As redes sociais são uma maneira rápida e eficiente de se comunicar com o público. Quando falamos na presença de clínicas nesses canais, algumas ações são importantes para conseguir atrair os usuários até a sua página. Afinal, na área da saúde, é essencial construir uma relação de confiança e parceria entre pacientes e clínica.
Existe uma série de redes sociais que podem ser utilizadas hoje em dia, como o Instagram, o Facebook, o Twitter, e assim por diante. Logo, manter um contato próximo dos usuários e saber quais são as estratégias mais certeiras para o seu posicionamento ajuda a garantir melhores resultados.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você entender mais sobre como usar as redes sociais para clínicas. Continue a leitura do post e confira!
Conheça os pacientes
Saber quem realmente são os seus pacientes e as principais necessidades deles é o melhor caminho para ter sucesso ao utilizar as redes sociais. Sem isso, torna-se difícil identificar quais conteúdos não geram um engajamento positivo.
Trace um perfil sobre hábitos, tipos de informações que consomem frequentemente, principais dúvidas presenciadas no dia a dia na clínica e por aí vai. Ter dados relevantes sobre o público ajuda a entender que tipo de publicação, por exemplo, chama a atenção dos usuários.
Além disso, fica mais fácil identificar qual é o melhor meio para interagir e comunicar-se com os pacientes, já que cada rede social e cada perfil de público tem preferência por determinada forma de contato.
Algumas informações básicas são bastante úteis na hora de compreender quem é a sua audiência, tais como:
- faixa etária;
- estilo de vida;
- comportamento de consumo.
Como comentamos, estabelecer um perfil direciona suas estratégias para produzir conteúdo e interações segundo as necessidades dos seus pacientes.
Publique conteúdos relevantes
Um dos principais meios de alcançar o público que você deseja atingir é produzindo um conteúdo relevante. Isso aproxima o público da clínica e colabora para estabelecer um relacionamento saudável, já que o contato constante com suas publicações gera credibilidade e confiança, aumentando o reconhecimento do local e melhorando a comunicação.
Após identificar o que os pacientes consomem e que informações são interessantes para eles, invista em materiais que sejam ricos e que agreguem valor para a audiência.
São várias as alternativas que podem ser transformadas em conteúdo, como e-book, infográfico e blogpost. Quando você realiza um acompanhamento sobre os assuntos que são relevantes para o público, a comunicação entre ambas as partes é fortalecida.
Então, cabe à clínica entender quais são os problemas dos pacientes e o que eles têm interesse em saber. Na internet, há uma quantidade extensa de temas voltados para a área da saúde. Porém, um fator fundamental a ser analisado é a veracidade das informações, pois, além de influenciar o bem-estar daqueles que têm contato direto com a postagem, um conteúdo incorreto também implica a reputação da clínica.
Outro aspecto que precisa ser considerado é a frequência das publicações. Portanto, de nada adianta ter um perfil em uma rede social se a clínica não promove nenhum tipo de interação ou não engaja os pacientes com conteúdos de qualidade. Por isso, fixe horários e determine qual será a periodicidade das postagens para facilitar a sua rotina.
De fato, fazendo isso, a sua clínica marcará presença e, constantemente, será lembrada por usuários que utilizam a rede social. Logo, é necessário manter equilíbrio na hora de definir a frequência dos conteúdos. Afinal, sobrecarregar os pacientes com informações não é a melhor maneira de ser bem-sucedido na estratégia.
Saiba escolher os canais
Estar inserido nas redes sociais não significa que a clínica precisa fazer parte de todos os canais. Pois, cada uma dessas ferramentas conta com objetivos específicos e públicos distintos. Ou seja, é importante avaliar quais são as alternativas que mais se encaixam em seu caso.
Escolher as mídias sociais corretas ajudará ao selecionar as estratégias adequadas, sendo mais fácil ser bem-sucedido.
O público também tem preferência por redes sociais específicas, isto é, saber em qual canal está a maior concentração de pacientes é um dos passos para que a sua escolha seja certeira.
Assim, cada rede tem suas peculiaridades, configurações e estilos de linguagem. Nesse sentido, conhecer o funcionamento de cada uma delas ajudará na hora de decidir qual é a opção adequada. No LinkedIn, por exemplo, as pessoas se cadastram com o objetivo de criar uma rede de contatos profissionais e buscar oportunidades de negócio.
Por outro lado, o Instagram é um canal dinâmico, utilizado para interações mais informais, com um conteúdo focado no visual e no entretenimento.
Portanto, os gestores da clínica e os envolvidos nas estratégias ficam responsáveis por essa análise, acompanhando quais são as características do público e quais redes fazem parte do dia a dia dele.
Verifique os resultados
Uma falha cometida por muitas clínicas e pelas demais empresas do mercado é a falta de acompanhamento dos resultados em redes sociais. O desempenho de suas ações precisa ser analisado frequentemente para saber quando é necessário fazer ajustes ou não.
Além disso, é possível visualizar o que foi feito e que gerou bons resultados, ou seja, aquelas estratégias positivas que serão mantidas. Portanto, há algumas métricas e alguns parâmetros bastante utilizados dentro do marketing digital que podem ser úteis em sua análise.
Então, se o objetivo é alcançar resultados significativos e que impulsionam o crescimento da clínica, verificar os resultados de suas interações e publicações nas mídias tem grande importância.
Ao longo do post, vimos que usar as redes sociais para clínicas é uma estratégia importante para ter uma comunicação eficiente com os pacientes e, também, para acelerar o crescimento do local.
Vem aprender mais sobre sua gestão!
Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.