Existem instrumentos odontológicos que são indispensáveis para os consultórios dos dentistas. Cada item precisa ser de qualidade para atender as necessidades dos pacientes com eficiência.
Inegavelmente, os equipamentos são responsáveis pela otimização do tempo, redução da carga de trabalho, economia de dinheiro pela ausência de retrabalho e pelo reconhecimento do profissional no mercado.
Neste post, vamos mostrar como deve ser feita a escolha dos materiais odontológicos para a sua clínica e explicar quais materiais odontológicos de qualidade são essenciais para uma entrega segura e de qualidade no serviço. Além disso, você irá entender a importância de escolher bem os equipamentos e de cuidar da gestão de estoque para conter sempre itens de qualidade em sua clínica odontológica.
Gostaria de saber mais sobre materiais odontológicos? Acompanhe a leitura!
Quais são os materiais odontológicos essenciais para a qualidade do serviço?
Os materiais odontológicos de qualidade são essenciais para uma entrega segura e de qualidade no serviço, por isso é importante escolher bem os equipamentos. Eles devem ser escolhidos conforme a especialidade do dentista: estética, ortodontia, endodontia ou implantodontia.
Alguns equipamentos básicos são descartados após o atendimento dos pacientes para garantir a saúde e a segurança do ambiente.
No caso da clínica geral, um dos materiais mais utilizados é a autoclave que esteriliza os instrumentos de metal, canetas de alta rotação, vidro, papel, plástico, tecido, algodão e embalagens, por meio de vapor e da alta pressão. Enquanto, o compressor odontológico fornece ar comprimido para o jato de profilaxia, sugador e micromotor.
O conjunto odontológico é composto por mocho, refletor, suctora, mesa do equipo, pedal de comando e cadeira. A cadeira deve ser funcional, confortável, ter braços anatômicos e estofamento sem costuras.
Além disso, o pedal de comando pode ser multifuncional ou funcional, com ajuste de inclinação e de altura da cadeira. Veja a seguir outros equipamentos e materiais necessários para prestar serviços de qualidade:
- bandejas;
- lâmpadas LED ou halógenas;
- aparelho de raio X;
- materiais para restaurações, tratamento de cáries, coroas;
- cimento;
- adesivos;
- fotopolimerizador.
Também é utilizado gel clareador, resina composta, brocas rotacionadas por motores, lima, guta-percha, reembasador, alginato, entre outros. O tipo de material utilizado para os tratamentos é diferente conforme cada caso específico.
Os materiais usados para a colocação de aparelhos fixos e móveis é diverso daqueles que são utilizados para um implante, por exemplo.
Já os materiais descartáveis são os mesmos para todos os consultórios e desse modo precisam estar sempre guardados no estoque, tais como: gaze, algodão, abaixador de língua, seringa, luva e máscara, fios de sutura, agulhas gengivais, fitas de autoclave, sugadores plásticos, lâminas de bisturi etc.
Esses normalmente fazem parte da rotina do dentista de sucesso e devem ser de marcas certificadas.
Qual é a importância de escolher bem os equipamentos?
As certificações e a tecnologia trazem inúmeros benefícios aos profissionais desse ramo. Já estão disponíveis aparelhos que trabalham integrados, que ajudam a otimizar a gestão do tempo e garantem mais qualidade nos tratamentos. Eles auxiliam no crescimento dos profissionais mantendo os pacientes satisfeitos e aumentando a capacidade de atendimento do consultório. Confira abaixo outras vantagens de escolher bem os equipamentos!
Credibilidade do fornecedor
O fornecedor é responsável em parte pelo sucesso do consultório odontológico. É ele quem faz as entregas em dia e mantém as clínicas funcionando. Em síntese, analise a credibilidade do fornecedor, verifique como é o relacionamento dele com outros dentistas antes de fazer as compras. Por certo, pergunte aos colegas de profissão como é o pós-venda dos fornecedores.
Avalie se o fornecedor costuma oferecer garantias, tem materiais à pronta entrega e cumpre os prazos para não comprometer os seus serviços. Na hora de escolher instrumentos odontológicos, observe a reputação da empresa no mercado. Não pense somente no custo, mas reflita sobre a evolução tecnológica da marca para adquirir equipamentos atualizados. O avanço tecnológico influencia na capacidade de acerto dos tratamentos.
Suporte oferecido
O suporte é primordial para o bom funcionamento do consultório. O dentista pode necessitar de esclarecimentos sobre novos produtos e a ajuda deve ser oferecida pelo fornecedor. Faça uma pesquisa de satisfação para saber como funciona o suporte de uma empresa antes de fechar a compra dos materiais. Os atendentes precisam demonstrar conhecimento quando questionados sobre um material ou aparelho e oferecer atendimento humanizado.
Equilíbrio entre preço e qualidade
A qualidade dos serviços de odontologia não é uma opção, ela é obrigatória para o profissional que deseja obter credibilidade e superar a concorrência. Você deve buscar marcas reconhecidas e entender como os itens funcionam durante os tratamentos. Primordialmente, não adquira produtos que não sejam certificados pelo cumprimento das normas de qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Antes de investir em aparelhos mais caros faça uma avaliação das marcas e dos benefícios que elas oferecem. Portanto, crie uma planilha para avaliar o custo/benefício ofertado por cada empresa, insira o nome do fornecedor, a reputação, os produtos que ela disponibiliza, as vantagens e o preço dos itens desejados. Escolha aqueles que são mais vantajosos para o consultório e para os pacientes.
Aspectos como garantia e manutenção
Os instrumentos odontológicos têm tempo de garantia e período de manutenção indicados pelo fabricante. Em suma, veja esses detalhes quando for efetuar a compra para ter os cuidados especiais e manter os aparelhos intactos e sempre prontos para uso. Então, a garantia do fornecedor normalmente coincide com a de fábrica, ela assegura a qualidade e vida útil dos produtos.
Canais e modalidades de aquisição
Acesse a Internet e faça uma pesquisa sobre as lojas online existentes. Por meio do site, identifique os canais de atendimento dos fornecedores: telefones, e-mails, redes sociais, chat, WhatsApp, Messenger, Skype etc. Decerto, analise também os meios de pagamento: depósito bancário, transferência, boleto, cartão de crédito. Escolha a alternativa que tenha agilidade em retornar o atendimento solicitado nos canais digitais e que se encaixe nas suas necessidades.
Enfim, agora você já sabe o que considerar ao escolher materiais odontológicos! Em seguida, busque referências de outros profissionais para garantir a melhor tomada de decisão na aquisição dos itens para o seu consultório. As ferramentas certas são decisivas para a realização de serviços de qualidade. Portanto, escolha-os com cautela para que durem mais!
Ainda tem dúvidas sobre materiais odontológicos? Deixe aqui o seu comentário que em breve entraremos em contato.