fbpx

Veja como a inteligência artificial está sendo usada na saúde

O uso da inteligência artificial na saúde é uma realidade que já faz parte de nosso dia a dia há um bom tempo e tem um papel fundamental em diversos setores, como na economia e na comunicação empresarial, além de desempenhar várias outras funcionalidades.

Esta tecnologia simula a capacidade humana de raciocínio e tem sido inserida em processos e situações do cotidiano. contribuindo para melhorar processos clínicos e hospitalares e até mesmo na gestão de informações desses locais.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura do texto e saiba como utilizar a inteligência artificial na saúde para aumentar a eficiência dos procedimentos!

O que é a inteligência artificial?

O conceito de inteligência artificial, como mencionado acima, está relacionado à simulação do pensamento e raciocínio humano. Ou seja, por meio de máquinas e outros mecanismos, é possível que os computadores apresentem características que são associadas às pessoas.

Dessa forma, é possível realizar análises de dados, configurar respostas automatizadas e uma série de outras ações que são semelhantes ao comportamento do ser humano. Essa tecnologia existe por causa do alto potencial de armazenamento das máquinas que assimilam várias informações e dados simultaneamente. Com isso, os processos são inteligentes e conseguem reproduzir pensamentos e reações humanas com facilidade.

Como ela está sendo utilizada na saúde?

Esse tipo de tecnologia impacta vários setores da sociedade e é amplamente utilizado na área da saúde. Os benefícios gerados para clínicas, consultórios e outras instituições médicas são diversos.

Um exemplo em que ela pode ser aplicada é nos atendimentos automatizados, que agilizam a assistência ao paciente e solucionam dúvidas comuns de forma rápida e fácil. Além disso, podemos citar alguns outros aspectos, como o diagnóstico de doenças, auxílio em tratamentos, precisão em exames e assim por diante.

Médicos e demais especialistas na área também são grandes beneficiados desse recurso porque conseguem ter acesso instantâneo a inúmeras informações sobre medicina em pouco tempo, o que agiliza todos os processos.

Confira abaixo algumas das suas maiores utilizações na área.

Atendimentos automatizados

Uma das maiores utilizações da inteligência artificial na área da saúde está relacionada com os atendimentos automatizados. Existem muitas formas pelas quais esse tipo de ferramenta pode ser aplicado, mas ainda mais importante do que a tecnologia empregada é que tudo esteja em boa conformidade com o posicionamento e a missão da sua empresa.

Um exemplo que vem ganhando espaço no mercado são os bots em sites da internet. Eles podem começar o contato com o visitante, respondendo às dúvidas mais simples e direcionando para o próximo passo necessário. Porém, as respostas precisam ser bem-programadas, humanizadas e coerentes com o seu empreendimento.

Softwares de gestão 

Os softwares de gestão estão entre as soluções de tecnologia mais utilizadas e vantajosas da área de saúde. Muitas clínicas, consultórios e demais estabelecimentos de saúde já adotaram a solução para sua rotina e melhoraram os processos internos e a eficiência do negócio como um todo, trazendo um diferencial competitivo muito importante.

Os sistemas do tipo ajudam não apenas na centralização das principais informações dos pacientes, como também em diversos outros aspectos, como a administração financeira, controle de exames, emissão de alertas de prazos e assim por diante. É possível alimentar o banco de dados em tempo real, ganhando ainda mais subsídios para qualquer decisão.

Confirmação de agendas

Não é novidade para nenhum profissional da área de saúde que as faltas dos pacientes são um dos grandes desafios da administração geral e da gestão financeira como um todo. Quando não avisadas a tempo, essas ausências não justificadas podem ser sinônimo de bastante confusão e até de prejuízos no final do mês.

Por isso, um dos recursos da inteligência artificial no segmento é o de fazer a confirmação da agenda, entrando em contato com a pessoa e lembrando do seu horário. Nos dias de hoje, isso pode ser feito de diversas maneiras, com disparos automáticos de mensagens por aplicativos de comunicação, endereço de e-mail, SMS e assim por diante. 

