Escolha uma Página

Se inscreva na nossa NEWSLETTER

Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?

Conheça 7 tecnologias na área da saúde que facilitam o seu trabalho

set 27, 2018 | Atendimento

Porque tecnologias na área da saúde?
Em meio à alta competitividade que marca o cenário empresarial atual e às mudanças sistemáticas trazidas pela transformação digital, inovação e adaptabilidade se tornaram fatores de extrema relevância para o sucesso.
Nesse contexto, os diferentes segmentos do mercado precisam investir em ferramentas que facilitem a dinâmica do trabalho para alinhar-se a novas tendências, padrões e nível tecnológico. Com a tecnologia na área da saúde não é diferente.
Além de ser essencial na gestão de clínicas e hospitais, ela tem revolucionado os processos de diagnóstico e o tratamento de doenças. E isso traz inúmeros benefícios aos profissionais e aos pacientes.
Neste post, abordamos as tecnologias que auxiliam o dia a dia dos profissionais da saúde e destacamos sua importância para o setor. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A importância de investir em tecnologias na área da saúde

De modo geral, a inovação tecnológica busca aprimorar os resultados e contribuir para o crescimento e o fortalecimento dos negócios. Na área da saúde, ela possibilita, ainda, identificar doenças em fase inicial, de forma a facilitar o tratamento e aumentar as chances de cura.
As ferramentas tecnológicas favorecem, assim, a confiabilidade dos diagnósticos. Isso reduz as chances de erros e possibilita maior precisão na escolha do tratamento mais adequado para cada disfunção.
Além disso, os avanços em equipamentos e diagnósticos trazem diversas vantagens. Entre elas, aumento de produtividade, agilidade nos procedimentos, segurança nos tratamentos, redução do tempo de recuperação, rapidez na entrega de exames e maior precisão nos resultados.

As principais tecnologias em saúde

Com os inúmeros avanços disponíveis no mercado, ficou mais fácil oferecer qualidade na atenção à saúde. Conheça, a seguir, sete tecnologias que facilitam o trabalho na área da saúde.

1. Internet das Coisas (Internet of Things – IoT)

A IoT oferece inúmeras possibilidades de aplicação nos negócios e na otimização de atividades — inclusive do setor de saúde. Com ela, os dispositivos do cotidiano se tornam inteligentes ao serem conectados à internet. Além disso, a IoT permite a comunicação entre diferentes objetos. Dessa forma, eles podem compartilhar dados e informações para concluir operações. E a tecnologia ainda permite a coleta de dados relevantes.
Na saúde, ela é empregada em plataformas com programas terapêuticos que avaliam os pacientes e softwares integrados para monitorar seu estado. Ela é eficaz para o registro de informações, bem como para o controle e o acompanhamento do doente.

2. Big data

O big data consiste na análise de informações extraídas de um grande volume de dados para encontrar características comuns. No setor da saúde, ele abrange desde a prevenção e o diagnóstico até a investigação clínica e farmacêutica
Assim, auxilia em possíveis diagnósticos e até na redução de custos. Com ele, é possível comparar sintomas ou peculiaridades a disfunções e, a partir disso, fazer previsões mais precisas sobre a possibilidade de ocorrência de uma doença ou a efetividade de um tratamento.

3. Computação em nuvem

A tecnologia que armazena os dados em sistemas na nuvem é, atualmente, a mais utilizada pelos estabelecimentos de saúde, em razão da praticidade e da segurança. Ela consiste em oferecer recursos e serviços computacionais on-line, sem a necessidade de instalar várias ferramentas, como banco de dados, servidores e softwares.
Como os arquivos ficam armazenados em mais de um servidor, o acesso pode ser feito de qualquer lugar e o compartilhamento de informações entre os profissionais é facilitado, de forma a dar agilidade ao processo. E mais: ainda garante a segurança e a integridade dos dados dos pacientes.

4. Prontuário eletrônico

A inovação deve contribuir para que a relação entre o profissional de saúde e o paciente tenha mais qualidade e seja mais favorável. Garantir a privacidade, a segurança e a confidencialidade dos dados do paciente é um exemplo do uso da tecnologia no setor.
Esse processo é possível com o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que reúne as informações em um só lugar. Tem identificação do paciente, anamnese, resultados e laudos de exames, prescrições médicas e outros. Nele, os dados ficam armazenados de modo seguro e atualizado para tornar o atendimento mais eficiente.
Além disso, esse tipo de solução permite que os pacientes enviem informações diárias aos médicos. Assim, a ferramenta facilita o diagnóstico proativo, auxilia no tratamento e aumenta as chances de obter outras receitas no dia a dia.

5. Software de gestão

Os sistemas de gestão ajudam os médicos a gerenciarem seus consultórios com mais facilidade e eficiência. Com isso, os processos são otimizados e o atendimento aos pacientes ganha mais qualidade. Essas ferramentas permitem organizar a agenda de consultas, os PEPs, as finanças e outros. Isso faz o processo ficar mais seguro, os custos serem reduzidos e o máximo da eficiência operacional ser alcançado.

6. Telemedicina

Um meio de comunicação e atendimento ao paciente cada vez mais frequente é a telemedicina — uma forma de assistência remota. Os sistemas mais modernos permitem que o médico interaja com os pacientes em tempo real sem sair de casa. A tecnologia é aplicada em videoconferências, teleconsultas, teleassistências, emissão de laudos e cirurgias com a ajuda de robôs. Assim, os processos ficam mais cômodos e simples.

7. Bulário on-line

Com a grande quantidade de medicamentos disponível no mercado, é quase impossível para o médico conhecer a posologia e a contraindicação de todos eles. O bulário on-line permite acesso rápido à indicação de medicamentos e otimiza o tempo de consulta. O serviço, oferecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem, ainda, conteúdo para educação em saúde, legislação específica sobre diferentes temas e endereços eletrônicos de interesse na área de saúde.
O uso da tecnologia para aperfeiçoar os processos do setor de saúde tornou-se, nas últimas décadas, uma tendência e um caminho que não deve ser ignorado. Com ela, os tratamentos são mais confiáveis e eficazes, o que faz toda a diferença no segmento.
Agora que você já conhece algumas das opções da tecnologia na área da saúde, que tal saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a aplicar a tecnologia nesse segmento.

Sidebar Blog estendido

Conheça nossos produtos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.

INSCREVA-SE
Contatos
0800 777 2911

(19) 9 8450-0441

Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h

Quem Somos
Somos uma empresa consolidada, que está há mais de 10 anos no mercado dando à você a melhor experiência em Gestão Clínica, com softwares simples, ágeis e poderosos.
Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala.
Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos!
Estamos te esperando!