Antes de abrir qualquer empresa, várias iniciativas devem ser tomadas de olho no sucesso. Entre elas, é preciso saber como montar um plano de negócios. Sendo uma ação fundamental para evitar contratempos ao longo do investimento, nada melhor do que dominar a área escolhida.
Com o objetivo de auxiliá-lo nessa empreitada, elaboramos este post com 6 dicas imperdíveis que serão bem úteis no dia a dia. Mas, antes, vamos explicar o conceito de plano de negócios.
Aprenda como montar um plano de negócios
O plano de negócios é um planejamento bem aprofundado sobre várias situações antes de abrir uma empresa, independentemente de qual segmento seja.
Assim, ele é um estudo que auxilia nas tomadas de decisões, sendo essencial para evitar prejuízos ou até mesmo o fechamento do negócio antes de completar cinco anos de existência, situação muito comum no Brasil.
Para montá-lo, o empreendedor deve conhecer a realidade do mercado e também ter dinheiro suficiente para investir e ainda manter uma reserva para pelo menos seis meses de atuação.
Mas é preciso muita cautela e olhar estratégico para que tudo dê certo, como mostraremos agora por meio das 6 dicas que selecionamos especialmente para você!
1. Estude o ramo de atuação
Imagine uma pessoa que trabalhou a vida inteira em uma montadora de veículos e decide investir o dinheiro da rescisão em uma hamburgueria, sem nunca ter trabalhado em uma chapa. As chances do negócio dar errado são bem grandes, não é verdade?
Por isso, a primeira dica no momento de você saber como montar um plano de negócios é conhecer e estudar o ramo de atuação.
Para isso, busque o máximo de informações possível. Se o seu investimento for em uma clínica, por exemplo, analise as tendências, as especialidades que têm mais demandas e inovações do setor.
Com um estudo bem estruturado, você saberá atender às necessidades e desejos dos clientes, aumentando as chances de sucesso.
2. Faça uma análise do mercado
Depois de reunir as informações, chega a hora de analisar o mercado, estudando o tipo de público, local de instalação, concorrência, possíveis parceiros e fornecedores.
Como são aspectos bem técnicos, é importantíssimo que você tenha alguma ligação com o segmento escolhido. Para ser dono de uma clínica, quem é médico sai na frente.
Dentro desse item, os gestores precisam saber os tipos de especialidades que serão oferecidas, os procedimentos e valor médio das consultas.
3. Estruture um plano de marketing
Dificilmente um negócio consegue obter bons rendimentos sem um plano de marketing estruturado.
Com a disseminação da internet e redes sociais, é fundamental as empresas investirem na divulgação dos seus produtos e serviços tanto na web quanto em canais que atinjam os seus respectivos públicos.
Atualmente, o marketing digital é o mais recomendado, com a criação de uma logomarca, de um designer para o site e blog assim como para a comunicação visual de um consultório, caso esse seja o seu ramo de atuação, por exemplo.
Ao investir na produção de conteúdo na web, é possível captar e fidelizar os clientes, vendendo mais e ainda aumentando a visibilidade da empresa.
São aspectos cruciais para engajar o público, construindo boas relações, além de motivar os colaboradores.
4. Planeje a área financeira
Como já adiantamos anteriormente, o setor financeiro deve receber uma atenção especial no processo de instalação da sua empresa.
A dica é sempre fazer um planejamento que priorize os custos, despesas e receitas, capital de giro, fluxo de caixa, retorno sobre o investimento (ROI) e reserva para possíveis imprevistos.
É importante ainda contar com parceiros na prestação de serviços nas áreas tributária e contábil. E também é fundamental estabelecer um valor do investimento.
5. Faça um plano operacional
O plano operacional é bem sintonizado com a análise de mercado e estabelece critérios para você fazer a escolha correta do imóvel, analisando o fluxo de pessoas, instalações físicas e equipamentos necessários.
No caso de uma clínica, é possível mensurar quantos pacientes serão atendidos por dia, os recursos necessários e como agir para aumentar a eficiência.
6. Explore as tecnologias disponíveis
A tecnologia é uma aliada do empreendedor no momento de saber como montar um plano de negócios. Isso porque é possível obter muitos benefícios, principalmente na gestão da clínica.
Com o software Clínicas Médicas e Odontológicas, por exemplo, é possível integrar todos os setores em uma mesma rede, fazendo com que todos os colaboradores estejam em constante comunicação.
Dessa maneira, um cadastro de um paciente, por exemplo, emitirá dados que serão úteis nas futuras tomadas de decisões.
Os relatórios ainda ajudam no cumprimento da legislação fiscal e também trazem informações que auxiliam na melhoria dos processos, indo desde o atendimento ao cliente até o relacionamento com os fornecedores. Veja mais vantagens.
- gestão de atendimentos;
- gestão de pacientes;
- compras e estoque;
- controle de retornos;
- gestão financeira;
- marketing e publicidade.
Mas existem muitos outros benefícios que um software de gestão médica ou odontológica podem trazer, tais como:
Reduz os custos
Ao instalar um software de gestão em sua clínica, os custos serão reduzidos, pois não haverá tanta impressão, os departamentos estarão integrados e também haverá uma comunicação mais rápida e eficiente.
Ao tomar decisões mais certeiras, os erros serão evitados, diminuindo os prejuízos ou possíveis perdas de materiais, ou seja, há várias economias indiscutíveis.
Aumenta a produtividade
A otimização do tempo com a utilização de um software simplifica os processos, ponto essencial para aumentar a produtividade.
Isso porque o acesso ao sistema é feito por um login e senha, ou seja, é possível acompanhar toda a rotina, mesmo não estando fisicamente na clínica.
Dessa forma, você poderá tomar decisões e até mesmo realizar outras interferências a partir do momento em que constatar algo fora do comum.
Trata-se de uma vantagem que está totalmente sintonizada com o aumento de produtividade, aprimorando as tomadas de decisões.
Simplifica a gestão
O software reúne as informações de diferentes setores, simplificando a gestão pelo fato de ajudar na organização dos dados, ponto que evita possíveis prazos de tributos ou demais compromissos legais.
Além disso, apresenta informações sobre o número de atendimentos, fluxo de caixa, gastos fixos e variáveis, sendo primordial para manter a saúde financeira da clínica.
Assim, seguindo as nossas dicas, você saberá como montar um plano de negócios bem alicerçado e focado no sucesso.
E você, quer melhorar a gestão em sua clínica? Então aproveite e entre em contato com a nossa equipe e conheça as nossas soluções!