A odontologia vem ganhando cada vez mais dentistas de sucesso e especializados em novas áreas no país. Por isso, é importante buscar constantemente por aperfeiçoamento, não só para se diferenciar dos demais, como também para se tornar um dentista de sucesso.
Mas, para alcançar esse patamar, não basta apenas se dedicar ao conhecimento técnico. Também é importante ir além e passar a compreender habilidades relacionadas à gestão e à administração. Neste artigo, conheça algumas características básicas que os dentistas de sucesso precisam ter para se tornarem referência na profissão!
1. Manter um bom planejamento
Todo negócio precisa de um planejamento estratégico, e não é diferente com os consultórios de odontologia. O planejamento estratégico é um processo amplo, que envolve todos os fatores que podem levar a empresa ao crescimento: o marketing, as finanças e a gestão administrativa. Afinal, uma boa organização garante previsibilidade dos custos e a diminuição dos riscos relacionados a gastos inesperados.
É preciso, portanto, que os dentistas de sucesso estejam atentos às estratégias de desenvolvimento e negócios de sua clínica ou consultório, mesmo que essas funções sejam simples. Além disso, conhecer como o mercado funciona ajuda a lidar melhor com a concorrência.
Então, coloque no papel todos os custos fixos e variáveis, horas trabalhadas, lucros e estimativa de faturamento para os próximos meses. Tenha tudo anotado de forma organizada. Isso ajuda a listar os investimentos necessários e a alinhar o valor dos atendimentos de acordo com os procedimentos realizados. Essa prática faz com que você tenha uma visão melhor e mais crítica do que fazer para chegar mais longe.
2. Ter visão empresarial do consultório
Em geral, os cursos da área de saúde não oferecem disciplinas que ensinam a administrar o próprio negócio. Porém, os consultórios precisam funcionar adequadamente e, sobretudo, devem ser rentáveis, pois são empresas como qualquer outra.
Para isso, procure não enxergar a clínica apenas com o olhar limitado de um local para atender os pacientes. É necessário considerá-la também como uma empresa que requer gerenciamento e manejo de funcionários.
Então, converse com outros empreendedores e profissionais que entendam do assunto e busque elencar as premissas e riscos do seu negócio. Ademais, compreenda como funciona o fluxo de caixa e o capital de giro para manter seus serviços impecáveis e os pacientes satisfeitos.
3. Compreender a importância do marketing
Investir em divulgação é essencial. É por meio dela que você constrói seu nome e o de sua clínica em um mercado tão cheio de profissionais. No entanto, a forma de divulgar os serviços das empresas também evoluiu com o tempo. E o que se conhecia como marketing migrou para o chamado marketing digital.
Então, coloque-se no lugar dos seus pacientes. O que eles fazem quando pretendem encontrar um dentista específico, que faça o atendimento na área que necessitam? Abrem a internet e fazem uma busca no Google, não é? É aí que o marketing digital entra.
Trata-se, portanto, de uma ferramenta poderosa (mais do que se imagina) para atrair os usuários que estão navegando pela internet e convertê-los em pacientes. O caminho entre um ponto e outro é feito por meio de conteúdos de qualidade e posicionamentos estratégicos. Além disso, são diversos os meios de divulgação, como publicações em redes sociais e produção de conteúdos para blogs.
Portanto, comece criando perfis profissionais nas redes sociais e compartilhe a rotina de sua clínica de maneira constante. Interaja com os comentários e procure responder todas as mensagens recebidas. Essas práticas podem ajudar a criar autoridade e fazer com que mais pacientes cheguem à sua clínica, aumentando o seu prestígio entre os concorrentes.
4. Estar por dentro das novas tecnologias
Os dentistas que não acompanham os avanços da tecnologia têm chances de se tornarem obsoletos em breve. Isso porque as soluções tecnológicas interferem cada vez mais na profissão e também facilitam rotinas e atividades que antes eram demoradas ou penosas, por exemplo.E isso não envolve apenas os equipamentos odontológicos de trabalho. A tecnologia, hoje, já é capaz de oferecer novas formas de realizar tratamentos mais eficientes e com resultados mais rápidos e garantidos. E não é só isso! Também já existem no mercado softwares de gestão de negócios para ajudar os dentistas a comandarem o seu consultório de forma cada vez mais profissional.
