Análise SWOT para clínicas: como fazer com eficiência?

Você já parou para pensar quais são os pontos fortes do seu consultório odontológico? E conhece os pontos fracos dele? Em meio a uma rotina atribulada, nem sempre esse tipo de informação parece ter alguma importância. Ao mesmo tempo, porém, elas revelam muito sobre o negócio e ajudá-lo a deixá-lo mais competitivo. É muito fácil fazer isso por meio de uma análise SWOT para clínicas.
A análise SWOT é ferramenta empresarial muito utilizada para ajudar os empreendedores a identificar o que pode ser melhorado no negócio e o que precisa ser alterado para alcançar resultados melhores.
Neste post, vamos explicar melhor sobre o que se trata essa técnica, qual a sua importância e como colocá-la em prática.

O que é a análise SWOT?

A análise SWOT é uma técnica muito utilizada no mundo empresarial. A sigla, em inglês, significa a sequência de quatro termos que, na tradução para o português, também pode significar FOFA:

  • strengths = forças;
  • weaknesses = fraquezas;
  • opportunities = oportunidades;
  • threats = ameaças.

Juntos, os quatro elementos ajudam a identificar os principais fatores internos a serem trabalhados (força e fraqueza) e os pontos externos (oportunidades e ameaças) que requerem atenção porque fogem do controle do gestor.
Funciona, portanto, quase como um planejamento estratégico, já que direciona os negócios a enfrentar os desafios da forma mais adequada possível e evidenciar ainda mais os diferenciais que ele já tem para se destacar diante da concorrência.

Por que deve ser feita em clínicas odontológicas?

A análise SWOT é indicada para qualquer tipo de empresa, sejam elas grandes, médias ou pequenas. E isso inclui, claro, os consultórios de odontologia. Os resultados obtidos vão muito além do que se imagina
Ao adotá-la, os empreendedores conseguem obter uma visão geral do próprio negócio, aprendendo a minimizar o impacto das ameaças e a identificar as oportunidades que podem surgir pelo caminho.
Assim, a partir dessas informações, é possível direcionar melhor as metas a serem alcançadas, formular estratégias mais acertadas e obter uma melhor compreensão do posicionamento dos concorrentes, tornando o negócio mais competitivo.
Afinal, de nada adianta ter equipamentos e serviços inovadores se não souber administrar a melhor estratégia para atuar no mercado.

Como é feita uma análise SWOT para clínicas odontológicas?

A análise SWOT é muito fácil de ser aplicada e não exige nenhum conhecimento técnico específico. Basta apenas reservar tempo para preencher, com calma, tudo que está relacionado aos quatro elementos que compõem a ferramenta — as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças. Quanto mais minucioso e sincero for esse trabalho, mais efetivo e prático será o seu resultado.
As forças e as fraquezas formam os fatores do ambiente interno da clínica. São, portanto, as suas características atuais e aquilo que mais o diferencia da concorrência.
As oportunidades e as ameaças, por sua vez, dizem respeito aos fatores externos e próprios do mercado que fogem do seu controle como administrador. Portanto, quando bem conhecidos e estudados, podem ajudar a alavancar o crescimento.
No entanto, também podem ser responsáveis por comprometer todos os esforços empreendidos. Assim, procure responder algumas questões-chave a respeito de cada um desses elementos.

Aspectos relacionados ao ambiente interno

O ambiente interno, como mencionado, diz respeito a tudo que a clínica consegue controlar. Para isso, leve em consideração algumas circunstâncias essenciais do negócio, como, por exemplo:

  • o tempo de atividade;
  • a variedade e a qualidade dos serviços clínicos oferecidos;
  • o tempo de espera dos pacientes;
  • a localização;
  • o espaço para estacionamento;
  • a produtividade da equipe;
  • a rotatividade do grupo de trabalho;
  • a limpeza do local;
  • a reputação da clínica no mercado;
  • o fluxo de caixa.

