6 dicas para que o paciente compareça na sua consulta de retorno

O comparecimento à consulta de retorno é uma das etapas mais importantes do processo médico. É nesse momento em que exames são avaliados, um diagnóstico é passado e as respostas do organismo podem ajustar o que foi prescrito.

No entanto, tudo isso se quebra quando o paciente não comparece à consulta de retorno. Esse pode ser um grande problema para clínicas de todos os tipos, já que impede que seja possível entregar valor à experiência do paciente.

Felizmente, é possível pensar em estratégias para diminuir as chances disso ocorrer. Afinal, muitos dos motivos que causam o não comparecimento à consulta de retorno são previsíveis e até podem ser prevenidos com as iniciativas certas por parte da clínica.

Por que o paciente não comparece na consulta de retorno?

O não comparecimento de um paciente na consulta de retorno é algo que tem um impacto negativo não só na organização do seu consultório como também no próprio tratamento dele. No entanto, é preciso entender os motivos pelos quais isso acontece antes de começar a pensar em soluções para o problema.

A seguir, estão destacados alguns dos principais motivos que fazem o paciente não comparecer à consulta de retorno.

Esquecimento

Nem todo mundo tem uma memória impecável. Em outros casos, a falta de organização pode fazer com que o paciente se esqueça da data da consulta de retorno. As chances disso ocorrer são ainda maiores quando há um período longo até a data marcada.

Desinteresse

Se na visita anterior foram requisitados exames, a não realização deles também pode impactar em um não comparecimento à consulta de retorno. Um dos motivos que isso pode ocorrer é o desinteresse, o caso em que o paciente não acredite ser necessário realizar esses exames e abre mão do tratamento.

Mudança de médico

Outro motivo que pode fazer com que o seu consultório não consiga contar com o comparecimento do paciente na consulta de retorno é que ele optou por requisitar os serviços de outro profissional. Por inúmeras razões, ele pode enxergar uma alternativa mais valiosa para as necessidades dele e abandonar o tratamento com você.

Medo

Há muita gente que tem medo de médico e somente faz esse tipo de visita em último caso. E, ainda assim, há chances de não completarem o tratamento comparecendo a uma consulta de retorno quando o medo toma conta por completo.

Como garantir que o paciente compareça na sua consulta de retorno?

Tendo em mente as razões que podem fazer com que o seu paciente não compareça na consulta de retorno, o próximo passo envolve traçar estratégias focadas em evitar que isso ocorra. São iniciativas de diversos tamanhos que podem fazer toda a diferença no contato com o seu paciente e, assim, garantir que ele complete o tratamento com você.

Veja, a seguir, quais são as 6 melhores dicas para que o paciente compareça na sua consulta de retorno.

1. Envie lembretes automáticos

Uma das ferramentas mais eficazes para combater o esquecimento em relação à consulta de retorno é mandar lembretes. Enviar uma mensagem para o paciente na véspera da data da visita pode ser o suficiente para que ele não falte.

É ainda melhor quando se pode automatizar esse processo, já que ele pode ser bastante demorado dependendo do número de pacientes da sua clínica. Você pode contar com a ajuda de um software de gestão especializado nesse segmento para enviar lembretes automáticos. 

2. Reforce a importância dos exames

Como o desinteresse em realizar exames pode impactar no não comparecimento à consulta de retorno, os seus profissionais médicos precisam reforçar a importância deles. O segredo para isso está na devida contextualização.

Ou seja, é necessário explicar muito bem para o paciente os motivos pelos quais ele deve fazer cada exame. Ele precisa ser capaz de visualizar como cada um desses passos será essencial para um tratamento de êxito.

3. Ofereça um atendimento personalizado

As pessoas gostam de se sentirem valorizadas em vez de serem apenas mais um número em uma planilha. Personalize o atendimento ao lidar com elas para que você tenha uma maior taxa de comparecimento às consultas de retorno.

Uma ótima maneira de otimizar isso é com o uso de um software de gestão que seja capaz de armazenar informações sobre os pacientes. Assim, ao interagir com eles, será possível consultar seus dados e personalizar a abordagem.

4. Organize o calendário com um software

Um dos fatores que faz com que o paciente tenha uma experiência ruim em uma clínica é ter que esperar demais para ser atendido. Isso pode fazê-lo desistir de seguir tratamento com você, algo que causará ausência na consulta de retorno.

Para evitar que isso aconteça, você precisa organizar o seu calendário de consultas de forma que cada atendimento ocorra no horário marcado e ninguém fique esperando demais. Existem softwares de gestão especializados em clínicas médicas que podem ajudar nesse trabalho.

5. Entre em contato para confirmar

A boa e velha ligação via telefone também pode fazer toda a diferença para aumentar o comparecimento à consulta de retorno. Ela não precisa ser uma substituta da mensagem automática de lembrete, e sim um complemento.

Nesse contato, vale a pena reforçar a importância do comparecimento e da continuidade do tratamento do paciente. 

6. Invista na visibilidade da sua marca

Você sabia que o marketing também é fundamental para que os seus pacientes compareçam à consulta de retorno? Afinal, manter uma boa exposição à marca da sua clínica faz com que ela seja mais lembrada e valorizada pelo público.

É ainda mais valioso quando essa divulgação é feita com foco em reforçar o domínio que os seus profissionais têm a respeito de suas áreas de atuação. Estabelecer a sua clínica como uma autoridade em seu meio pode não só atrair novos pacientes como também aumentar sua taxa de comparecimento a consultas de retorno.

Como você pôde ver, contar com o auxílio de um software de gestão é fundamental para garantir o comparecimento do paciente à consulta de retorno e vários outros benefícios. Essa é uma forma de otimizar os processos da sua clínica e entregar um atendimento de mais qualidade e maior competitividade em seu segmento. Assim, procure sempre se manter em um caminho de aprimoramento constante.

Quer conhecer uma opção completa para a gestão da sua clínica? Entre em contato para saber mais sobre o ControleMÉDICO.