Mais precisão em exames

Usar a inteligência artificial na interpretação de exames é uma das grandes tendências da medicina e da área de saúde como um todo. Por mais que esse pareça um cenário futurista, o fato é que já existem ferramentas do tipo, que podem trazer mais eficácia para diversos serviços e um melhor prognóstico para algumas doenças.

Existem alguns algoritmos e softwares que trabalham, por exemplo, com bancos de imagens de radiologia. Com eles, é possível analisar com muito detalhamento e até encontrar possíveis alterações, que poderiam passar despercebidas aos olhos humanos. Além disso, é uma tecnologia que pode reduzir consideravelmente o custo de alguns serviços.

Recuperação de dados perdidos

A inteligência artificial também pode ajudar em áreas que são alimentadas pela própria tecnologia. Nos dias de hoje, temos um vasto número de informações importantes, que podem ser armazenadas em poucos cliques no computador ou HD externo da clínica, hospital ou qualquer tipo de estabelecimento de saúde.

No entanto, esse excesso de arquivos pode causar confusão na hora da busca ou, dependendo do caso, perdas, que podem ocorrer por variadas razões. A inteligência artificial entra nesse cenário facilitando o acesso e contribuindo para a organização. Ela pode até mesmo avaliar a utilidade de determinados conteúdos, de acordo com a necessidade do usuário.

Cirurgias robóticas ou virtuais

Também não chega a ser uma grande novidade que uma das aplicações da inteligência artificial na área da saúde é em cirurgias robóticas. No entanto, o que vem chamando a atenção é que elas estão se tornando cada vez mais precisas e agregando tecnologias importantes, como a telemedicina e sistemas de teleconferência.

O uso de robôs traz mais segurança e precisão em diversas operações e, para a execução de tais tarefas, o campo segue em franco crescimento. Os resultados não param de melhorar e, atualmente, é possível que um cirurgião manuseie o equipamento em tempo real, mesmo estando em outro local, cidade, país ou, inclusive, continente.

Quais são os benefícios de utilizá-la em sua clínica?

Para que você entenda mais sobre como a inteligência artificial pode fazer a diferença em sua clínica, selecionamos algumas vantagens de utilizar essa tecnologia em sua rotina. Conheça!

Armazenamento de dados

O acesso à informação é essencial para melhorar o atendimento na clínica. Afinal, quanto mais você conhecer seu paciente, maior será a qualidade do serviço prestado a ele. Dessa forma, é possível oferecer um suporte diferenciado, onde as necessidades de cada pessoa são levadas em conta.

Nesse caso, o uso da inteligência artificial tem grande importância porque consegue aumentar o acesso a uma quantidade maior de dados. Além disso, eles podem ser organizados na nuvem, o que facilita o trabalho dos colaboradores e otimiza tempo.

Com isso, tudo que você precisa saber fica em só lugar e quando precisar, basta abrir o sistema para acessar o que é necessário.

O recurso também tem aumentado a eficiência e a produtividade dos consultórios e clínicas, já que os processos automatizados exigem um trabalho humano reduzido. Então, se torna ainda mais fácil atender o público com rapidez sem perder a qualidade na hora de fornecer instruções ou entregar exames, por exemplo — e isso é um diferencial enorme.

Precisão no diagnóstico

A inteligência artificial na saúde possibilita que computadores com grande capacidade de precisão realizem diagnósticos e até a detecção de doenças. 

Todas as informações encontradas no histórico do paciente são consideradas e, a partir disso, a máquina fornece quais são as opções mais prováveis dentro do quadro e dos sintomas da pessoa. No entanto, essa tecnologia ainda não está disponível para a maioria dos profissionais e instituições médicas, mas revela a importância do recurso para a área médica.

Além disso, é possível diagnosticar enfermidades sem exames invasivos. Isso porque, de forma automatizada, os profissionais da saúde conseguem visualizar os órgãos internos do paciente por meio de computadores.

Dito isso, aqui fica claro, então, que esse tipo de recurso é capaz de otimizar tempo e de preservar o bem-estar daqueles que precisam de ajuda médica especializada.

Prontuários eletrônicos

Os prontuários contêm informações que são essenciais durante a consulta e até mesmo podem auxiliar na hora de diagnosticar o problema. Com a inteligência artificial, a organização desses dados se tornou mais fácil e descomplicada.

