Escolha uma Página

Se inscreva na nossa NEWSLETTER

Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?

Por que é importante investir na integração de dados em clínicas? Veja!

jul 19, 2019 | Atendimento

Um bom gerenciamento de clínicas médicas precisa unir a eficiência nos processos internos a um atendimento de qualidade aos pacientes. Nesse sentido, a integração de dados é um recurso fundamental, pois organiza todas essas atividades e ainda se reflete na imagem que o público têm da empresa.
Contar com uma ferramenta que centraliza as principais informações sobre os pacientes gera impactos positivos para a equipe de colaboradores, além de garantir a satisfação desse público. Quer entender isso melhor? Então, continue lendo e confira as principais vantagens da integração de dados em clínicas!

Redução de falhas na comunicação

Com a integração dos dados da clínica, a comunicação entre os colaboradores se torna bem mais rápida, o que diminui as falhas e ruídos durante os processos. Se, por outro lado, os gestores não se preocupam com essa integração, alguns problemas podem acontecer.
Um exemplo claro é a falha nos agendamentos — ou seja, quando o colaborador marca um mesmo horário para dois pacientes distintos. Nesses casos, além da desorganização causada, ocorre uma grande frustração e insatisfação do público, o que ainda prejudica a reputação da sua clínica.

Acesso fácil às informações

Outro benefício de ter dados integrados em um único lugar é o acesso fácil às informações de que você precisa, seja para realizar um atendimento, seja para conferir um prontuário, seja para consultar a situação financeira de determinado paciente. De modo geral, fica mais fácil organizar os atendimentos e agilizá-los.
Isso também otimiza o tempo de espera dos pacientes na recepção — afinal, quando os colaboradores conseguem oferecer um suporte rápido e eficiente ao público, a satisfação dele será maior. Em outras palavras, conseguir acessar rapidamente o que é necessário para as atividades realizadas no dia a dia é um ponto muito positivo para a produtividade da clínica, assim como para os seus pacientes.

Maior controle

A integração de dados em clínicas permite que os profissionais tenham um controle maior sobre todas as informações armazenadas, bem como dos demais processos administrativos.
Como tudo de que você precisa para fazer um atendimento fica reunido em um único software, é possível gerenciar as pendências, agendamentos, prontuários e outros itens importantes com mais precisão. Assim, pode-se ter uma visualização clara do desempenho de todos os setores e até identificar quais são os aspectos que precisam ser ajustados.
Além disso, o gestor não precisa ter muito tempo disponível para analisar papéis, planilhas e outros materiais na hora de acompanhar de perto o trabalho desenvolvido na clínica. Todos os resultados e informações serão armazenados em um sistema de fácil acesso, e contará com recursos essenciais para ajudar um gerenciamento eficiente.

Diminuição de custos

A redução de custos é sempre uma meta importante em qualquer empresa, pois abre espaço para novos investimentos. Pois a integração de dados também é útil nesse sentido, já que aumenta a produtividade dos colaboradores graças à centralização das informações, de que já falamos.
Como resultado, os atendimentos e processos realizados são bem mais eficientes, garantindo a satisfação do público e colaborando para a sua fidelização. Basicamente, quanto mais rápido for o suporte prestado aos pacientes, melhor será o desempenho da clínica.
Além disso, o uso de softwares e sistemas integrados otimiza o controle financeiro, organizando de forma mais clara os pagamentos, relatórios financeiros e assim por diante. A partir disso, você terá melhores resultados relacionados aos custos da clínica, como um todo.

Apoio na tomada de decisões

Como vimos, a integração de dados em clínicas oferece um panorama sobre diversos setores e áreas da empresa. E, com isso, fornece também um apoio para a tomada de decisões.
O uso de relatórios precisos ajuda a visualizar aspectos como cancelamentos de consultas, número diário de atendimentos e vários outros fatores fundamentais para o crescimento do estabelecimento. Assim, quando você conta com um sistema integrado, fica bem mais simples estruturar ideias e soluções para a sua clínica.

Aumento da qualidade dos dados

É sabido que, hoje em dia, produzimos uma grande quantidade de dados — o que acontece, em grande parte, por causa da internet e dos diferentes meios de comunicação utilizados em nossa rotina.
Justamente por isso, é cada vez mais importante garantir a qualidade das informações armazenadas na clínica, já que prontuários, históricos de pagamento, dados cadastrais e outros documentos fazem parte dessa rotina médica.
Nesse cenário, a integração de dados se torna crucial para o estabelecimento. Em um só software, informações como telefone, e-mail e histórico médico, por exemplo, podem ser encontrados com bastante agilidade, o que aumenta a precisão dos processos e a aplicabilidade desses dados. Assim, você terá pacientes mais satisfeitos e, consequente, um maior número de fidelizações.

Cruzamento de informações

Como o acesso às informações é facilitado com a integração de dados e o uso de ferramentas tecnológicas, é possível, por exemplo, compreender todo o quadro clínico do paciente em menos tempo e de maneira bastante prática.
O médico que acompanha o caso de um paciente precisa estar por dentro de medicamentos, contraindicações e alternativas já aplicadas. Logo, ter acesso a esse histórico contribui para uma ampla compreensão do assunto, o que ajuda a garantir um atendimento completo e eficiente. 
Em outras palavras, podemos dizer que esse cruzamento rápido e fácil de todos os aspectos do estabelecimento, desde o histórico do paciente até os seus pagamentos, ajuda a resolução de vários problemas e demandas do público.
Enfim, como vimos, a integração de dados em clínica tem um papel fundamental na organização do estabelecimento e no suporte fornecido aos pacientes. Afinal, com todas as informações centralizadas, os setores têm uma comunicação mais harmoniosa entre si, impactando diretamente na produtividade dos colaboradores.
Esse recurso ainda diminui os custos, ajuda a tomada de decisões e permite o acesso rápido ao que você precisa. Ou seja, ao investir nessa funcionalidade, são diversos os benefícios gerados para a sua clínica!
Então, gostou do nosso conteúdo? Agora, aproveite para entrar em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a implementar ferramentas que contribuem para essa integração de dados, colaborando para o crescimento da sua clínica!

Sidebar Blog estendido

Conheça nossos produtos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.

INSCREVA-SE
Contatos
0800 777 2911

(19) 9 8450-0441

Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h

Quem Somos
Somos uma empresa consolidada, que está há mais de 10 anos no mercado dando à você a melhor experiência em Gestão Clínica, com softwares simples, ágeis e poderosos.
Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala.
Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos!
Estamos te esperando!