fbpx

Como fazer uma Análise de dados em saúde.

Não ter um bom fluxo de caixa, apresentar problemas com fidelização, inadimplência recorrente e volume de dados são algumas das inúmeras adversidades enfrentadas atualmente no setor de saúde. No entanto, mesmo tendo alternativas como a análise de dados em saúde, a maioria dos negócios não sabe como lidar com essas questões.

Em resumo, ela auxilia no processo de avaliação de indicadores, que facilita a tomada de decisões e fornece suporte nas questões que dificultam o andamento da sua clínica ou consultório.

Devido à importância dessa prática para o atual cenário competitivo, abordaremos, neste post, a importância da análise de dados no setor saúde e como fazê-la de forma eficiente. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é e como funciona a análise de dados em saúde?

Sabendo que eficiência é a palavra-chave no atual cenário da economia, a análise de dados em saúde é a introdução da tecnologia nos procedimentos internos com foco em constantes melhorias, como nas tomadas de decisões.

Assim, ao instalar um software de gestão, por exemplo, a sua clínica médica ou consultório odontológico obterão informações em tempo real sobre os atendimentos, casos mais graves, diagnósticos, enfim, é possível utilizar os dados para otimizar os procedimentos e até mesmo as análises laboratoriais.

Isso porque o sistema demonstrará os tipos de especialidades que recebem mais pacientes, onde há deficiências, enfim, é uma ferramenta a mais para hospitais, laboratórios e empresas melhorarem a eficiência, agregando valor aos serviços.

Com a pandemia da Covid-19, os serviços em saúde necessitam cada vez mais de diagnósticos precisos e agilidade, ou seja, os softwares de gestão clínica contribuem para aumentar o índice de produtividade.

Situação que melhora exponencialmente por meio da tecnologia. Afinal, os dados são coletados, armazenados e destinam direcionamentos que podem impactar em novos investimentos ou até mesmo mudanças na estrutura de atendimento, ou internações.

Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas precisarão se adequar com essa nova realidade. Por isso, nada melhor do que um software de gestão para processar um grande número de dados em instantes de segundo.

Para você entender melhor, vamos explicar alguns conceitos que fazem parte dessa análise de dados.

Probabilidade

A probabilidade é um cálculo matemático que estuda fenômenos aleatórios e experimentos, analisando as chances de algo acontecer.

Utilizando um software de gestão clínica, a sua empresa contará com esse recurso na tela do computador, pois o sistema fará o cálculo sobre situações que podem ocorrer dentro de seis meses, por exemplo.

Assim, é possível evitar erros que poderiam afetar negativamente o fluxo de caixa, aumentando a confiança nas tomadas de decisões.

Por exemplo, é possível mensurar a probabilidade de um determinado paciente voltar ou não, aspecto primordial no processo de fidelização.

Hipótese

Trata-se de uma metodologia estatística que também está sintonizadas com as tomadas de decisões por meio de informações obtidas em amostragens.

Imagine no atual cenário os médicos ou dentistas anotando todas as informações dos pacientes em formulários, ou agendas. Faltariam papéis. Por isso, a tecnologia é uma excelente parceira.

Ao realizar um atendimento, inúmeras informações da pessoa atendida é inserida no sistema, desde as pessoais até sobre os sintomas de determinada doença.

São dados importantíssimos que ajudam no correto diagnóstico e também melhoram a qualidade dos prontuários, ou seja, a probabilidade de erros cai consideravelmente.

Estatística

A análise baseada na estatística necessita de muitas variáveis, tais como o cálculo da média e o desvio padrão, a hipótese, a análise descritiva e modelagem, entre outras.

Se um gestor fosse fazer tudo na ponta do lápis, necessitaria de muito tempo, situação que não se encaixa mais na realidade em que estamos inseridos.

Portanto, com um software, é possível analisar minuciosamente os dados em poucos minutos, trazendo informações preciosas sobre os procedimentos internos.

Assim, agilidade e precisão se tornam companheiras do dia a dia, evitando erros tanto nos cálculos quanto na coleta dos dados. Dessa maneira, o sistema faz os cálculos e destina informações que ajudarão nas tomadas de decisões.

Veja como a análise de dados é utilizada na área de saúde

Em primeiro plano, a análise de dados consiste em um estudo detalhado de certo objeto ou assunto — ou seja, uma técnica minuciosa para obtenção de informações sobre algum tópico — a fim de solucionar ou responder demandas internas.

Esse procedimento, como você pode imaginar, é bastante utilizado em diversas áreas. No entanto, quando se trata do setor saúde, a avaliação de dados, seja em um exame ou uma análise clínica, deve ser precisa e efetiva (afinal, qualquer erro pode ser fatal).

Muitas vezes, os dados fornecidos no setor saúde ficam isolados e inacessíveis ao próprio paciente, além de serem coletados de forma aleatória. Isso, entre outras coisas, gera um custo maior para o sistema e dificulta a gestão como um todo.