Portanto, não fique estagnado no mercado. Procure acompanhar, sempre que possível, as novidades que surgem e estar sempre à frente da concorrência. Isso ajuda no crescimento da carreira e até no fortalecimento da imagem do seu consultório lá fora.
5. Saber colocar seus planos em ação
Já falamos da importância do planejamento estratégico e de como essa característica é fundamental para a gestão de sua clínica. Contudo, de nada adianta somente planejar. Os dentistas de sucesso colocam seus planos em prática e analisam os resultados positivos e negativos de suas ações.
Então, estabeleça metas claras a serem alcançadas em datas predeterminadas e saiba selecionar seus objetivos, classificando-os quanto ao grau de complexidade. A partir disso, determine prazos de curto, médio e longo prazos, encarando seus propósitos com comprometimento.
Sabe aquele equipamento que necessita ser trocado por outro mais atual, ou aquele congresso nacional que você sempre quis ir, mas nunca planejou a viagem antecipadamente? Comece a estabelecer datas para realizar suas ações e defina quais atitudes você tomará para concretizar seus propósitos.
6. Desenvolver o lado empreendedor
Empreender significa pensar de maneira inovadora. É por meio da inovação que você consegue identificar as boas oportunidades de mercado e os nichos ainda pouco trabalhados para se diferenciar dos concorrentes.
Portanto, quem já tem ou almeja ter o próprio consultório, naturalmente apresenta traços de um perfil empreendedor. Inovar, no entanto, não se baseia apenas em investir na compra de equipamentos novos ou atualizar seus conhecimentos em cursos e congressos.
Inovar vai muito além disso. Significa compreender os problemas de seus pacientes e, a partir disso, fornecer o melhor atendimento de acordo com suas expectativas, aperfeiçoando as soluções e os resultados obtidos.
Assim sendo, procure treinar essa habilidade para colocá-la em prática quanto antes.
7. Conhecer os pontos fortes e os pontos fracos do consultório
Conhecer o perfil do próprio negócio e como ele funciona é um passo importante para um empreendedor. Afinal, só assim ele conseguirá entender quais são os pontos fortes e fracos do empreendimento. Por que isso é importante? Bom, é isso que faz uma empresa crescer!
Quando se reconhecem os pontos fracos, por exemplo, é possível trabalhar de forma mais focada para melhorá-los. Além disso, essas fraquezas costumam ser a principal alavanca da concorrência. Portanto, amenizá-las ajuda a resolver alguma eventual imagem ruim que o consultório esteja passando.
Por outro lado, os pontos fortes são aquilo que diferenciam o seu negócio de todos os demais. Mas não basta só saber disso. É preciso trabalhar para fortalecê-los ainda mais, como forma de reforçar a imagem da sua empresa no mercado.
8. Oferecer atendimento humanizado
Atualmente, as pessoas procuram por atendimentos médicos e odontológicos que não tratem apenas as suas condições clínicas, pois isso qualquer um faz. Elas buscam, então, o tratamento diferencial, ou seja, profissionais que as olhem no olho e realmente se preocupem em oferecer qualidade no serviço prestado.
Ademais, os indivíduos querem entender o tratamento e a conduta adotada. Além disso, não hesitam em procurar segundas ou terceiras opiniões quando insatisfeitos.
Dentro desse contexto, é muito importante que você construa uma relação de confiança com seus pacientes. Prestar um atendimento humanizado não tem segredo nenhum, pelo contrário, ele é formado por atitudes muito simples. Veja:
- conversar abertamente;
- ter paciência para explicar situações mais complexas;
- colocar-se no lugar de quem estiver passando por situações de dor ou incômodo.
Como podemos ver, empatia é um termo obrigatório para qualquer profissão, mas, na área da saúde, tem um caráter ainda mais especial. Saber ouvir quem está do outro lado transmite mais conforto e segurança, contribuindo inclusive para o sucesso do tratamento e os resultados almejados.
9. Fidelizar os pacientes
A fidelização de pacientes está muito ligada ao atendimento humanizado, mas vai um pouco mais adiante. Por isso, além de tratar bem as pessoas que procuram os seus serviços, não se esqueça delas quando não estiverem no seu consultório. Afinal, você quer que todo mundo volte quando um novo problema aparecer, não é mesmo?
