Escolha uma Página

Se inscreva na nossa NEWSLETTER

Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?

Veja como a inteligência artificial está sendo usada na saúde

fev 27, 2019 | Atendimento

O uso de novas tecnologias já faz parte de nosso dia a dia e tem um papel fundamental em diversos setores, como na economia e na comunicação empresarial, além de desempenhar várias outras funcionalidades.

Nesse sentido, a inteligência artificial (IA), tecnologia que simula a capacidade humana de raciocínio, tem sido inserida em processos e situações do cotidiano. Especificamente na área da saúde, ela também contribui para melhorar processos clínicos e hospitalares e até mesmo na gestão de informações desses locais.

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura do texto e saiba como utilizar a inteligência artificial na saúde para aumentar ainda mais a eficiência dos procedimentos!

O que é a inteligência artificial?

O conceito de inteligência artificial, como mencionado acima, está relacionado à simulação do pensamento e raciocínio humano. Ou seja, por meio de máquinas e outros mecanismos, é possível que os computadores apresentem características que são associadas às pessoas.

Dessa forma, é possível realizar análises de dados, configurar respostas automatizadas e uma série de outras ações que são semelhantes ao comportamento do ser humano. Essa tecnologia existe por causa do alto potencial de armazenamento das máquinas que assimilam várias informações e dados simultaneamente. Com isso, os processos são inteligentes e conseguem reproduzir pensamentos e reações humanas com facilidade.

Como ela está sendo utilizada na saúde?

Esse tipo de tecnologia impacta vários setores da sociedade e é amplamente utilizado na área da saúde. Os benefícios gerados para clínicas, consultórios e outras instituições médicas são diversos.

Um exemplo em que ela pode ser aplicada é nos atendimentos automatizados, que agilizam a assistência ao paciente e solucionam dúvidas comuns de forma rápida e fácil. Além disso, podemos citar alguns outros aspectos, como o diagnóstico de doenças, auxílio em tratamentos, precisão em exames e assim por diante.

Médicos e demais especialistas na área também são grandes beneficiados desse recurso porque conseguem ter acesso instantâneo a inúmeras informações sobre medicina em pouco tempo, o que agiliza todos os processos.

Quais são os benefícios de utilizá-la em sua clínica?

Para que você entenda mais sobre como a inteligência artificial pode fazer a diferença em sua clínica, selecionamos algumas vantagens de utilizar essa tecnologia em sua rotina. Conheça!

Armazenamento de dados

O acesso à informação é essencial para melhorar o atendimento na clínica. Afinal, quanto mais você conhecer seu paciente, maior será a qualidade do serviço prestado a ele. Dessa forma, é possível oferecer um suporte diferenciado, onde as necessidades de cada pessoa são levadas em conta.

Nesse caso, o uso da inteligência artificial tem grande importância porque consegue aumentar o acesso a uma quantidade maior de dados. Além disso, eles podem ser organizados na nuvem, o que facilita o trabalho dos colaboradores e otimiza tempo.

Com isso, tudo que você precisa saber fica em só lugar e quando precisar, basta abrir o sistema para acessar o que é necessário.

O recurso também tem aumentado a eficiência e a produtividade dos consultórios e clínicas, já que os processos automatizados exigem um trabalho humano reduzido. Então, se torna mais fácil atender o público com rapidez sem perder a qualidade na hora de fornecer instruções ou entregar exames, por exemplo.

Precisão no diagnóstico

A inteligência artificial na saúde possibilita que computadores com grande capacidade de precisão realizem diagnósticos e até a detecção de doenças. 

Todas as informações encontradas no histórico do paciente são consideradas e, a partir disso, a máquina fornece quais são as opções mais prováveis dentro do quadro e dos sintomas da pessoa. No entanto, essa tecnologia ainda não está disponível para a maioria dos profissionais e instituições médicas, mas revela a importância do recurso para a área médica.

Além disso, é possível diagnosticar enfermidades sem exames invasivos. Isso porque, de forma automatizada, os profissionais da saúde conseguem visualizar os órgãos internos do paciente por meio de computadores.

Aqui fica claro, então, que esse tipo de recurso é capaz de otimizar tempo e de preservar o bem-estar daqueles que precisam de ajuda médica especializada.

Prontuários eletrônicos

Os prontuários contêm informações que são essenciais durante a consulta e até mesmo podem auxiliar na hora de diagnosticar o problema. Com a inteligência artificial, a organização desses dados se tornou mais fácil e descomplicada.

Com o uso da tecnologia, você pode armazenar tudo que é preciso sobre o paciente, de maneira eletrônica. Isso facilita o dia a dia dos colaboradores e de todos os envolvidos na clínica porque melhora a comunicação com o paciente e otimiza tempo.

Além disso, também contribui para o diagnóstico e com o andamento de procedimentos médicos ou exames, já que com todos os dados organizados e automatizados, fica mais fácil monitorar a saúde da pessoa.

Com a inteligência artificial, é possível garantir um alto armazenamento desses registros, ou seja, você pode ter um prontuário completo com tudo o que for necessário e relevante.

Afinal, vale a pena utilizar a inteligência artificial na saúde?

Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a eficiência e importância da inteligência artificial na área médica. No entanto, o recurso, aos poucos, está sendo implementado em diversos segmentos e o resultado tem sido satisfatório, já que os benefícios são visíveis para ambas as partes.

A tendência para os próximos anos é de um aumento expressivo no uso dessa tecnologia — considerando que ela está sendo aplicada em vários aspectos da sociedade. Logo, é esperado que mudanças ocorram na saúde e, com isso, mais praticidade e segurança sejam oferecidas ao público por meio da IA.

Portanto, se você quer otimizar os processos de sua clínica e ter um atendimento mais eficiente, o uso dessa ferramenta tem grande importância.

Como você pode perceber, a inteligência artificial na saúde é abrangente e pode ser utilizada tanto para melhorar processos administrativos de uma clínica como para detectar doenças. Por isso, é importante que os profissionais e instituições da área busquem esse tipo de tecnologia para fornecer um atendimento mais rápido e preciso.

E aí, gostou de conhecer mais sobre o tema? Quer ficar ainda mais inteirado sobre o assunto? Então, nos siga no Facebook para acompanhar nossas atualizações!

Sidebar Blog estendido

Conheça nossos produtos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.

INSCREVA-SE
Contatos
0800 777 2911

(19) 9 8450-0441

Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h

Quem Somos
Somos uma empresa consolidada, que está há mais de 10 anos no mercado dando à você a melhor experiência em Gestão Clínica, com softwares simples, ágeis e poderosos.
Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala.
Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos!
Estamos te esperando!