Por essa razão, a análise de dados em saúde se faz necessária. Ela utiliza diferentes abordagens para uma avaliação abrangente e eficaz para criar insights inovadores e precisos, variando de acordo com o assunto e o objetivo.

Do controle de despesas até a detecção de fraudes e a coordenação de atendimentos, a utilização de análise de dados tem sido considerada crucial para a resolução de problemas no setor saúde.

A tecnologia é uma excelente aliada no processo de análise de dados para identificar regras, tendências e padrões que têm o poder de ajudar na tomada de decisões corretas e colocar a empresa em uma boa posição de mercado. 

Quais os benefícios da análise para o seu negócio?

Quando falamos em análise de dados, não estamos falando apenas do uso de ferramentas: ela engloba novas formas de gerar insights e tomar decisões por meio da geração de informações valiosas. Além disso, ao incorporar técnicas adequadas para análise de dados, os próprios pacientes são beneficiados, gerando resultados surpreendentes ao negócio.

Confira, abaixo, quais os benefícios que essa prática pode proporcionar a sua empresa!

Ajuda a conhecer melhor os pacientes

As informações armazenadas sobre os pacientes e o estado de saúde em que se encontram podem ajudar no diagnóstico precoce e no tratamento da patologia — e, consequentemente, na melhoria dos resultados.

Melhora os resultados

Por meio da análise de dados, é possível identificar processos que precisam ser ajustados, fortalecer os que estão certos e corrigi-los em tempo hábil. Com isso, os gestores podem ser mais previsíveis e acertados na hora de tomar decisões, melhorando os seus resultados.

Reduz os custos

A análise das informações permite que os profissionais contenham o avanço de doenças e até melhorem a assistência prestada a eles (evitando custos extras com internações, por exemplo). Isso faz com que os serviços fiquem mais baratos, mas sem comprometer a qualidade e eficiência.

Agiliza o atendimento

Ao realizar a análise de dados, é possível identificar as causas básicas e os fatores que contribuem para o tempo de espera dos pacientes. Dessa forma, além de prestar um atendimento mais personalizado ao paciente, ele pode ser feito com mais agilidade, já que o profissional terá uma compreensão prévia do cenário.

Como fazer uma análise de dados eficiente?

Para realizar uma análise de dados eficiente, é essencial ter um objetivo definido e criar um conjunto de indicadores que auxiliem na exploração de oportunidades e na tomada de decisões.

Define-se o método de análise e suas diferentes abordagens, que variam de acordo com o assunto e o objetivo. Os dados, então, se dividem em:

  • quantitativos: o resultado é numérico, com caráter objetivo. Os dados são tabulados para análise, com campos de frequência e porcentagem;
  • qualitativos: neles, são ressaltadas características particulares e, por isso, são mais complexos de interpretar. É necessário padronizar as respostas em categorias.

Em seguida, é feita a tabulação de resultados, que confere ao gestor maior capacidade de identificar tendências, avaliar aspectos e conseguir obter respostas para as suas questões.

Uma dica importante é optar por um sistema de integração — não só de dados, para evitar trabalhos onerosos na coleta de informações, como também da equipe. Ao integrar pessoas durante a análise de dados, as chances de conquistar ganhos de performance, custos e produtividade aumentam significativamente.

Por fim, adote ferramentas de análise que sejam eficientes ao interpretar os dados. Elas devem ser capazes, sobretudo, de lidar com grande volume de informações e registros. 

Existem diversas ferramentas que auxiliam na interpretação de grande volume de dados, incluindo operações como a identificação de divergências ou de padrões.

O Big Data, por exemplo, é uma das principais soluções da tecnologia de informação para uma análise de dados eficaz. Ele permite identificar padrões do usuário para definir regras de funcionamento de softwares e sistemas automaticamente.

Além disso, a tecnologia facilita no armazenamento de arquivos para formar grandes bancos de dados, responsáveis por agilizar e possibilitar mais eficiência em pesquisas e estudos.

A análise de dados possibilita que a tomada de decisão seja feita com maior precisão. Reagir com rapidez e eficácia diante das mudanças do mercado é essencial para alcançar destaque entre os concorrentes.

Para isso, é necessário optar pela melhor metodologia e transformar os dados obtidos em estratégias relevantes para o seu negócio. Dessa forma, a empresa consegue otimizar sua análise continuamente. 

Por que investir em um software especializado em gestão clínica?

Como você viu ao longo deste post, nada melhor do que a tecnologia para melhorar a qualidade no atendimento em sua clínica ou consultório. Por isso, o investimento em um software específico para a análise de dados em saúde é fundamental para o seu negócio aumentar a rentabilidade.

Na hora de escolher o parceiro certo, analise se a empresa atua no setor, se tem credibilidade no mercado e vasta experiência comprovada por meio de cases de sucesso.

Assim, será possível fechar uma excelente parceria, sempre com foco na análise de dados em saúde que refletirá na satisfação dos pacientes.

E aí, gostou do nosso post? Quer experimentar as nossas soluções? Então, aproveite e entre em contato com a nossa equipe!

Software para Clínicas