As forças de uma clínica odontológica correspondem às vantagens que a diferenciam em relação aos concorrentes. Para isso, reflita sobre questões como:

  • o que a sua clínica tem de especial?
  • Ela disponibiliza equipamentos da melhor qualidade?
  • A equipe que trabalha na clínica é unida?
  • O que eles fazem de melhor?
  • O que eles fazem de diferente?
  • O atendimento ao paciente é humanizado?
  • A localização da clínica é estratégica na cidade onde atua?
  • O que os pacientes, parceiros e a concorrência pensam sobre ela?
  • Como está a reputação do negócio?

Reconheça as fraquezas

Depois de enumerar as suas forças e vantagens, é preciso fazer o exercício contrário: quais são as fraquezas da sua clínica e o que, de alguma forma, atrapalha o sucesso? Nesse contexto, os indicadores a serem levados em conta costumam ser as reclamações de funcionários ou de pacientes. Lembre-se que identificar os pontos fracos é o primeiro passo para começar a corrigi-los.
Portanto, reflita sobre questões como:

  • em que ponto é possível pode melhorar?
  • Onde precisa se fortalecer?
  • Em que ponto os concorrentes estão à sua frente?
  • O que pacientes, parceiros e concorrentes consideram o seu negócio como fraqueza?
  • Há equipamentos obsoletos?
  • Existe alguma especialidade importante, mas que não é oferecida?

Aspectos relacionados ao ambiente externo

Na prática, os fatores externos são tudo aquilo que está fora de controle da clínica, mas que, mesmo assim, a afeta de alguma forma. Nesse quesito, portanto, avalie situações como:

Visualize as oportunidades de negócio

As oportunidades estão relacionadas às situações que poderão afetar positivamente o seu negócio. Portanto, avalie as potencialidades da clínica com o cenário externo. Leve em conta, por exemplo, as falhas dos concorrentes e as lacunas ainda não preenchidas pelo mercado, para que seja possível traçar objetivos inovadores.
Então, pergunte-se:

  • do que os pacientes precisam?
  • De que forma a clínica poderia se aproveitar dessa necessidade?
  • Como oferecê-la?
  • O que é possível utilizar a favor da clínica?
  • O negócio está se expandindo?
  • Há incentivos públicos para tanto?
  • Onde estão os bons profissionais?
  • Como eles poderiam agregar à clínica?
  • Qual a possibilidade de se oferecer novos tratamentos aos pacientes?

Antecipe-se às ameaças

Por fim, avalie tudo aquilo que poderia ser considerado ameaça ao seu negócio, ou que poderia interferir de alguma forma no andamento dele. Nesse sentido, pergunte-se sobre:

  • o que poderia reduzir o retorno dos pacientes?
  • O que poderia reduzir o lucro?
  • Qual é o ponto forte dos concorrentes que o colocam em vantagem em relação à sua clínica?
  • Como os novos consultórios que estão chegando no mercado estão se destacando?

Como avaliar os resultados?

Depois de fazer esse levantamento minucioso, procure reunir as informações de forma a encontrar alternativas que ajudem a alavancar o negócio. A ideia aqui é combinar os fatores internos e externos para obter o seguinte resultado:

  • como usar as qualidades do negócio para impulsionar as oportunidades já existentes no mercado de trabalho?
  • Como lidar com as fraquezas para deixar a clínica preparada para as ameaças?

Ao fim, como é possível perceber, a análise SWOT para clínicas consegue fornecer embasamentos concretos e capazes de auxiliar nos processos decisórios e, assim, alcançar o sucesso desejado. Afinal, reconhecer os pontos fortes e os pontos fracos do negócio ajuda você a gerenciar melhor o seu negócio, descobrir novas oportunidades e eliminar eventuais riscos e ameaças que possam surgir.
O artigo lhe foi útil? Então, deixe um comentário contando se os resultados objetivos realmente ajudaram a sua clínica a crescer!