fbpx

Como funciona o software médico em nuvem para clínicas?

Gerenciar uma clínica pode ser uma tarefa complicada, principalmente para quem busca ver o crescimento de seu negócio e atrair cada vez mais pacientes. Por isso, é importante contar com ferramentas que facilitem esse trabalho, como é o caso de um software médico hospedado em nuvem especializado na gestão de clínicas.

Um sistema em nuvem personalizado para atender às necessidades da área, é capaz de otimizar os mais variados processos de uma clínica. Isso pode trazer diversas melhorias, como uma maior organização, melhor atendimento aos pacientes e mais agilidade para realizar as atividades rotineiras do negócio.

Quer saber como funciona um sistema em nuvem e como ele pode beneficiar a sua clínica? Tire suas principais dúvidas a seguir!

Como o sistema em nuvem altera a rotina da clínica?

Um sistema médico em nuvem interfere diretamente em toda a rotina da clínica médica e dos profissionais que nela trabalham. Isso não só gera impactos positivos na qualidade do atendimento oferecido aos pacientes, mas também nas condições de trabalho e nos resultados alcançados no negócio.

Veja abaixo alguns dos benefícios que um sistema em nuvem pode trazer para sua clínica.

Atendimento especializado

O sistema médico em nuvem permite que os profissionais prestem um atendimento personalizado a cada paciente, o que significa uma melhoria em sua qualidade. O prontuário do paciente é disponibilizado para todos os profissionais que o atendem e pode ser consultado e atualizado de forma rápida.

Dessa forma, é possível evitar transtornos para o paciente, como demoras nas consultas e a necessidade de ter que repetir informações já fornecidas em atendimentos anteriores ou exames que já foram feitos recentemente. Isso consequentemente aumenta o nível de satisfação com a clínica.

Agilidade e organização

Com todas as informações importantes para o funcionamento da clínica reunidas em um só lugar, os profissionais poderão realizar suas atividades com muito mais agilidade. Isso também evita a desorganização gerada pelos inúmeros papéis que precisam ser administrados em clínicas que não usam soluções tecnológicas.
Essas informações podem ser acessadas a qualquer momento por todos os profissionais. Para isso, basta que eles contem com um dispositivo conectado à internet.

Aumento de produtividade

Você já pensou no tempo que seus funcionários perdem realizando atividades que poderiam ser automatizadas? Tarefas como verificar prontuários de pacientes, fazer alterações nos cadastros e controlar os materiais que precisam ser adquiridos podem tomar bastante tempo quando não são feitas da maneira mais simples.
Um sistema em nuvem tem diversas funcionalidades que facilitam a realização de tarefas como essas, além de várias outras. Isso aumenta a produtividade dos colaboradores e evita a ocorrência de erros durante a realização das atividades.

Quais são as funcionalidades do sistema?

Um bom sistema médico em nuvem deve ter funcionalidades para melhorar todo o processo de atendimento aos pacientes, desde o momento do cadastro inicial até as marcações de consulta e o controle do prontuário. Além disso, também é importante que ele simplifique a gestão de processos da clínica.
Veja algumas das principais funcionalidades que um sistema desse tipo deve apresentar.

Marcação de consultas

Os atendentes podem fazer o agendamento das consultas de forma bastante prática pelo sistema, já que é possível administrar os horários disponíveis nas agendas de todos os profissionais. Assim fica mais fácil evitar horários vagos e o acúmulo de várias consultas em um mesmo período, o que causa atrasos no atendimento.

Histórico de saúde

Os profissionais da clínica podem acessar o histórico de saúde completo do paciente a qualquer momento por meio do sistema. Isso inclui resultados de exames que ele já fez, medicamentos que ele usa, fotografias e todos os seus dados clínicos e cadastrais, facilitando um bom atendimento e a fidelização dos pacientes.

Mensagens automatizadas

Um dos principais problemas enfrentados pelas clínicas é a quantidade de faltas dos pacientes às consultas. Isso pode ser evitado ao lembrá-los do compromisso, com o envio de mensagens SMS automáticas pelo sistema e a solicitação de confirmação da consulta por parte do paciente.

Ferramentas de gestão

Além de melhorar muito o atendimento aos pacientes, um sistema em nuvem também pode otimizar os processos de gestão da clínica. Isso inclui atividades importantes de controle financeiro, como o gerenciamento de contas a pagar e a receber, a análise de inadimplência de pacientes, o cálculo da remuneração dos profissionais que atuam na clínica e o fluxo de caixa.

O sistema em nuvem é seguro?

A segurança do sistema é um dos fatores mais importantes que devem ser considerados, afinal os dados dos pacientes e os processos internos da clínica precisam de total sigilo. Sabendo disso, muitas empresas optam por instalar seus sistemas localmente nos computadores da clínica, por pensarem que essa é uma solução mais segura.
Porém, ao contrário do que muitos pensam, um sistema em nuvem pode ser uma ótima opção para manter a segurança das informações importantes. Isso acontece porque o sistema é armazenado em servidores bem protegidos, mantidos por empresas especializadas.
Dessa forma, a empresa fornecedora do sistema em nuvem deve garantir a segurança dos dados da clínica, de acordo com o contrato do serviço. Assim, você evita não só o acesso indevido às informações, mas também a perda de dados, já que os sistemas em nuvem contam com muitos recursos de segurança, como os backups automáticos.

Devo me preocupar com os custos?

Adotar um sistema em nuvem é um investimento que apresenta um ótimo retorno para a clínica, pois além de proporcionar os benefícios que você já viu, ele ainda pode ajudar com a redução de custos desnecessários. Isso porque ele evita:

  • a necessidade de grandes quantidades de papéis para registrar informações de pacientes;
  • o desperdício de medicamentos e materiais;
  • gastos desnecessários com infraestrutura de TI;
  • custos com atualizações de softwares.

Além disso, o sistema facilita o gerenciamento dos gastos do negócio e pode fornecer relatórios importantes que ajudam na tomada de decisões. Assim, você pode identificar novas formas de reduzir os gastos da clínica e direcionar melhor seus investimentos.
Como você pôde perceber, com as vantagens que um sistema em nuvem proporciona, será muito mais fácil administrar sua clínica e aumentar a satisfação de seus pacientes. Por isso, investir nesse tipo de sistema é uma ótima forma de se destacar perante a concorrência e aumentar seus lucros.
Quer entender melhor sobre o assunto? Então veja os 10 motivos que tornam um software tão necessário para sua Clínica!

Software para Clínicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *