fbpx

Entenda como usar a tecnologia para organização da sua clínica

Assim como é importante cuidar dos pacientes, os gestores de tecnologia médica também devem dar importância à saúde financeira do seu empreendimento, visto que é uma das áreas que sustentam toda a estrutura de qualquer instituição.
De forma geral, toda a parte administrativa de um consultório deve ser gerida de maneira eficiente e com o máximo de atenção. Para que isso aconteça de forma ágil, segura e profissional, a adoção da tecnologia médica torna-se fundamental nos processos.
É preciso que esse gerenciamento seja feito de maneira rigorosa e eficaz, a fim de que nenhum procedimento falso ocasione riscos à sua clínica. Conheça mais sobre o assunto neste post!

A importância da tecnologia médica no gerenciamento eficaz das clínicas

Para a gestão eficaz de uma clínica, é preciso um bom planejamento estratégico, esforço e principalmente boa organização, para que o consultório traga os resultados esperados.
Não importa se é uma clínica que está iniciando agora ou se é um consultório em funcionamento já há algum tempo; o uso da tecnologia nos dias de hoje é essencial também para a gestão desses empreendimentos, pois pode tornar a organização e os processos ainda mais rápidos e fáceis de gerir.
Conheça agora algumas práticas de organização, com o auxílio da tecnologia, que lhe ajudarão a tornar sua clínica muito mais produtiva!

Tenha um sistema de agendamento online

Há muitos motivos para fazer uso de sistemas de agendamento online em sua clínica. Utilizar papel era um método antigo, em que eram inseridos dados de pacientes em fichas ou em prontuários manualmente escritos, o que muitas vezes acarretavam em perdas de dados ou erros, além da necessidade de salas com grandes arquivos para armazenamento.
Os meios eletrônicos vieram para corrigir isso e para agilizar outros processos que envolvem o paciente — além de organizar a área financeira de uma clínica. As agendas virtuais podem ser acessadas de qualquer lugar com internet e de qualquer dispositivo móvel, ou mesmo pelo computador; basta ter o software instalado.
Com as agendas online, você poderá ter mais organização de sua rotina de consultas e será capaz de organizar toda a parte financeira de maneira muito mais prática e fácil.
Veja o que é possível fazer com o sistema de agendamento online:

  • verificar o status de atendimento;
  • saber quais pacientes já foram atendidos;
  • saber o tempo de cada consulta;
  • reservar vagas;
  • realizar encaixes de horários.

Tudo isso otimiza os processos de sua clínica, proporcionando, além de economia de tempo, melhor gestão financeira por economizar recursos, sempre de forma bem organizada e alinhada com seus funcionários.
Essa organização de horários de pacientes possibilita a abertura para que novos profissionais participem de sua clínica, o que pode gerar um acréscimo do faturamento do consultório. Além disso, há maior segurança dos dados quando registrados de forma online.

Utilize softwares de gestão de clínicas em nuvem

Uma das principais vantagens do uso dos softwares em nuvem, ou cloud computing, na tecnologia médica é a segurança.
Embora necessite de constante conexão com a internet para funcionar, é certo que seus dados nunca se perderão devido a qualquer eventualidade ou problema com as máquinas no seu consultório. Isso porque sempre haverá o backup das informações, que pode ser acessado somente com login e senha, de qualquer dispositivo.
Outro benefício marcante do cloud computing para o gerenciamento de clínicas é a capacidade de redução de custos e também do espaço físico. Por serem salvos em servidores virtuais, os gastos com manutenção são bem menores.

Faça um treinamento com seus funcionários

Tanto médicos como enfermeiras, secretárias, seguranças e outros profissionais devem ser capacitados a fim de que possam cumprir com as políticas e missão da clínica.
É também importante considerar palestras e treinamentos sobre como funciona a instituição. Para montar os tópicos, é preciso que você busque informações sobre os padrões de atendimento, o slogan da clínica e suas prioridades assim como as tarefas de cada um como funcionário.
Ensine seus colaboradores a operar o software de gestão e outros programas necessários da empresa, para que não haja muitas complicações.

Faça uso do software Hospital Information System (HIS)

O HIS, ou Hospital Information System, é um sistema de informação abrangente e integrado, projetado para gerenciar todos os aspectos da operação de um hospital, tais como questões médicas, administrativas, financeiras e legais e o processamento correspondente de serviços.
É um tipo de sistema que faz a integração de muitas funcionalidades em um só lugar. Assim, é possível usá-lo também para gerenciar sua clínica, agendar horários online e cuidar da parte administrativa e financeira. Esse software também emite relatórios, gráficos e listas de suprimentos necessários.

Utilize os sistemas de telemedicina e diagnóstico à distância

Grande parte das clínicas necessita utilizar exames feitos em imagem a fim de dar um diagnóstico ao paciente. Porém, é um procedimento bastante caro, e ter uma equipe médica de plantão somente para avaliar esses exames pode não ser uma boa ideia.
A melhor solução é contratar uma empresa terceirizada especialista no segmento de sua clínica. É uma tecnologia médica de extrema rapidez, em que o gestor da clínica pagará somente pelo laudo e não por todo o corpo clínico — o que agiliza os processos de seu consultório.
Os benefícios dos sistemas de diagnósticos à distância são:

  • melhoria dos serviços prestados;
  • melhoria da estrutura organizacional;
  • melhoria do fluxo de informações;
  • melhora a flexibilidade da empresa para enfrentar imprevistos nos processos de trabalho;
  • otimização na prestação de serviços aos pacientes.

A função dos gestores contemporâneos visa identificar a melhor e mais rentável tecnologia para o seu segmento de mercado, para que ela atenda às reais necessidades de sua clínica.
Dessa forma, o processo influenciará toda a estrutura organizacional, sendo melhor fazer um planejamento estratégico prévio, o que não precisa ser um problema — principalmente com tantas ajudas tecnológicas que temos.
É importante o uso da tecnologia médica para as empresas de saúde se manterem sempre ativas e competitivas no mercado. Se esses empreendimentos não se adaptarem, ou não souberem utilizar novas tecnologias, certamente perderão espaço para outros concorrentes do segmento.

Software para Clínicas