Então, invista em estratégias que as façam retornar. Uma boa alternativa é ser um amigo do seu paciente: envie cartões de aniversário, parabenize as conquistas mais importantes e disponibilize conteúdos e materiais gratuitos para leitura. Só tenha cuidado para não exagerar.
10. Buscar sempre a capacitação e a atualização
Às vezes, quando acumulam muitos anos de carreira, alguns profissionais julgam já conhecer tudo o que precisam para realizar as técnicas necessárias. No entanto, não é assim que funciona.
O mundo e as profissões estão evoluindo rápido demais. Portanto, toda hora aparecem novas técnicas e maneiras para desenvolver um procedimento tradicional na odontologia. Mesmo que não tirem a importância das metodologias anteriores, algumas novas ferramentas podem ter impactos relevantes no resultado final e até no tempo gasto pelo dentista para realizar alguma aplicação. Não raro, essas novas técnicas podem, inclusive, influenciar a formação do preço final cobrado do paciente.
Então, nunca tire os olhos da evolução do mercado. E, sempre que possível, participe de congressos, palestras ou especializações que ajudem você a atualizar os seus conhecimentos já adquiridos.
11. Ter foco
Para ampliar o número de pacientes e alcançar boas recomendações, atirar para todos os lados não é a melhor opção. A alternativa mais indicada caminha justamente para o lado contrário: escolher uma especialidade e focar nela.
Ter autoridade em uma área específica vai atrair naturalmente os pacientes até você. E, de quebra, formar uma imagem positiva do seu nome e do seu consultório no mercado. Portanto, pense bem em qual área pretende seguir e adquira o maior conhecimento possível sobre ela. Analise as áreas das quais você gosta ou, então, veja o que está em crescimento. O segredo é não ser generalista. Os dentistas de sucesso, hoje, seguem carreiras cada vez mais específicas.
12. Ser comprometido com o que faz
Um profissional dedicado e comprometido com o seu trabalho sempre passa mais segurança para o paciente. É muito bonito ver em ação aquelas pessoas que amam o que fazem. Elas são mais cuidadosas e tratam sua profissão e até as tarefas de rotina com zelo e paixão. Cuidam bem do consultório, são pontuais e organizadas e mantêm o local de trabalho sempre limpo e bem-arrumado.
Tudo parece fluir com naturalidade — e realmente é o que acontece. Isso chama muito a atenção, não só dos pacientes, como também de outros profissionais. E esse é sempre um ponto muito positivo para os dentistas de sucesso.
13. Buscar motivação extra
Embora muita gente não acredite, cuidar bem da vida pessoal gera reflexos também no âmbito profissional. Os dentistas de sucesso ficam mais dispostos e animados para trabalhar e atender seus pacientes e colegas. Isso é muito importante, afinal, ele passa o dia inteiro no consultório e, às vezes, até algumas horas do fim de semana.
Além disso, a rotina geralmente é puxada e nem sempre é fácil aguentá-la. Então, quando não estiver no consultório, procure seguir uma vida saudável e fazer atividades agradáveis para sentir-se motivado também durante o trabalho.
Coisas simples ajudam nesse aspecto. Praticar esportes, ter uma vida cultural ativa e fazer programas leves com a família são ótimas alternativas.
14. Manter a persistência
Às vezes, devido à falta de experiência, pode ser difícil desenvolver práticas de administração no começo da carreira. Mas encarar o seu consultório de forma organizacional e deixar de lado o improviso dos processos faz toda a diferença.
Para tanto, mantenha o foco mesmo durante os momentos em que, aparentemente, tudo parece não dar certo. Persista em meio à rotina atribulada e procure não se abalar com os percalços do caminho.
Construir uma carreira bem-sucedida na odontologia não é fácil. E os dentistas de sucesso têm de saber lidar com altos e baixos que são naturais na trajetória profissional, acreditando sempre no próprio potencial de maneira consistente.
Portanto, além de se aperfeiçoar intelectualmente, aprendendo práticas de gestão e planejamento financeiro, não se esqueça de cultivar a perseverança e a determinação. Aprenda com seus erros, tenha força de vontade e estude muito.
As dicas apresentadas lhe foram úteis? Então, agora conheça mais sobre o uso da agenda online na rotina e dê os primeiros passos para se tornar um dentista de sucesso!
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