Fortalecer os vínculos com os pacientes é algo que toda clínica quer conquistar. Afinal, é algo que ajuda muito na consolidação dela no mercado. Desenvolver estratégias de marketing de relacionamento é fundamental para qualquer tipo de empresa, inclusive clínicas médicas. Em meio a tanta concorrência pela preferência e atenção do seu público-alvo, pode ser muito vantajoso criar laços significativos com essas pessoas.
Uma estratégia de marketing de relacionamento envolve ativar ações para aprimorar a experiência do seu paciente quando em contato com a marca da sua clínica, antecipar expectativas dele e manter o radar ligado para encontrar oportunidades valiosas para aprimorar tudo isso.
Quer saber mais? Conheça a seguir 10 estratégias de marketing de relacionamento para clínicas:
1. Entenda o perfil do seu público
O primeiro passo para contar com estratégias de marketing de relacionamento eficazes envolve saber com quem você firma esse vínculo. Entender as particularidades, expectativas e motivações dos pacientes com quem você lida é fundamental para esse processo. Tome cuidado para não se basear em suposições e chutes. Em vez disso, busque dados concretos nas fontes que você tiver à disposição, como dados de mercado ou, até mesmo, levantando o histórico de contato dos pacientes que você já atendeu.
2. Crie um tom de voz adequado
A marca da sua clínica precisa ter uma voz reconhecível e que seja capaz de gerar identificação no público dela. Afinal, o discurso é um elemento muito importante para o sucesso de estratégias de marketing de relacionamento para clínicas. Pense no perfil do seu paciente e qual tipo de discurso consegue gerar proximidade com ele. Então, preocupe-se em ter consistência, garantindo que todas as suas peças de comunicação utilizem o mesmo tom de voz.
3. Tenha um atendimento de qualidade
Muito do relacionamento da sua clínica com os seus pacientes depende da qualidade do seu atendimento. Se ele é ruim, dificilmente você conseguirá estabelecer laços significativos com essas pessoas. Um passo fundamental envolve fazer uma auditoria em seus processos de atendimento. Faça uma busca detalhada por possíveis pontos de falha ou barreiras que existam entre o seu paciente e o que ele precisa. Em seguida, crie o hábito de implementar soluções para os problemas encontrados.
4. Atue em diferentes canais de comunicação
Atualmente, com todo o desenvolvimento tecnológico, temos uma grande variedade de canais de comunicação disponíveis para fortalecer o relacionamento do público com a sua clínica. Basta saber quais utilizar e como fazer isso.
Mais uma vez, é importante resgatar as informações que você obteve sobre o perfil do seu público. Veja onde ele está presente, ou seja, quais canais ele prefere utilizar. Por exemplo, pode ser muito vantajoso oferecer atendimento por meio do WhatsApp ou o Facebook Messenger, se isso fizer sentido para seus pacientes.
5. Crie conteúdo relevante nas redes sociais
Falando em canais de comunicação, as redes sociais são meios bastante eficazes para fortalecer estratégias de marketing de relacionamento para clínicas. A solução está no desenvolvimento de conteúdo que seja relevante para o seu público, o que servirá de motivação para que ele continue acompanhando suas publicações.
Coloque-se no lugar do seu paciente. Qual tipo de conteúdo ele precisa e valoriza? Evite contar apenas com posts promocionais, já que é muito mais valioso entregar informações que seu público procura.
6. Lembre-se de datas importantes
Comunicar-se com seus pacientes em momentos importantes também faz parte de estratégias de marketing de relacionamento para clínicas. Isso vale para datas comemorativas, aniversários, épocas especiais do ano, marcação de exames e consultas, entre outras possibilidades.
Por exemplo, você pode programar o envio automático de e-mails no aniversário de seus pacientes, aproveitando para lembrar o quanto ele é valioso para a sua clínica e se colocar à disposição caso precise.
7. Ouça seus pacientes
A base de um bom relacionamento envolve ouvir o outro. Isso também vale para o vínculo entre a sua clínica e os seus pacientes. Assim sendo, é necessário contar com processos que incentivem e valorizem o recebimento de feedbacks dessas pessoas. No entanto, não se limite apenas a ouvir. Você também precisa dar a devida atenção a essas opiniões para aplicar as soluções adequadas. Isso fará com que o seu paciente realmente se sinta ouvido e valorizado.
8. Tenha uma comunicação acertada
Graças ao progresso da tecnologia dos últimos anos, já é possível criar fluxos de comunicação baseados nas ações dos seus pacientes, com o intuito de oferecer conteúdo relevante a eles. Isso é muito valioso para estratégias de marketing de relacionamento para clínicas.
Por exemplo, imagine que um paciente marcou uma consulta em sua clínica. Ele pode receber um e-mail automático com um lembrete da data e do horário, trazendo juntamente a isso um e-book com as principais orientações para a visita. Portanto, se um exame é marcado, pode receber outro contato com informações relevantes sobre ele.
9. Personalize o contato
Outra forma de trabalhar com estratégias de marketing de relacionamento para clínicas envolve considerar as particularidades dos seus pacientes, para ter uma comunicação verdadeiramente personalizada com eles. Isso não depende apenas da tecnologia, mas também dos seus próprios processos de comunicação.
É o caso de treinar a sua equipe de atendimento para tratar cada paciente como a pessoa única que ele é. Envolve fazer alusão a contatos passados, necessidades levantadas ao longo do tempo, preferências específicas, entre outros. Todas essas informações podem ser organizadas e consultadas facilmente por meio de um software especializado.
10. Baseie-se nos seus dados
Mesmo implementando as melhores ações de marketing de relacionamento, é impossível ter total certeza da eficácia delas sem antes fazer testes. É a partir dos resultados desses experimentos que você poderá orientar as suas ações sempre ao sucesso.
Então, reserve parte do seu tempo e atenção para acompanhar os resultados das suas iniciativas. Veja quais deram certo e quais ficaram aquém do esperado. A partir daí, faça os ajustes necessários para aprimorar seus retornos futuros, considerando o que você aprendeu com esses testes.
Tendo em vista todas essas dicas de estratégias de marketing de relacionamento para clínicas, está na hora de começar a planejar as suas ações. Baseie-se não só nessas orientações como também nos conceitos básicos por trás delas: conhecer seu público, compreender as necessidades dele e aplicar ações focadas nelas.
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