Saiba como aplicar uma estratégia de marketing digital para dentistas

Play Video about Como atrair mais clientes para sua clínica

Uma estratégia de marketing digital para dentistas é o fator de sucesso para o crescimento da sua clínica. Saiba como aplicar uma neste artigo.

Com a transformação digital e o mercado cada vez mais competitivo, buscar alternativas para se destacar e para melhorar o relacionamento com os clientes se tornou fundamental. Assim como em qualquer outra profissão, o dentista enfrenta desafios no seu mercado de trabalho.

Além das questões associadas à profissão, como a necessidade de especialização constante e atualização, ainda há a preocupação de atrair mais pacientes para sua clínica odontológiao e, claro, manter por perto os atuais clientes.

Uma ótima solução para isso é investir em estratégias de marketing digital para dentistas, que permitem ampliar o alcance das suas ações e proporcionam melhores resultados ao negócio. No entanto, trata-se de um processo que exige estudo e planejamento, sempre buscando conhecer o público e suas necessidades. 

Quer saber como aplicar uma estratégia de marketing digital para dentistas? Acompanhe nosso post e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Como adotar uma estratégia de marketing digital para dentistas?

Atualmente, o marketing digital tem se destacado como um tipo de ciência responsável por conhecer o comportamento dos consumidores e conciliar suas expectativas às necessidades do negócio. O marketing para dentistas, em especial, aproveita o grande potencial que a internet traz para se comunicar com os pacientes.

A seguir, confira algumas dicas para estruturar uma estratégia sólida de marketing digital na sua clínica odontológica! 

Tenha um site diferenciado e com identidade visual

Podemos dizer que o site é o principal recurso do marketing digital e o melhor caminho para conquistar mais pacientes para sua clínica. Isso porque a maioria das pessoas faz pesquisas na internet antes de realizar um procedimento odontológico. Então, a melhor maneira que você tem de aparecer é por meio de um site e um blog otimizado para os mecanismos de busca.

De modo geral, eles transmitem sua proposta de valor e informações relevantes, como tipos de procedimentos que a clínica realiza, endereço e formas de contato. Além disso, é possível publicar conteúdos informativos, a partir de um texto conciso, com layout simples e lógico. É importante que as imagens sejam consistentes e transmitam um aspecto visual exclusivo.

Ofereça conteúdos personalizados

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para tornar a clínica odontológica conhecida, além de criar uma boa reputação, conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. Ao oferecer conteúdos personalizados sobre a odontologia, você agrega valor à sua clínica, ganha destaque e garante a confiabilidade dos pacientes. Por isso, invista em conteúdos inovadores do seu ramo de atuação, que proporcionem uma leitura informativa e, ao mesmo tempo, prazerosa. 

Desenvolva os canais de comunicação

Uma das formas mais clássicas e eficazes de fazer propaganda e divulgação é o antigo “boca a boca”, ou seja, o ato de indicar um determinado produto ou serviço por meio da comunicação verbal. No entanto, com as novas tecnologias, os profissionais precisaram aplicar estratégias mais acertadas de posicionamento, como os diversos canais de comunicação.

Esteja presente nas redes sociais

Sem dúvida, atualmente, as redes sociais são os canais de comunicação e divulgação de conteúdo que mais se destacam. Afinal, por meio delas, é possível se relacionar diretamente com os pacientes e usuários interessados no seu serviço.

Por isso, é importante estar presente nesse meio. Além disso, o e-mail marketing é outra ferramenta essencial para manter o relacionamento com os clientes, mediante o envio frequente de conteúdos e novidades de interesse dos pacientes. É o que conhecemos como nutrição de leads.

Utilize métricas de avaliação

Além das estratégias de marketing odontológico, também é importante segmentar o seu público-alvo, para conhecer o que os atrai e motiva. Para isso, o ideal é utilizar métricas de avaliação, como faixa etária, nível de escolaridade, horário de maior visualização, interesses e linguagem apropriada para se comunicar com esse público.

O SEO, por exemplo, é um conjunto de estratégias criado para potencializar o posicionamento do seu site nas páginas de resultados dos buscadores. Com ele, é possível aplicar essas práticas no conteúdo do seu blog de odontologia e gerar mais conversões.

O que é permitido na publicidade odontológica?

Com relação à publicidade na odontologia, é necessário tomar alguns cuidados, pois existe uma série de restrições que devem ser respeitadas. O Código de Ética Odontológico determina algumas regras com relação à divulgação de anúncios, propagandas e publicidades.

Primeiramente, é importante listar os requisitos obrigatórios para esse meio:

  • nome do profissional;
  • número de inscrição da pessoa física ou jurídica (no caso de pessoa jurídica, deve informar o número de inscrição do responsável técnico);
  • nome representativo da profissão de dentista, assim como demais especialidades.

Dentre as principais infrações éticas, destacam-se:

  • realizar publicidade e propaganda enganosa, abusiva, com divulgação de preços e formas de pagamento, ou outras modalidades que impliquem comercialização das práticas odontológicas;
  • anunciar ou divulgar técnicas e terapias de tratamento que não estejam devidamente comprovadas cientificamente, bem como instalações e equipamentos que não tenham registro válido pelos órgãos responsáveis;
  • criticar métodos utilizados por outros profissionais como sendo inadequados ou ultrapassados;
  • oferecer consulta, diagnóstico, prescrição de tratamento ou divulgar resultados clínicos por meio de qualquer ferramenta de comunicação;
  • expor benefícios de tratamento na modalidade “antes” e “depois”;
  • divulgar nome, endereço ou qualquer outro elemento que identifique o paciente, a não ser com seu consentimento livre e esclarecido;
  • oferecer serviços gratuitos.

A divulgação dos serviços odontológicos é limitada por regras muito específicas. Portanto, tome cuidado ao escolher as estratégias de marketing que serão utilizadas e o conteúdo que será publicado, sob pena de infração ética perante o conselho profissional.

Quais são as vantagens da estratégia de marketing digital para dentistas ?

Como você pôde perceber, a estratégia de marketing digital para dentistas oferece inúmeras vantagens. Como ele realiza a segmentação do seu público, é possível saber exatamente como captar novos pacientes. Ou seja, as ações de marketing apresentam maior probabilidade de impacto pela mídia.

Além disso, costuma ser muito mais barato que o marketing tradicional, por isso, possibilita economia de tempo e de dinheiro aos profissionais. Uma vantagem que aumenta significativamente a produtividade da clínica odontológica, permitindo uma melhor qualidade de trabalho para o dentista e sua equipe.

Por fim, as estratégias de marketing digital para dentistas os tornam autoridades e referências no setor, garantem diferenciação competitiva e melhoram o ranqueamento do site, o que aumenta a reputação nos diferentes canais online. Por isso, é preciso trabalhar cuidadosamente. Não se esqueça de buscar especialistas para ajudar com imagens e com a geração de conteúdo no blog e, claro, para manter tudo isso atualizado.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para conhecer nossos serviços especializados em softwares para gestão de clínicas odontológicas. Entre em contato agora mesmo!

Software para Clínicas