora de conquistar um novo paciente.
Uma das maneiras de gerar encantamento logo no primeiro contato é tratar o paciente com zelo, simpatia e respeito, além de expor detalhadamente o seu consultório e o seu trabalho.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como apresentar o orçamento ao paciente e criar um relacionamento de confiança. Confira!
Como apresentar o orçamento dos seus serviços e gerar encantamento ao paciente?
Oferecer serviços de saúde é uma tarefa delicada, pois a pessoa sempre busca por uma clínica que ajude a solucionar alguma questão relevante, seja para tratar alguma doença ou realizar procedimentos de prevenção.
Por isso, é essencial sempre avaliar e compreender as necessidades dos seus pacientes para que eles possam confiar no seu negócio e nos profissionais que trabalham com você, escolhendo a sua clínica em vez das concorrentes.
Assim, para agradar e atrair um novo paciente, você deve:
1. Conhecer e demonstrar interesse na pessoa
Assim como em qualquer empresa, é fundamental conhecer bem o seu paciente e mostrar que todos têm real interesse no que ele diz e nos seus problemas. Dessa forma, você fará com que ele se sinta confortável em fornecer todas as informações necessárias para que consiga atendê-lo da melhor maneira possível.
A forma mais apropriada de atender uma pessoa é:
- ser simpático e atencioso, para que o paciente crie laços com você. Use ferramentas que possam trazer um diferencial no seu atendimento, proporcionando um relacionamento mais afetuoso, como servir um simples café ou conversar em um ambiente mais reservado;
- conhecer o que está sendo oferecido é outro passo importante para demonstrar que seu consultório conta com especialistas que buscam entregar a máxima qualidade nos procedimentos. Nada melhor para atrair pessoas do que demonstrar o quanto você entende sobre os seus serviços;
- fazer favores ao paciente para que ele se sinta especial e queira retribuir o agrado. Por exemplo: você pode avaliar as possíveis formas de descontos ou, em casos de exames mais específicos, verificar como funciona o plano de saúde dele a fim de que tenha tudo o que precisa para optar pelo tratamento. De maneira discreta, você criará um sentimento de contribuição mútua.
2. Apresentar o cálculo dos custos e as condições de pagamento
Antes de fechar qualquer negócio, a pessoa vai verificar se o valor do tratamento corresponde às suas expectativas e se está dentro do seu orçamento. O procedimento pode até ter um resultado de excelência e usar as melhores tecnologias da atualidade, contudo, se não estiver dentro do preço que o paciente pode pagar, as chances de fechar o negócio são mínimas.
É claro que em muitos casos é possível realizar alguns procedimentos por meio da cobertura oferecida por um plano de saúde, mas nem todos possuem esse tipo de benefício. Por isso, fique sempre atento ao que será ofertado e ao preço, tentando ser justo com os valores e também com o paciente, demonstrando todas as condições viáveis para que ele consiga pagar o tratamento.
Ao apresentar as formas de pagamento, aproveite para deixar clara a possibilidade de parcelar, a fim de deixar o serviço ainda mais irresistível. Mas, para isso, é fundamental que você conheça bem o seu fluxo de caixa, avaliando as opções que poderão ser ofertadas sem comprometer as finanças do seu negócio.
Por fim, é interessante deixar para abordar o preço por último, depois de ter mostrado ao paciente a qualidade dos seus serviços e a competência dos seus profissionais, para que ele se convença de que o trabalho prestado vale o investimento que será feito.
Falar sobre as habilidades dos seus profissionais
Todo mundo deseja ser atendido por profissionais qualificados, e a melhor forma de saber se uma clínica possui os melhores do mercado é conhecendo as suas habilidades. Esse é o momento para impressionar, de maneira positiva, o seu futuro paciente.
É importante ressaltar sempre as qualidades dos profissionais, assim como as do material e das técnicas que serão utilizadas para proporcionar um resultado efetivo e satisfatório ao tratamento.
Apresente o profissional que será responsável pela realização do procedimento e mostre as suas qualificações. Se possível, faça com que seu paciente conheça outros casos de sucesso em que ele já tenha trabalhado. Isso fará com que a pessoa se sinta mais segura e confiante para escolher o seu consultório.
3. Mostrar outros serviços oferecidos pela clínica
Muitas vezes, o paciente vai à clínica para realizar apenas um procedimento, mas acaba resolvendo utilizar outros serviços. Por isso, sempre que alguém procurar pelo seu estabelecimento, verifique do que ela está precisando e apresente outros tratamentos que também podem ser oferecidos.
Por exemplo, uma pessoa que busca um dentista para fazer um clareamento dental deve conhecer as variadas técnicas que os profissionais utilizam, observando a que for mais indicada para o seu caso. No entanto, você também pode apresentar outros procedimentos que ajudam a deixar os dentes mais bonitos e brancos.
Através desse tipo de atendimento, você poderá aproximar a pessoa da sua marca, fazendo com que ela se torne um paciente fidelizado.
4. Exibir resultados satisfatórios de outros pacientes
Uma boa técnica para conquistar um paciente é mostrar a ele o quão satisfeitas e felizes as pessoas estão em usar os seus serviços.
Nada melhor do que ter uma boa referência para mostrar que a sua empresa é séria e competente. Por meio do depoimento de pacientes, você terá chances de encantar ainda mais a pessoa e fazer com ela se sinta confortável em se tratar com você. Isso causa bem-estar e contentamento para ambas as partes.
As pessoas são mais propensas a escolher um consultório quando percebem que ele é bem visto e recomendado por conhecidos que tiveram boas experiências com os profissionais e tratamentos do lugar.
Aprendendo a fazer um orçamento eficaz você terá mais chances de sucesso. Mas para que tudo possa sair conforme o esperado, é importante obter conhecimentos sobre gestão de clínica para facilitar todas as suas negociações e chegar a resultados positivos.
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