Com o uso da tecnologia, você pode armazenar tudo que é preciso sobre o paciente, de maneira eletrônica. Isso facilita o dia a dia dos colaboradores e de todos os envolvidos na clínica porque melhora a comunicação com o paciente e otimiza tempo.

Além disso, também contribui para o diagnóstico e com o andamento de procedimentos médicos ou exames, já que com todos os dados organizados e automatizados, fica mais fácil monitorar a saúde da pessoa.

Com a inteligência artificial, é possível garantir um alto armazenamento desses registros, ou seja, você pode ter um prontuário completo com tudo o que for necessário e relevante.

Procura inteligente de sintomas

Um dos benefícios da inteligência artificial na área da saúde é a procura inteligente de sintomas e essa é mais uma das aplicações que já podemos perceber em nossas rotinas. Existem dispositivos, alguns dos quais já bastante populares, que podem avaliar parâmetros orgânicos e até emitir alertas em caso de problemas.

A tecnologia vestível, como os famosos smartwatches, estão entre as opções mais populares do momento. O software conta com um pequeno histórico preenchido pelo próprio usuário, fazendo a aferição de pressão arterial, batimentos cardíacos e até dos níveis de açúcar no sangue. Algumas pessoas, inclusive, já foram salvas dessa maneira.

Envio de notificações instantâneas

Outra das grandes aplicações da inteligência artificial na área da saúde são as notificações instantâneas para os profissionais de saúde. Isso pode ser feito tanto por meio das tecnologias vestíveis, como falamos acima, como de aparelhos próprios para a função, que comunicarão o médico, em tempo real, sobre as modificações no estado geral da pessoa.

Dessa maneira, o atendimento pode ser acelerado em caso de alguma urgência ou as ocorrências podem ser registradas em prontuário, fazendo com que os próximos atendimentos possam ser mais acertados e eficazes. O maior objetivo é oferecer mais praticidade e até mesmo melhorar a relação, com mais cuidado e humanização.

Tratamento de doenças

Uma das mais interessantes aplicações da inteligência artificial na área da saúde é no tratamento de doenças. Essa é uma área que vem fazendo sucesso no segmento, pois a capacidade de computadores e softwares desenvolvidos para a função já vem auxiliando muitos profissionais a terem uma conduta mais eficiente.

Alguns desses sistemas utilizam o chamado deep learning, que pode aproveitar o conteúdo da literatura científica e até dados genéricos da clínica do paciente em questão, para sugerir melhores decisões e caminhos. Também é uma forma de pensar sobre os possíveis efeitos adversos e o grau de risco de cada alternativa possível.

Afinal, vale a pena utilizar a inteligência artificial na saúde?

Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a eficiência e importância da inteligência artificial na área médica. No entanto, o recurso, aos poucos, está sendo implementado em diversos segmentos e o resultado tem sido satisfatório, já que os benefícios são visíveis para ambas as partes.

A tendência para os próximos anos é de um aumento expressivo no uso dessa tecnologia — considerando que ela está sendo aplicada em vários aspectos da sociedade. Logo, é esperado que mudanças ocorram na saúde e, com isso, mais praticidade e segurança sejam oferecidas ao público por meio da IA.

Portanto, se você quer otimizar os processos de sua clínica e ter um atendimento mais eficiente, o uso dessa ferramenta pode ter grande importância, aumentando a sua credibilidade e gerando um excelente diferencial competitivo para o seu negócio.

Como você pode perceber, a inteligência artificial na saúde é abrangente e pode ser utilizada tanto para melhorar processos administrativos de uma clínica como para detectar doenças. Por isso, é importante que os profissionais e instituições da área busquem esse tipo de tecnologia para fornecer um atendimento mais rápido e preciso.

E aí, gostou de conhecer mais sobre o tema? Quer ficar ainda mais inteirado sobre a inteligência artificial na área da saúde? Então, não perca mais tempo e nos siga no Facebook para acompanhar as nossas atualizações!

O uso de novas tecnologias já faz parte de nosso dia a dia há um bom tempo e tem um papel fundamental em diversos setores, como na economia e na comunicação empresarial, além de desempenhar várias outras funcionalidades.

Software para Clínicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *