6 dicas para usar o WhatsApp Business em clínicas e consultórios

Você já percebeu que o avanço tecnológico abriu as portas para um mundo mais moderno e repleto de oportunidades? Constantemente são lançadas novas aplicações com o objetivo de simplificar e otimizar diversos setores, inclusive o de negócios. É o caso do WhatsApp Business.

Para contribuir com o funcionamento de muitas empresas, os fundadores do famoso aplicativo de mensagens instantâneas lançaram uma versão voltada para você que deseja ampliar sua visão empreendedora e obter o sucesso esperado. Mas você sabe como usar WhatsApp Business?
A seguir vamos mostrar como ele funciona e daremos algumas dicas bem úteis para você e o seu consultório. Confira!

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma ferramenta que permite criar perfil profissional, fornecendo dados sobre a sua empresa. Assim, você apresenta o segmento do seu negócio, site, contatos e horários de funcionamento aos interessados.
Por meio desse canal comunicativo, você consegue oferecer um atendimento especializado e mais qualificado, aproximando cada paciente da sua clínica, aprimorando a comunicação e o relacionamento com todos.
Para usar o aplicativo, basta ter um smartphone com sistema operacional compatível e possuir um número de telefone que possa ser identificado facilmente pelas pessoas. O ideal é que seja um número específico para a clínica.

Como usar WhatsApp Business para a minha clínica?

Existem muitas maneiras de transformar esse app em uma ferramenta estratégica de negócio. O importante é dar a atenção ao preenchimento dos dados e seguir orientações corretamente. Quer entender melhor? Então acompanhe nossas melhores dicas a seguir!

1. Crie uma mensagem de saudação e ausência

Uma ferramenta que pode ser bastante interessante para o seu negócio é a criação de mensagens rápidas e automatizadas que são enviadas aos pacientes sempre quando eles entram em contato com a sua clínica.
Uma boa opção é deixar um recado de saudação para as pessoas que enviarem uma mensagem. Nela, você pode colocar o nome do seu consultório, apresentar o atendente, informar horário de funcionamento e outros dados que sejam importantes para estreitar a relação entre seu negócio e os pacientes.
Assim como uma saudação é bem-vista, a mensagem de ausência também se torna essencial já que é por meio dela que o paciente saberá que no momento ele não terá a resposta esperada, mas em breve todas as dúvidas serão sanadas. Dessa forma, seus pacientes se sentirão informados e conformados com o tempo de espera para obter o retorno desejado.
No recado, você pode estimular um prazo para que as mensagens sejam respondidas. O interessante é que já existe um campo específico para criar seu recado de cumprimento e o de ausência, sem que haja necessidade de enviá-las sempre que receber a notificação do aplicativo.

2. Elabore recados rápidos e eficientes

Além da mensagem de saudação, é importante que as pessoas também recebam outros recados que dão informações instantâneas. Por exemplo, quando alguém entrar em contato fora do horário de expediente, torna-se útil uma mensagem rápida que anuncie a hora em que a clínica começa a funcionar e quando ela encerra a jornada de atendimento.
Outra estratégia que ajuda bastante a alcançar os objetivos é criar respostas para as perguntas mais frequentes. Com isso, você agiliza o atendimento, evitando perda de tempo.
O recurso foi feito para que você trabalhe menos e, ao mesmo tempo, consiga manter o contato com seus pacientes. Todas as mensagens podem ser salvas e reenviadas sempre que for preciso. Dessa forma, você consegue padronizar as respostas e a linguagem utilizada na hora da comunicação com os pacientes.

3. Informe os dados da clínica

Toda pessoa que entra em contato pelo aplicativo espera obter alguma informação sobre a clínica, os profissionais que trabalham nela e os serviços prestados. Por isso, coloque todos os dados nos campos do WhatsApp e informe a ficha de todos os profissionais que trabalham com você, pois, assim, os pacientes conseguirão todas as informações que são importantes para um primeiro contato, garantindo mais segurança e confiança.
Outra maneira de deixar sua marca ainda mais atrativa e destacada é na imagem a ser colocada no perfil do app. Você pode colocar sua logo ou uma foto da sua equipe.

4. Verifique o fluxo de mensagens

Um recurso disponibilizado pelo app é a estatística de fluxo de mensagem. Por meio dele, você pode observar as métricas importantes sobre suas ações, verificando sempre a quantidade de respostas dadas, quais delas foram entregues e quais foram lidas pelos contatos. Também é possível fazer uma análise mais eficiente sobre suas estratégias de comunicação, mantendo as ações acertadas e aprimorando suas escolhas.

5. Criar etiquetas

O programa oferece etiquetas que ajudam a organizar contatos e conversas conforme suas características. Assim, fica mais fácil encontrá-las sempre que você precisar.
Por exemplo, você pode criar tags para novos pacientes, solicitações de consultas, pagamentos, agendamentos e outras conversas a fim de tornar tudo mais simples e sistematizado. Além disso, a etiqueta ainda possibilita que sejam criados grupos para gerar ofertas de serviços por meio de interesses de cada categoria, segmentando todas as mensagens que serão enviadas.

6. Ser cordial e atender as pessoas

O WhatsApp Business pode ser um forte aliado na hora de encantar os pacientes, mas para isso é importante manter uma conversa clara, objetiva, sem perder a cordialidade. Por isso, responda sempre que possível todas as dúvidas de cada pessoa, dando sempre a atenção necessária. Quando se trata de pacientes, a empatia e a coerência das informações podem ser a chave para atrair seu público.
Além disso, qualquer pessoa gosta de ter suas mensagens respondidas, principalmente quando há dúvidas relacionadas aos tratamentos e cuidados com a própria saúde. Dessa forma, você demonstra a importância que eles têm para o seu consultório e a preocupação com os seus interesses.
Agora que você sabe como usar WhatsApp Business, chegou o momento de experimentá-lo em sua clínica e se beneficiar com tudo o que a ferramenta proporcionar. Com isso, você conseguirá resultados mais promissores.
Gostou das nossas dicas? Que tal conhecer outras ferramentas? Continue conosco e saiba mais sobre as 7 tecnologias na área da saúde que facilitam o seu trabalho.